Oiee! Se você chegou a este post é porque você, muito provavelmente, está querendo mudar de vida. Você deve ter percebido que a palavra “sucesso” está aparecendo com muita frequência ultimamente em todos os tipos de mídia possíveis. Hoje, mais do que nunca, sabemos quem são e quais são os hábitos de pessoas de sucesso”.

Contudo, parece que, por mais que você leia artigos ou ouça podcasts, nada parece mudar na sua vida… O discurso parece que vai começando a se repetir e logo surgem as dúvidas se aquilo realmente dá certo. Em pouco tempo, bate uma descrença profunda de ouvir falar em “metas”, “resultados”, “gerar valor” e mais um monte de jargões que se tornaram um profundo clichê do mundo moderno. “Empreendedor” virou status. Talvez você não aguente mais o discurso batido que você tanto ouve por aí.

Se é assim que você se sente, então eu tenho uma péssima notícia para te contar… Seu sucesso ou fracasso é da sua responsabilidade. Não basta apenas ouvir o que o Érico Rocha, a Cris Franklin, o Gabriel Goffi,  o Flávio Augusto e o Jovem Nerd têm a dizer. Acompanhar a vida de pessoas que conquistaram seus milhões de reais não vai te trazer sucesso. Informação não é conhecimento. E conhecimento não é sabedoria.

Onde o tomate foi plantado é uma informação. Saber que tomate é um fruto é conhecimento. Não misturar tomate na salada de frutas é sabedoria.

O que eu quero dizer com isso? Que tudo o que você tem consumido até agora não passa de informação. Talvez, inclusive, você até tenha conhecimento. Você já conhece técnicas e mais técnicas de produtividade. Pomodoro, Scrum, GTD, SWOT, PDCA, Time Model Canvas. Esses nomes podem nem ser uma novidade. Por um tempo, cada um deles até que trouxe resultado. Mas depois parou de resolver e você acabou retornando à estaca zero. E isso te desanimou.

E eu sei por que isso aconteceu. Porque é essencial que você desenvolva os hábitos sobre os quais tanto ouve falar. Pense comigo nesta pergunta: por quanto tempo eu consegui aplicar essas técnicas diariamente? Foi por uma semana? Foram duas? Depois fui me cansando e, um belo dia, resolvi descansar. “Eu mereço.” Foi isso o que se passou pela minha mente?

Proponho um desafio: cumprir todos os itens da lista abaixo, todos os dias, por 30 dias. Anote seus resultados ao final de cada dia, para que você possa acompanhar se está mesmo melhorando ou não.

E, após esses 30 dias, você tem que começar a se desafiar: “quero cumprir mais 60 dias da mesma estratégia!” O pensamento “eu mereço” está proibido de agora em diante! Isso não significa, é claro, que você não pode fazer coisas que você gosta (como assistir a um filme, por exemplo). Isso significa apenas que você só poderá se presentear com uma coisa que você goste a cada dia depois que tiver cumprido com todos os 10 itens abaixo.

Antes de continuar, eu só preciso saber de você uma coisa:

Você está pronto para viver os 10 hábitos de pessoas de sucesso?

infográfico 10 hábitos de pessoas de sucesso instituto deandhela

1. Acorde cedo

Minha avó já dizia “Deus ajuda quem cedo madruga”. E ela estava certa. Ao acordar cedo, nos predispomos a realizar mais durante o dia. Você não somente possui mais horas disponíveis para cumprir suas atividades, como também fica mais animado para trabalhar. Mas isso só é uma realidade quando isto fizer parte dos seus hábitos e seu corpo se adaptar a isso.

Ir dormir à 1h da madrugada para levantar às 5h não vai ter o mesmo efeito.

Para que você realmente se sinta disposto ao longo do seu dia, é preciso dormir bem. O que não necessariamente significa dormir muito. Estude o seu sono e logo descobrirá técnicas para descansar mais. Spoiler Alert: o segredo está na intensidade de atividade cerebral durante as horas anteriores ao sono.

Uma dica interessante é não realizar atividades muito excitantes antes de se deitar para dormir. Exercícios físicos intensos, ouvir músicas agitadas, trabalhar em um projeto que exige profundo foco e/ou criatividade, ter conversas altamente estimulantes não são boas ideias. Prefira yoga, meditação, ouvir músicas relaxantes e tirar alguns instantes para si mesmo cerca de 1 hora antes de se deitar.

Dessa forma, seu sono será melhor aproveitado e acordar cedo não será um peso tão grande.

2. Tome café

hábitos de pessoas de sucesso - 2 - tome café

Alerta aos que têm problemas gástricos: não leve esse título ao pé da letra!

Comer um café da manhã reforçado é uma excelente forma de fornecer energia para o seu cérebro e para o seu corpo, especialmente nos primeiros horários do dia. Muitas pessoas protestam dizendo “não sentirem fome de manhã”.

Se você tem filhos, você já os fez comer quando eles disseram não ter fome. Então faça um favor a si mesmo: se obrigue a comer pela manhã. Nem que seja um iogurte, ou uma xícara de granola, ou um pedaço de fruta. Podem até mesmo ser algumas bolachas de água e sal. O importante é ir se acostumando aos poucos até o momento em que você realmente sinta fome pela manhã.

E esta fome, com o tempo, passa a ser não somente de alimentos, mas também de resultados. Se alimente bem… Sempre! E, como consequência, terá bastante energia para agir quando for preciso e alcançar o sucesso que você tanto sonha.

3. Mentalize os resultados

Tenha sempre claro para si quais são os seus objetivos e os seus motivos para agir. Mentalizar todos os dias os resultados que você almeja alcançar será muito mais do que um estímulo para trabalhar: será o seu combustível para viver. Independente se as suas razões envolvam satisfação pessoal, dinheiro, filhos, família, reconhecimento, fama, qualquer outro estilo de vida ou seja lá qual for o seu padrão de sucesso.

Muitos autores modernos falam da importância de mentalizar os seus resultados e os seus objetivos, mas poucos deles se lembram de inserir um fator determinante para o sucesso: agir em prol desses resultados.

Quando se tem algo em mente, todas as suas ações devem ser voltadas para a realização daquilo que deseja. Somente imaginar e pensar naquilo não é o suficiente.

Pensamento gera sentimento, e sentimento gera comportamento.

Lembre-se a todos os instantes daquilo que você mais deseja e comece a trabalhar para conquistar aquele objetivo. Você é capaz!

4. Faça meditação e oração

hábitos de pessoas de sucesso - 4 - faça meditação e oração

Independente da sua religião ou crença, meditação e oração ajudam no autocontrole, diminuem a agressividade e permitem melhor aceitar os erros dos outros. Quando em grupo, ajuda a desenvolver confiança pelos companheiros de prece e diminui os níveis de estresse. O ponto principal é que você será capaz de encontrar a paz dentro de si, e isso é alcançado por algo que comumente chamamos de oração.

Somado a isso, refletir ao fim do dia sobre as próprias ações e concentrar-se naquilo que pode melhorar através delas gera um grande impacto no resultado final.

Dificuldades são naturais em nossas vidas, por isso não adianta colocar o foco nos problemas. Isso só nos desgasta mais rapidamente. Essas reflexões são importantíssimas para que percebamos as soluções para os problemas sem gerar preocupações com fatores sobre os quais não temos controle algum. Agir e refletir, portanto, são hábitos que permitem encaixar desafios na vida, sem que eles gerem estresse desnecessário.

5. Faça 3 elogios por dia

Esta ação tão simples pode mudar completamente o dia de alguém. Quem recebe os elogios se sente valorizado e tende a trabalhar melhor. Além disso, muitas vezes a gratidão ao elogio motiva o outro a nos elogiar de volta.

Elogiar é um exercício muitas vezes desafiador. Isso porque nos força a prestar atenção em detalhes aos quais não estamos acostumados. Contudo, assim como tudo na vida, quanto mais se exercita, mais fácil se torna.

Coisas boas que você pode prestar atenção para elogiar nas pessoas:

  • O sorriso
  • Os olhos
  • Um acessório diferente (um relógio, uma bolsa, um sapato, etc)
  • Uma ação que trouxe um bom resultado
  • A postura
  • Uma habilidade (escrever, desenhar, criatividade, oratória, etc)
  • Uma mudança no visual (um corte de cabelo, aparar a barba, um penteado)

E saiba se portar ao fazer o elogio. É algo que, dependendo da maneira como ele é realizado, pode haver várias interpretações. A regra de ouro aqui é considerar, primeiramente, se aquilo poderia agregar à relação. Cuidado para não ser visto como uma cantada, nem como alguma coisa evasiva ou até mesmo ofensiva. Por isso, a empatia é muito importante: seja sensível ao contexto de vida do outro ao elogiar. O objetivo aqui é tornar o dia mais leve, não causar um distúrbio nas suas relações sociais.

6. Faça coisas diferentes

O cérebro humano tem uma capacidade incrível de associar informações. E também de se entediar. Quando nós nos dedicamos a um único tipo de atividade ou nos expomos a um tipo restrito de informação, nós reduzimos essa capacidade de conectar conhecimentos. Como consequência, tornamo-nos “bitolados”. Isso afeta diretamente a nossa produtividade e a criatividade.

Pessoas de sucesso são, em geral, descritas como criativas, inovadoras e com visão de futuro. Elas não se restringem a uma única fonte de informação e estão sempre buscando maneiras diferentes de realizar uma mesma atividade. Com isso, elas esperam cada vez mais melhorar seus resultados.

E eis aqui a verdade sobre a inovação:

Inovar é explorar caminhos incomuns para encontrar soluções alternativas para problemas recorrentes.

Com isso em mente, agora sabemos o que devemos fazer para aumentar nossa habilidade de inovar. Basta fazer diferente! Alguns exemplos de como você pode fazer isso:

  • Se você lê apenas jornais, predisponha-se a ler um livro narrativo.
  • Se você não tem o hábito de ouvir música instrumental, procure conhecer artistas que fazem covers instrumentais das músicas que você gosta.
  • Se você é um nadador e não gosta de treinar com materiais, experimente usar palmares e pés de pato de vez em quando.
  • Explore um novo caminho para casa (você pode acabar descobrindo rotas que não sejam congestionadas!)
  • Tente aprender um novo idioma

E, lembre-se: divirta-se com os processos.

7. Priorize atividades complexas

hábitos de pessoas de sucesso - 7 - priorize atividades complexas

Nós somos criaturas altamente complexas e maravilhosas. Observe um ginasta olímpico ou um artista circense para descobrir o que nosso corpo e mente são capazes de realizar quando bem treinados e disciplinados. Tome como exemplo as telecomunicações e verá que o “impossível” pode ser realizado: hoje, uma pessoa na China pode conversar em tempo real com alguém que está em Londres. As pessoas viajam milhares de quilômetros em apenas algumas horas! E tudo isso só é possível graças às realizações de seres humanos comuns, dotados das mesmas capacidades que você e eu.

Mas existe um segredo para potencializar a nossa capacidade de realização.

Ter o hábito de realizar primeiro aquilo que exige mais atenção e concentração é a melhor maneira de garantir resultados mais assertivos.

Vamos pensar sobre a seguinte situação: se nós temos um montante de R$50 mil, temos liberdade de decidir o que fazer com eles. Essa quantia é tão grande que as possibilidades são infinitas. Podemos investir esse dinheiro em ações de empresas. Podemos comprar um carro. Podemos comprar artigos de academia. Livros, alimentos, roupas, calçados. Dar entrada em um apartamento! Você consegue perceber o quão maravilhoso isso é?

Agora vamos considerar não dinheiro, mas a energia que temos durante o dia para realizar tarefas. Temos 50 mil de energia e o poder de decidir como iremos utilizá-la. E, em ambos casos, se eu desperdiçar uma boa parte desse recurso, logo não sobrará nada para o resto.

Cabe a você decidir o que é mais importante e quais são suas prioridades. E é sua responsabilidade investir seus melhores recursos nisso. Dedicar-se primeiramente ao que exige mais energia resultará num trabalho melhor feito e você terá a sensação de não estar desperdiçando a sua vida.

8. Contemple o belo

Quando foi a última vez que você se predispôs a ver o sol se pondo? Ou se divertiu com a risada de um bebê? Ou então apreciou o cheiro de um pão de queijo recém saído do forno? Quando foi a última vez que você enlaçou alguém que você gosta muito num daqueles abraços tão cheios de carinho que você chegou a sentir o coração do outro batendo junto ao seu?

Na pressa do dia a dia é comum que esqueçamos de prestar atenção a essas pequenas fontes de felicidade. Muitas vezes, acabamos por nos prender a coisas que são irrelevantes, quando analisadas sob uma outra perspectiva.

Saber apreciar as pequenas coisas da vida é um dos hábitos-chave para nos tornar pessoas mais felizes. Quem tem o hábito de contemplar o belo não é apenas mais tranquilo e menos suscetível ao estresse, como também é mais criativo. Essas pessoas têm mais predisposição ao sucesso simplesmente porque elas não desperdiçam a própria vida correndo em busca de algo que não faça sentido para elas, mas entendem a beleza das pequenas conquistas e as vão recolhendo ao longo da jornada.

Aprenda a enxergar a beleza nas pequenas porções de bem que a vida nos presenteia e encontre a felicidade dentro de si.

9. Faça atividade física

silhueta aquarela homem correndo

Chegou o momento mais clichê deste post. Você tem total liberdade para continuar rolando a tela e não ler este item. Afinal de contas, todos sabemos a importância de praticar atividades físicas. Elas ajudam a prevenir doenças, contribuem para o bom funcionamento do sistema circulatório e estimulam a produção de vários hormônios que são excelentes para nos sentirmos felizes e bem dispostos.

Porém, como já havia dito no início deste artigo, este texto tem como objetivo te chamar a atenção para o que você não tem realizado! Não adianta ter informação ou conhecer os benefícios da atividade física e, mesmo assim, continuar sedentário.

Falta de tempo não é uma desculpa aceitável. Frio não é uma desculpa razoável. Chuva não é uma desculpa que se preze. Pessoas bem sucedidas não dão desculpas para não executarem seus planos. Elas encontram soluções para as falhas. Independente de qual seja o projeto no qual elas estão envolvidas.

Portanto, este item da nossa lista dos hábitos que levam ao sucesso é somente um lembrete para que você pare de tentar se enganar e comece a agir. Sair do sedentarismo é uma escolha que pode te render resultados extraordinários. E só depende de você a decisão de desenvolver esse hábito tão saudável.

10. Agradeça o dia!

Pessoas de sucesso são gratas pela vida e por cada dia que vivem. Elas têm consciência de que cada segundo é precioso e, por isso, não desperdiçam tempo reclamando de coisas sobre as quais não têm controle. Um dos melhores hábitos que podemos desenvolver é o da gratidão. Ela é um elemento capaz de motivar as pessoas a serem melhores, e por isso deve ser cultivada sempre.

Um exercício que costumo aconselhar meus coachees a fazerem, e sempre menciono em minhas palestras, é pensar todos os dias, antes de dormir, em 3 motivos de gratidão pelos quais o dia valeu a pena.

Não é fácil pensar nisso quando tudo parece estar dando errado… Mas também não é impossível!

Conheci recentemente a história de uma jovem de apenas 15 anos que lutava contra o câncer há 3 anos. Mesmo com todas as adversidades, a mocinha era capaz de sorrir e fazer todos os que estavam à sua volta se contagiarem com a sua alegria. Ela sempre compartilhava com os demais seus motivos para estar grata: ter sobrevivido mais um dia, ainda ter uma das pernas (a outra havia sido amputada em função do tumor), seus amigos e familiares estavam saudáveis, ela podia finalmente voltar a escola… Era uma gratidão que parecia não ter limites.

Se alguém tão jovem passando por uma situação tão difícil consegue enxergar motivos para ser grato, você também é capaz.

Tenha um dia inspirador!

Quer saber mais sobre como ter uma rotina de sucesso? [Clique Aqui] e baixe o nosso ebook gratuito de Gestão do Tempo!

CTA - E-Book Gestão de tempo