Fala a verdade vai, você já fez aquela fezinha de fim de ano para ter mais sorte, dinheiro, saúde ou simplesmente para atrair boas energias, não é mesmo? Mas hoje eu quero te ajudar com simpatias de como acabar com a preguiça. Quero que você realize mais rápido os seus desejos.

Não precisa deixar incenso queimar (apesar que o incenso de lavanda é o meu favorito), colocar nada ao redor do seu corpo ou na janela do seu quarto. Não vou pedir que escreva o nome completo da pessoa amada em lugar nenhum ou o nome da pessoa que você quer distância, nada disso. Pode ficar tranquilo e ter uma boa noite de sono.

Chega a ser engraçado como a véspera da virada também desperta várias superstições que vem sendo repetidas de geração em geração.

Como acabar com a preguiça - simpatia

Tem gente que cria o hábito de jogar na mega da virada na esperança de, finalmente, dar aquela guinada na vida.

Também tem gente que, para atrair riqueza, guarda na carteira algumas sementes de linhaça.

E se você não se identificou com nenhuma das outras “simpatias” de fim de ano, com certeza já se vestiu de branco para atrair um novo ano repleto de paz (nessa eu sei que te peguei).

Quando o Ano Novo se aproxima, pessoas de toda parte do mundo renovam suas energias, se enchem de esperança e comemoram com bastante entusiasmo.

Por isso, todo este entusiasmo é uma ótima oportunidade para renovar não só o espírito, mas também a mente. 

E para aumentar o ânimo e disposição para seguir com as suas promessas, vou te mostrar agora como deixar de ser preguiçoso com  7 “simpatias” infalíveis!

Como acabar com a preguiça com  7 “simpatias” infalíveis

1 – “Simpatia” para ter clareza 

Você sabia que não existem pessoas preguiçosas?

Uma vez eu estava com um líder de uma empresa e perguntei: “Você é o presidente dessa empresa?””

E ele respondeu: “Eu estou presidente da empresa.”

Ou seja, ele tinha total clareza de que aquele estado não se tratava de algo permanente.

Então, vamos quebrar essa corrente negativa de que você é uma pessoa preguiçosa, você apenas está preguiçosa.

Na verdade, todos nós ficamos preguiçosos em alguns momentos. O ponto é saber identificar as motivações para estar menos produtivo para fazer as coisas naquele momento.

Motivação vem do termo motivar que, por sua vez, significa ato ou efeito de mudar de lugar + ação.

Motivação é algo muito íntimo e só diz respeito a você. É o que te move em direção da sua melhor versão como ser humano.

Como acabar com a preguiça - Motivação

Ou seja, só você pode encontrar os verdadeiros motivos para mudar de lugar (seja para deixar de ser pobre para ser rico ou mudar de casa para apartamento) 

Às vezes você simplesmente não vê motivos positivos para investir seu tempo e energia em determinada atividade e isso pode fazer com que você fique mais preguiçoso (e tudo bem!).

Por exemplo, eu tenho preguiça de ir para a balada.

As pessoas me chamam e, às vezes, até tento ir, mas não curto muito.

Ou seja, simplesmente não vejo motivos para ir.

Mas quando se trata de fazer com que mais pessoas alcancem todo seu potencial ao investir na gestão de si mesmas, minha paixão se torna maior que a preguiça.

Por exemplo, eu não fiquei com preguiça de escrever esse artigo. Assim como não tenho preguiça de gravar vídeos ou fazer lives! 

Então, talvez esteja faltando um motivo para você agir.

“Mas Tathi, eu não sei o que me motiva no dia a dia, como vou descobrir isso?”

Sabe qual é uma das melhores formas de descobrir se você gosta (ou não) de verduras?

Comendo uma variedade de verduras.

O que quero dizer com isso é que, não se apegue em encontrar o seu grande por quê. Experimente tudo que você acha que não gosta. Busque novos temperos e combinações.

Ter clareza no final do que você não gosta já exclui inúmeras possibilidades do seu radar e, com menos opções, você tem a oportunidade de escolher atividades que realmente te motivam.

2- “Simpatia” para atrair o sucesso 

Agora que a gente já sabe que não somos preguiçosos, mas às vezes ficamos preguiçosos a depender das situações, vamos olhar uma situação que acontece com muita frequência.

A preguiça geralmente nos ataca principalmente quando tentamos alcançar um objetivo e não conseguimos. Ou quando achamos que não iremos conseguir! Exemplo: quando fazemos exercícios físicos num dia e no outro já pensamos em desistir da academia por causa da dor.

Quando isso acontece, enviamos um comando para o nosso cérebro de alerta. Isso serve para reforçar que fracassamos ou podemos fracassar naquela tarefa ou que aquilo é muito difícil e é aí que mora o perigo.

Como diz aquela famosa frase de Henry Ford:

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”.

Para encontrar o sucesso na sua vida, em todos os anos a partir daqui você precisa entender um pequeno detalhe.

O medo é seu maior inimigo! E se você olhar para o que você vai perder, você pode atrair isso pra si. Mas saiba que você vai perder muito mais de não arriscar! 

Como acabar com a preguiça - Sucesso

Em resumo: você vai perder! Só escolha se quer perder muitas oportunidades da vida ou se prefere perder poucas coisas ao arriscar? 

Você ainda não vivencia a vida que está buscando? Talvez você não vivenciou experiências suficientes para ter acesso às estratégias certas para você alcançar o seu sucesso.

Mas onde encontro a estratégia certa?

Você pode simplesmente parar de complicar o processo e recorrer a mentores, cursos ou livros de pessoas que já chegaram onde você quer chegar.

Uma grande verdade é que o sucesso deixa pistas e, se você souber onde encontrar estas pistas, você pode chegar tão rápido quanto suas principais referências de sucesso.

O grande problema é que somos muito imediatistas e queremos acertar de primeira, queremos ter resultados rápidos, mas as coisas não funcionam assim.

Mais uma vez, você precisa ter clareza e, para ter clareza você precisa se entregar ao seu processo de autoconhecimento.

É mais fácil entender o que a gente quer quando a gente sabe o que não gosta.

Entender o profundo significado disso é a chave para ter mais clareza e, consequentemente, sucesso em várias áreas da sua vida.

3- “Simpatia” para ser 1% mais inteligente a cada dia 

Essa técnica é tão simples, mas tão poderosa, que eu te desafio a fazer ela assim que terminar de ler este conteúdo.

Você só precisa de 1 minuto do seu dia para, além de contribuir com seu conhecimento, treinar o músculo da melhoria contínua.

Existe uma técnica Japonesa famosa por desafiar pessoas de todo o mundo a ser 1% melhores a cada dia com apenas 1 minuto de dedicação.

Vamos imaginar que você se propôs a ler mais páginas daquele livro que você comprou há alguns meses e simplesmente deixou na sua estante.

Mas assim que você começa a ler bate aquela preguiça e você acaba, mais uma vez, deixando aquela leitura para depois e só pega no livro na semana seguinte.

Como acabar com a preguiça - ler

O segredo é você pensar da seguinte maneira:

“Eu não vou ler o livro inteiro de uma vez e muito menos ler um capítulo, eu vou ler apenas um minuto por dia”.

Esta técnica é conhecida como Kaizen, e a “simpatia” aqui é escolher um novo hábito e começar a fazer por apenas um minuto por dia.

No momento em que você coloca isso na sua mente, a tarefa de ler o livro se torna tão mais fácil que você fica bem mais animado para ler.

 Mas atenção, sua tarefa é ler exatamente por um minuto, nada a mais nem a menos que isso.

Defina um horário e todos os dias faça o que se propôs a fazer por um minuto, pode ser ler um livro, estudar outra língua ou fazer atividade física.

E quando a preguiça começar a se manifestar tenha em mente que é só 1 minuto, você não vai sentir preguiça de fazer isso, né?

Depois de conseguir cumprir esta simples tarefa que você se propôs a fazer, você vai sentir aquela recompensa de perceber que você conseguiu superar a preguiça!

E aí, chegamos a nossa 4 “simpatia” para trazer sua produtividade de volta:

4- Ao invés de pular as sete ondinhas, comemore todas as suas pequenas vitórias

Comemore mesmo, vibre e reconheça que você está progredindo a pouco a pouco a cada dia.

Uma das melhores sensações que você pode ter é carregar sempre aquele sentimento de realização ao definir que vai fazer alguma atividade e realmente conseguir fazer.

Isso é importante por que um dos principais motivos que levam alguém a ter preguiça é a forma como ela percebe suas atividades.

Como acabar com a preguiça - comemoração

Quando focamos no processo, qualquer atividade parece tão tediosa que a gente nem começa a fazer.

Mas quando a gente foca nas pequenas vitórias, além de treinar aquele músculo da continuidade que falei antes, você injeta “micro doses” de motivação e energia.

Pare de focar no quanto falta para você alcançar seus objetivos e comece a comemorar pelo quando você já caminhou até aqui! 

Assim, ao invés de procurar motivação na recompensa final, você se sente ótimo durante todo o processo.

5- “Simpatia” para ser um realizador 

Como acabar com a preguiça - ler

Não pense, aja.

Se tem alguma atividade que você sabe que precisa fazer, simplesmente comece.

Não se permita pensar muito, a simpatia só funciona se você agir em menos de 3 segundos.

Sempre que tiver uma atividade para fazer, comece uma contagem regressiva e ataque aquela tarefa!

Tenha esta regra bem clara na sua cabeça por que quando deixamos de agir imediatamente, aqueles pensamentos intrusivos começam a invadir a sua mente.

“Ah, mas será que eu faço mesmo?” ou então “Primeiro vou ver um vídeo no Youtube e em seguida começo”.

Não permita que essa voz negativa comece a tentar te convencer de que é melhor fazer qualquer outra coisa. Aja ou a preguiça pode te fazer desistir.

Mas se passar dos 3 segundos, esteja preparado para negociar consigo mesmo. Você literalmente vai ter de se enfrentar mentalmente.

E sabe qual é a melhor forma de vencer esta batalha? Saber qual é a sua real motivação!

Por isso é fundamental que você entenda a importância de ter clareza e caso ainda não tenha encontrado a sua motivação, volte ao primeiro tópico e repita o exercício até encontrar a sua.  

Funciona mais ou menos assim:

Agora vou ter que começar a ler 1 minuto daquele livro…

Se passar dos 3 segundos, aquela voz negativa vai começar a sugerir inúmeras outras tarefas “mais interessantes” do que ler.

E é aí que você precisa ser firme e começar a negociar tendo como principal arma. Ser a sua real motivação para começar a ler.

“Vou criar o hábito da leitura porque quero mudar de vida, quero me desenvolver, quero ser alguém na vida e quero sentir orgulho de mim mesmo”

 E se esse argumento ainda não funcionar, corra para o por quem você faz o que faz.

Entrar neste padrão de pensamento é muito poderoso e te empodera de uma forma absurdamente positiva.

Caso a motivação não seja suficiente para calar a voz da preguiça, pense em por quem você está lutando.

 Por você? Pelos seus filhos? Pela sua família? Pela humanidade?

Tenha esta carta na manga e a use sempre que se sentir desmotivado.

6- “Simpatia” das pequenas metas para grandes resultados

Muitas vezes a preguiça é confundida com o desânimo ou procrastinação…

Na verdade, uma pode levar a outra…

Isso acontece por que quando temos uma meta muito grande, nós simplesmente começamos a procrastinar por perceber a tarefa como algo que vai exigir muita energia.

Nessa hora, a preguiça se mistura com a procrastinação e com o desânimo e literalmente te trava. Isso se transforma em uma bola de neve de negatividade.

Como acabar com a preguiça - metas

Então, sempre que tiver alguma tarefa que pareça grande demais para fazer, estabeleça pequenas metas, ou melhor, micro metas!

Por exemplo, se eu preciso eliminar 30 kg, dá até um desânimo só de pensar em começar.

Agora se eu pego essa meta grande e divido em partes menores, eu vou focar apenas no “preciso eliminar 2 kg nesse mês”. Logo, por semana seu objetivo é muito mais palpável.

Já fica mais viável e fácil de acompanhar, né? 

Além disso, você pode comemorar e se energizar com as suas pequenas vitórias. Isso te trará fôlego para as completas suas próximas mini metas!

7-  “Simpatia” para atrair boas energias 

Olhe para o quanto você já caminhou ao invés de olhar para quanto falta. Já falei um pouco disso na hora de comemorar vitórias. Ela é tão importante e foi um divisor de águas em minha vida que resolvi repetir. 

Pensa comigo: olhar para o que falta é focar em escassez ou em abundância?

Quando você começa a comemorar as pequenas vitórias, se reconhece e valoriza o quanto você já evoluiu você entra no modo de mentalidade abundante.  

Eu me lembro de quando eu ministrava aula em turmas de MBA quase todo final de semana e lá tinha um ranking dos professores.

No final de cada módulo, os alunos davam uma nota de 0 a 10 para cada professor e cada um tinha a oportunidade de ocupar o primeiro e segundo lugar.

E apesar de sempre inovar e buscar fazer tantas atividades diferentes em sala de aula, minha nota sempre batia na trave dos 97% de aprovação.

Então comecei a reclamar sobre isso com a minha psicóloga, e ela comentou o seguinte:

“Tathi, você está me dizendo que está preferindo focar nos 3% que ainda faltam, do que focar nos 97% de aprovação que você já conseguiu? ”

Naquele momento pude parar e reconhecer que eu já tinha um ótimo resultado!

Claro que continuei inovando e levando novas atividades para a sala de aula. Mas, dessa vez, ao invés de focar no que faltava, comecei a comemorar o que eu já tinha!

Como acabar com a preguiça-Comemoração

Depois que comecei a focar no positivo, acabei chegando a nota máxima na aula seguinte.

Então, no final deste ano, olhe para a sua vida e reconheça o tanto de coisas boas que você conseguiu!

Coloque em prática todas estas 7 “simpatias”  na sua vida e tenha um ano incrível! 

Afinal, a sua sorte é você quem faz! ;)

Também recomendo quero que você assista o bate papo sobre a técnica infalível de como acabar com a preguiça que gravei com o Bruno Gimenes, uma das maiores referências em produtividade no Brasil!

https://www.youtube.com/watch?v=O3kcuPd_ZtM&feature=youtu.be/

Gostou das dicas de como acabar com a preguiça?

No meu livro Faça o Tempo Enriquecer Você você vai encontrar muitas outras estratégias para ter mais motivação e energia nos seus dias!