Agosto chegou rápido e, com ele, o sentimento de que mais um ano está se findando. Antes que chegue dezembro, devemos nos perguntar: como andam nossos objetivos?

Já conquistei o planejado ou nem me lembro mais dos planos de 2016? É muito comum voltarmos para o círculo vicioso da vida, fazendo exatamente as coisas que fazíamos antes e com a sensação de que o tempo está passando cada vez mais rápido.

Parece que foi ontem a virada do ano carregada de esperanças, sonhos, projetos. Compromissos firmados de que, neste ano, tudo seria diferente. Até que janeiro começou bem, novos hábitos e investimentos.

Agora em agosto é o momento do balanço, de perceber o que continua de fato e o que se perdeu pelo caminho.

Se você é uma pessoa que tem trabalhado para alcançar seus objetivos e ainda está frustrada, a resposta é simples: você pode estar fazendo isso de maneira errada. Gastando seu tempo, energia e trabalho em tarefas que não o ajudam a atingir suas metas.

Clique aqui e Baixe gratuitamente Ebook de Gestão do Tempo 

Ladrões do Tempo

É por isso que, no livro “Faça o Tempo Trabalhar para Você”, abordo sobre os ladrões do tempo que prejudicam, de forma sorrateira, nossa produtividade. Eles nos distraem, tiram nosso foco do que realmente importa e podem ser viciantes.

Às vezes, na correria do dia a dia, não percebemos o exato momento em que, no meio da jornada, nos desviamos pelo caminho e nos permitimos ser roubados.

Até mesmo porque, acreditamos muitas vezes estar fazendo a coisa certa quando, na verdade, estamos indo em sentido oposto ao nosso objetivo, simplesmente por não ter clareza da situação.

Esse é o momento de refletir. Quais são meus objetivos? Qual é o meu propósito de vida? Minhas tarefas diárias estão realmente alinhadas a eles? Entre essas metas, qual é o grau de importância de cada uma delas?

Observe se seus compromissos caminham lado a lado com seus objetivos e propósitos.

Perceba se você está os executando conforme o grau de prioridade estabelecido por você mesmo. Se necessário, reorganize-os, pois só assim seu esforço não será em vão.

Uma vez que tenha revisado e ajustado as metas, anote-as em algum lugar visível para que você possa verificar, diariamente, o quanto já foi cumprido, quanto falta e o que você precisa fazer para alcançá-las.

Estabeleça recompensas e penalidades para não se autossabotar no meio da jornada.

Monitore seu tempo e divida seu dia em tarefas

Se você tem prioridades, deve tratá-las como tais.

Se determinado compromisso tem mais importância que outro, redistribua seu tempo de maneira que o objetivo principal seja o protagonista da história.

Embora o sentimento de perda seja ruim, ele gera grandes aprendizados.

Portanto, encare esse momento como recomeço e uma boa oportunidade para ajustar seus objetivos, reavaliar suas tarefas, para, então, empregar todas as suas energias de maneira a alcançá-los.

Mãos à obra!

Tathiane Deândhela é especialista em Gestão do Tempo. Publicou recentemente a 2ª edição do livro “Faça o Tempo Trabalhar para Você”. É palestrante, mestre em liderança pela Universidade de Atlanta, fundadora do Instituto Deândhela, empresa especializada em treinamentos executivos de alta performance nas áreas de gestão do tempo, negociação com metodologia aprendida em Harvard, atendimento com metodologia aprendida na Disney e oratória.

Clique aqui e Baixe gratuitamente Ebook de Gestão do Tempo 

Gostaria de participar de um treinamento sobre Gestão do Tempo? Cadastre-se e receba informações