Toda virada de ano vem carregada de emoções e expectativas. Há uma expectativa para o futuro, há a possibilidade de fazer as coisas de forma diferente. É quando as pessoas param para refletir sobre o ano que passou e fazer muitos planos para o novo ano que virá. E as conversas são sempre as mesmas:

Esse ano tudo será diferente! Vou começar meu regime, entrar no curso de inglês, aprender um instrumento musical, fazer aquele curso que tenho adiado a tempos…

Mas o ano começa e tudo volta a ser como antes. Não podemos negligenciar essa triste realidade, que tem assolado a vida de milhares de pessoas. E a pergunta que fica é: O que fazer para garantir um futuro promissor?

Primeiramente precisamos saber que nosso futuro depende inteiramente de nosso presente. O que fazemos hoje determinará nosso amanhã. Logo, procrastinar não é apenas um forte vilão do tempo, como também é a melhor forma de não fazermos nunca aquilo que nos propomos. Por isso, a expressão cabível é: “Pare de falar e comece a agir”. Comece hoje, especificamente agora, ao invés de sonhar para o ano que vem. Experimente ser diferente: Quem começaria em Dezembro um curso de inglês ou uma dieta? Essa pessoa fora da curva pode ser você!

Em seguida, devemos nos comprometer a adotar esses novos comportamentos também com outras pessoas. Segundo Napoleão Hill, autor do livro A Lei do triunfo

Aumenta-se em 95% as chances de realizar algo quando nos comprometemos com outras pessoas.

Isso faz muito sentido! Afinal de contas, ninguém quer se expor para depois não atingir a realização. Escolha pessoas que você confia para serem guardiões de seus sonhos e te ajudar a lembrar deles. O Coach também terá um papel fundamental nesse processo: como apoio, encontrando atalhos ou forças motivadoras para você permanecer firme no seu propósito.

Crie um novo padrão de comportamento

Passamos a nossa vida inteira criando nossos vícios por meio das repetições. Mudar tudo que já está impregnado em nós não é tarefa fácil. O poder do hábito, juntamente com a quebra de crenças limitantes, vem para desconstruir essas raízes e estabelecer novos comportamentos melhores. Para conseguir estabelecer o novo hábito que almeja, segundo a Universidade de Harvard, basta repetir 21 dias consecutivos. Se você tiver a disciplina de repetir quantas vezes forem preciso, com certeza entrará no piloto automático e tudo ficará mais simples.

O auto conhecimento também tem um papel fundamental. Ao descobrir o que te motiva, você percebe quais ações pode-se usar como uma alavanca para seu sucesso. Isso te dar a energia e suporte necessário para chegar lá. Outro fator relevante é saber que o ser humano é motivado por amor ou pela dor e geralmente a dor tem uma força ainda maior. Logo, crie para si recompensas e penalidades de modo que o objetivo seja alcançado com maestria.

Por fim, ter mentores, ler livros, artigos ou revistas ligadas ao seu objetivo e ter toda forma de contato com informações e conteúdos que potencialize seu sonho, servirão como um combustível e renovação que garantirá seu progresso.