Assertividade é a habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar seus pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, respeitando o direito das outras pessoas. Ter uma postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo, meio-termo entre dois extremos inadequados. Um por excesso (agressão), outro por falta (submissão). Ser assertivo é dizer não ou sim quando for preciso. Essa definição de assertividade descrita na Wikipédia torna claro o quanto ser assertivo está diretamente ligado a ser mais produtivo.

É comum acreditarem que ser produtivo significa fazer tudo. Tudo engloba atender o interesse de todos e fazer tudo que aparece pela frente, seja um trabalho mais operacional ou mais estratégico. É recorrente as pessoas fazerem coisas que nem deveriam ser feitas, culminando em puro desperdício. Esse pensamento de fazer tudo contraria a filosofia da gestão do tempo. Simplesmente porque é humanamente impossível fazer tudo e ser tudo para todos com excelência dentro das limitantes 24 horas que temos a cada dia.

Da mesma forma que não devemos ter a ilusão de que conseguiremos agradar todas as pessoas, também não precisamos ter a ilusão de que aprender métodos de produtividade nos dará a condição de “abraçar o mundo”. Alcançar a maestria em produtividade significa aprender a dizer não a tudo que não te agrega. Dizer não a tudo aquilo que não soma. Por mais que dizer não pode parecer ser agressivo para algumas pessoas. E que coisas são essas que não acrescentam? É fato que temos a tendência de achar que tudo é importante, mas na verdade se determinada reunião ou ação não contribuem para o alcance de seus objetivos, cabe repensar sobre eles.

Aprenda a dizer não para boas propostas

Certa vez, eu disse não a uma reunião para conseguir cumprir minha agenda. A pessoa não reagiu bem, pois se sentiu em segundo plano quando sugeri agendarmos para um período mais distante. Obviamente sofri no início, pois eu queria muito agradá-la, mas a clareza de meus objetivos me ajudou a manter meu foco e ser assertiva. De fato, não é possível agradar 100% das pessoas. E precisamos ter claro que só seremos capazes de agradar aos outros se também formos capazes de agradarmos a nós mesmos.

Se você não conseguir acessar Whatsapp, emails, redes sociais todos os dias, por exemplo, não se culpe. Trata-se de suas escolhas e só você saberá o que é melhor para você e que caminho te levará aos seus objetivos. Julgamentos de terceiros não devem ser determinantes sem sua conduta. Pessoas assertivas sabem fazer essa análise de aonde querem chegar e de qual caminho a levará para lá.

Adotar esse novo comportamento de priorizar o que de fato importa envolve foco e assertividade. Para tanto, é importante ressaltar que no início é muito comum as pessoas do nosso círculo de relacionamento ficarem chateadas, achando que elas não são prioridades. Mas a questão é que se tentarmos priorizar todos, acabamos por não priorizar ninguém e nos sacrificamos em demasia.

Gestão do tempo é fazer escolhas.

Você pode escolher ser protagonista da sua própria vida ou ser refém de tudo e de todos. Você pode escolher cumprir sua agenda e seguir as prioridades que você traçou em seu planejamento pessoal ou então atender demandas de terceiros. No final, para cada escolha que fizer terá uma consequência. Para cada decisão, alcançará um resultado e não poderá culpar ninguém por isso. Trata de suas próprias escolhas.

Toda mulher assertiva sabe aonde quer chegar e não se distraí no caminho com questões externas. Como resultado, elas desfrutam de uma recompensa significativa, pois com esse comportamento elas sentem menos ansiedade e melhora sua autoestima. O curioso é que conviver com pessoas assertivas também aumenta a autoestima e diminui a agressividade.

Para entender melhor sobre esse assunto, este e-book gratuito pode te ensinar a fazer escolhas mais assertivas!

Tathiane Deândhela

Mestre em liderança pela Universidade de Atlanta, Especialista em Gestão do Tempo, Master Coach Trainer, Consultora de carreira e Executiva Multidisciplinar. Autora do livro “Faça o tempo trabalhar para você”.  Possui curso de Negociação pela Universidade de Harvard. CEO do Instituto Deândhela. Também é diretora de educação da AJE Goiás (Associação de Jovens Empresários).