Estive bastante ativa LinkedIn nos últimos meses e tenho percebido o quanto algumas pessoas estão perdidas em relação à tão sonhada recolocação no mercado. Recebo diariamente várias mensagens de pessoas pedindo conselhos sobre como se portar em entrevistas de emprego, quais são as melhores respostas para as perguntas, o que elas devem escrever no currículo… Foi assim que eu percebi que, mesmo com a grande quantidade de artigos e conteúdo que existe por aí, muitas pessoas continuam em dúvida sobre esse tema. Com o intuito de ajudar essas pessoas, decidi escrever esse artigo sobre como eu seleciono os integrantes da minha equipe.

O brilho nos olhos

Desde a época em que era diretora de uma rede de instituições de pós-graduação, avalio principalmente o brilho nos olhos, o sorriso, a forma da pessoa cumprimentar a equipe. Se eu não perceber entusiasmo, empolgação e a vontade de fazer diferente eu não contrato. Um profissional pode ter a maior competência técnica, mas sem essas características eu já sei que não serve para fazer parte da minha equipe. Eu sempre falo nos meus treinamentos: é possível que uma pessoa aprenda técnicas com treinamentos.

Já a força de vontade, absorver a cultura da empresa, identificar-se com a missão do negócio… Isso já é muito mais complicado! Mesmo que a empresa tenha o papel de incentivar e de estimular o colaborador, quando o candidato tem tendências pessimistas… Você pode fazer tudo o que achar necessário, mas a pessoa provavelmente não irá avançar. O nível de produtividade é sempre muito aquém nesses casos.

Então eu sempre contrato quem eu vejo que tem brilho nos olhos mesmo. Se a pessoa não for encantada pelo seu trabalho ela já perde a minha admiração.

O que gostamos de saber a respeito dos candidatos

entrevista de emprego vetor

  • Qual foi o último livro que você leu? (Se não tiver o hábito de leitura, o candidato já perde pontos…)
  • Quais foram os cursos que você fez? Quais foram os últimos? Há quanto tempo você não faz cursos?
  • Você se considera uma pessoa de sorte?
  • Quão disposto você está a crescer?
  • Quais são os seus talentos?
  • Quais os seus principais pontos fortes?
  • Cite alguma situação em que você foi mais proativo.
  • Como você reage diante de problemas?

Então, caso esteja se preparando para entrevistas de emprego, reflita sobre estas perguntas. Não formule respostas que você pensa que o entrevistador quer ouvir: seja honesto e dê as respostas que mais se adequam a você.

Qual é a sua postura?

Eu avalio o candidato ao emprego desde o momento em que ele entra na minha empresa. Toda a equipe fica atenta a como essa pessoa se comporta mesmo antes da entrevista. Se ele fica muito tempo esperando no sofá, como que é a atenção dela. É alguém proativo? Busca ajudar em algum momento? Fica o tempo todo mexendo no celular?

A importância de um processo seletivo bem feito

Não existe sistema à prova de falhas. Mas o que observo muito é que todas as vezes que o processo foi reduzido, em que as etapas não foram muito bem realizadas, a rotatividade torna-se bem grande. Desde a triagem dos currículos (onde analiso também o tempo médio trabalhado em outras empresas) até as dinâmicas de grupo. Tudo é imprescindível para identificar o candidato ideal para o que eu estou procurando.

E, mesmo com tudo isso, ainda existem casos em que escolhemos a pessoa errada. Durante a entrevista o marketing pessoal acaba sendo maravilhoso, o currículo é muito atrativo… Tudo é lindo! Até que começa o período de experiência e toda a minha equipe avalia os resultados definitivos da escolha. É no dia a dia que acontece a verdadeira seleção. Muitos tendem a pensar que, uma vez contratado, a vaga já está garantida. Só que não é bem assim que funciona!

É preciso provar o próprio valor com as atitudes, muito mais do que dizer o quanto é valioso. Conquistar credibilidade e se mostrar merecedor de estar ali, fazendo parte da equipe. Porque o melhor marketing pessoal é o resultado do seu trabalho.

Dois vídeos muito interessantes que eu recomendo a qualquer profissional que deseja se destacar são: o processo de seleção da Heineken, e a “entrevista com estagiário” do Murilo Gun.

Lembre-se

  • Brilho nos olhos
  • Empolgação
  • Competência técnica
  • Paixão por estudar e aprender
  • Força de vontade
  • Otimismo
  • Proatividade
  • Sorriso
  • Resultados

Para conquistar o emprego dos sonhos é preciso encantar o entrevistador!

BOTÃO_APRENDA_A_ENCANTAR