Descanso é fundamental

Não é à toa que o ser humano precisa dormir, segundo recomendações de especialistas, ao menos oito horas por dia.  Também não é sem motivo que o trabalhador tem direito a um dia de descanso durante a semana, em geral no domingo (em alguns casos também o sábado). E o direito às férias pelo menos uma vez no ano.

Nós, do ponto de vista biológico, precisamos descansar, dar uma pausa para “recarregar” as baterias para que continuemos funcionando. O descanso é um pré-requisito para que nos mantenhamos ativos e dispostos para atividades essenciais da nossa vida.

Há diversos estudos que mostram essa importância para bem-estar físico e mental.

Dormir bem é uma das dicas dos especialistas, por exemplo, para ajudar a reduzir o peso. O motivo? A falta de um sono adequado desequilibra o metabolismo. O descanso também contribui para a regeneração dos tecidos da pele e dos músculos. Além disso, ajuda a fortalecer as defesas do organismo e aliviar o estresse.

Clique aqui e Baixe gratuitamente Ebook de Gestão do Tempo 

Portanto, o que precisamos priorizar em nosso dia a dia não é uma rotina extenuante, mas um planejamento adequado. Nossas tarefas devem incluir, inclusive, usufruir do descanso (mais do que merecido) necessário.

E o que vale para nós, adultos, também precisa ser respeitado para as crianças. Observa-se que elas estão cada vez mais sobrecarregadas de tarefas e atividades, de forma precoce. Muitos pais, mesmo no período de férias, buscam proporcionar uma “agenda cheia” aos pequenos, com cobrança por atividades esportivas e educativas.

Sabemos que é importante o contato das crianças com esse senso de responsabilidade. No entanto, como nós, elas também precisam de um tempo para recarregarem a energia e se ocuparem de lazer e entretenimento.

O momento mais adequado para isso é justamente o das aguardadas férias.

Nós, adultos, que muitas vezes estamos distantes dos filhos durante todo o ano, também podemos aproveitar esse momento para uma convivência mais próxima.

Independente da condição financeira pode-se conciliar o lazer e a convivência. Há programações baratas (e até sem custo) para quem quer se divertir em família. Um piquenique na praça, uma volta no parque, um passeio de bicicleta ou uma caminhada.

Planeje atividades de descanso

Preparar e planejar essas atividades, muitas vezes, é até mais gostoso do que a própria ação e acaba se tornando um momento de descontração, que tem um valor também.

Recentemente, uma reportagem do jornal Valor Econômico mostrou que grandes líderes mundiais, como o presidente dos Estados Unidos Barack Obama, tem como hábito não deixar de tirar férias, mesmo com toda a responsabilidade do cargo que ocupam.

Se o homem que dirige a nação mais poderosa do mundo também precisa descansar para retomar as energias, quem somos nós para discordar?

*Tathiane Deândhela é CEO do Instituto Deândhela, empresa goiana especializada em produtividade e alta performance.