Se sua meta para este ano é trabalhar de forma mais eficiente sem se sobrecarregar muito, largar alguns hábitos pode te ajudar. Não é somente uma questão de estabelecer grandes metas ou mudar totalmente a forma como você se organiza. Pode ser simplesmente uma questão de realizar pequenas mudanças no seu dia a dia. Abandonar velhos e maus hábitos pode ser o segredo  para o sucesso.

Os 10 hábitos principais das pessoas improdutivas:

1. Multitask

Ao contrário do que se diz por aí, fazer duas (ou mais) coisas ao mesmo tempo não é sinônimo de produtividade. Pesquisas científicas descobriram que apenas 2% da população é efetivamente capaz de ser multitarefa. Para o resto de nós, multitarefa é um mau hábito que diminui as nossas capacidades de concentração e nos torna menos produtivos no longo prazo. Esse hábito tende a resultados desastrosos: erros banais, retrabalho, desperdício de recursos (tempo, dinheiro, paciência)…

2. You’ve got mail!

Você sabia que a cada vez que você acessa o seu e-mail você pode perder até 25 minutos do seu trabalho? Além disso, verificação constante também pode te deixar mais burro. O consultor de estratégia Ron Friedman sugere fechar o Outlook, as abas de e-mail e desligar o telefone por 30 minutos enquanto está realizando uma tarefa importante.

3. Eu mereço!

Não importa se é uma nova dieta, uma nova rotina, um novo horário de trabalho. Uma das maiores dificuldades de formar um novo hábito é o desejo forte de driblar aquilo de algum modo. Exemplo: fazer uma grande refeição após um ano de restrições e contenções alimentares somente pela ideia de que “eu mereço”. Segundo o Business Insider, é essa licença moral que não permite que muitas pessoas completem os planos que começam. Em vez dessa licença, pegue aquilo como um objetivo de sua própria identidade e o veja como algo normal e não como algo que você precisa fazer ou trabalhar contra sua própria vontade.

4. À noite eu sou mais produtivo

Pense no seu celular. Pela manhã, quando você o desconecta da tomada, a barra de energia está completa. À medida que as horas passam, mesmo quando o telefone permanece no modo de descanso, essa barra vai encurtando, sinal que a bateria está sendo gasta. O corpo humano funciona de forma semelhante: ao acordar, você  está com a sua barra de energia completa (por mais que você possa alegar que você não funciona pela manhã). Ao executar as pequenas tarefas do seu dia, essa energia vai se esvaindo. Se  você gastá-la de forma insensata, não estará tão bem quanto estava assim que se colocou a trabalhar. Dê preferência a executar as tarefas mais importantes logo no início do expediente para que você possa executá-las melhor.

5. Reunião pela manhã. Reunião à tarde. Reunião sempre!

Nada destrói mais a produtividade do que uma reunião desnecessária. A tecnologia nos permite hoje resolver quase tudo por vias remotas  (e-mail, mensagens, Skype, vídeos, etc), então é melhor deixar os encontros pessoais para discussões pessoais. Bobby Harris, fundador da BlueGrace Logistics, empresa de logística, aconselha que as pessoas não aceitem participar de uma reunião a menos que recebem especificações claras: quanto tempo irá durar e o que será exatamente discutido. E, mesmo após isso, Harris sempre recomenda a metade do tempo daquele que foi sugerido para aceitar o convite.

6. Ficar sentado durante todo o dia

Nilofer Merchant, consultora de negócios e autora do livro The New How: Creating Business Solutions Through Collaborative Strategy Paperback disse em palestra do TED que ela ajudou muitas companhias a atingirem o sucesso após implementar uma nova ideia: walking meetings (algo como reuniões de pé). Ela recomendava que os encontros fossem feitos no caminho de um café fora da empresa ou em um lugar que fosse necessário andar uma distância maior. “Você ficaria surpreso ao notar como ar livre refresca as ideias e como, nesses momentos, as ideias aparecem”, disse.

7. Só mais 5 minutinhos

Pode até parecer que ficar postergando o alarme para acordar nos dá um pouco mais tempo de descanso, mas não é verdade. O tal “só mais 5 minutinhos” faz mais mal do que bem, segundo o Business Insider. Citando pesquisas, o site diz que quando você acorda pela primeira vez, o seu sistema endócrino começa a liberar hormônios que te ajudam a se preparar para o começo do dia. Ao voltar a dormir, esse processo é interrompido – e, de qualquer forma, 10 minutos de sono não trazem tantos benefícios quanto parece. Isso não quer dizer que você deve cortar as horas de sono. Como Arianna Huffington discute em sua palestra TED, uma boa noite de sono tem o poder de aumentar a produtividade, a felicidade, a tomada de decisão mais intelifente e ajuda a desbloquear ideias maiores. O truque para dormir o suficiente é planejar com antecedência.

8. Tudo é prioridade

Muitas pessoas pensam que criar vários objetivos e segui-los estritamente é o caminho certo para o sucesso — já que, se um deles falhar, há ainda vários outros planos. Infelizmente, isso mais atrapalha, a medida que te deixa pouco produtivo. O megainvestidor Warren Buffet tem uma anedota para essa situação. Ao notar que seu piloto pessoal não estava conseguindo conquistar os objetivos pessoais, Buffett pediu que ele listasse 25 coisas que gostaria de fazer antes de morrer. Mas, em vez de aconselhá-lo a estabelecer pequenas tarefas diárias no sentido de realizar essas 25 coisas, Buffett pediu que ele escolhesse apenas cinco. As cinco mais importantes — e ignorasse todas as outras.

9. Minha agenda é fantástica: não há uma hora livre sequer!

Muitas pessoas ambiciosas ou organizadas tentam maximizar sua produtividade ao planejar meticulosamente cada hora de seus dias. Infelizmente, há coisas fora do nosso controle, que não podem ser previstas de antemão. É a criança doente ou um compromisso inesperado — suficientes para acabar com o planejamento do dia. A dica é, em vez de detalhar cada hora, planeje quatro ou cinco horas e adapte o restante do dia ao que for ocorrendo.

10. Preciso manter meu telefone por perto

Você vai dormir e não consegue desligar-se. Deixa não somente o celular, como tablets e notebooks — tudo perto da sua cama. Não é algo saudável. Estudos citados pelo Business Insider mostram que deitar e ficar em contato direto com a luz do celular é algo que prejudica a visão e ainda diminui a produção de melatonina, hormônio que ajuda a regular o ciclo do sono. Pessoas com menos melatonina também ficam mais vulneráveis a ter depressão.

Fonte: Revista Época Negócios (Portal)