Não é à toa que ele é considerado por muitos especialistas como o mal do século. O estresse tem tudo a ver com o modo de vida contemporâneo: acumulamos tarefas e convivemos com trânsito, filas, e aglomeração de pessoas.

Um estudo divulgado pela International Stress Management Association apontou que cerca de 70% dos brasileiros são vítimas do estresse em algum momento. O risco disso é que ele tem relação direta com síndrome do pânico, alergias, depressão e até doenças cardiovasculares.

A condição de estresse acaba atrapalhando, também, o nosso rendimento no trabalho. Um estudo realizado pela Global Corporate Challenge 185 países constatou que profissionais não estressados são 24% mais produtivos. A baixa produtividade, como sabemos, é um grande entrave para que possamos chegar onde desejamos na carreira. Portanto, cria-se um círculo vicioso em que a insatisfação com o trabalho nos estressa e o estresse nos impede de evoluir e crescer.

O tempo de um dia é igual para todos. Sendo o indivíduo rico ou pobre, alto ou baixo, feio ou bonito, todos temos 24 horas para os nossos afazeres. Saber administrá-las faz toda a diferença para a nossa saúde mental e para os planos que temos na vida. Mais uma vez, a gestão do nosso tempo é um fator chave para que tenhamos o mínimo possível de motivos para nos preocupar. Por mais que a nossa rotina tenda a nos deixar estressados, devemos fugir disso. Mesmo que não tenhamos controle sobre alguns acontecimentos, está em nossas mãos a decisão de como vamos lidar com eles.

1… 2… 3… 4… 5…

A minha sugestão é: aconteça o que acontecer, continue respirando. Pode parecer engraçado, mas o fato é que a respiração é um grande remédio para minimizar o estresse e nos fazer ter mais inteligência emocional para todas as situações de nossos dias. Quando agimos de forma precipitada e fazemos coisas sem pensar, na verdade, estamos fazendo coisas sem respirar.

Contar até 10 quando alguém te irrita é uma boa forma de oxigenar o cérebro e esfriar a cabeça.  Portanto, respire mais. Contemple o belo com mais frequência. Tenha momentos de espiritualidade para que seu dia seja mais calmo e tranquilo.

Em um país onde sete em cada dez pessoas estão sob o efeito do estresse no dia a dia, conseguir vencê-lo, mais do que uma garantia de uma vida mais saudável e feliz, é também um diferencial. Nesse sentido, todos nós devemos almejar sermos pessoas “raras”.

* Tathiane Deândhela é CEO do Instituto Deândhela, empresa goiana especializada em produtividade e alta performance. É especialista em atendimento pelo Instituto Disney (EUA), em Negociação pela Universidade de Harvard e em Gestão do Tempo, tema de seu livro “Faça o Tempo Trabalhar para Você”.

Fonte: Ludovica