O principal motivo pelo qual alguém deseja passar pelo processo de coaching é a percepção de que algo não vai bem em sua vida. Vários dos meus coachees chegaram até mim com uma percepção distorcida do que era esse processo, mas todos sabiam que precisavam mudar algo para alcançar o sucesso. Hoje quero compartilhar como essa ferramenta extraordinária pode ajudar a mudar seu mindset e alcançar o tão desejado sucesso.

O que é mindset?

o que é mindset

Advindo do inglês, o termo mindset significa, literalmente, “configuração mental”. Em termos gerais, pode-se dizer que é o conjunto de pensamentos que definem nossas ações, hábitos e preferências. Ele atua em nível consciente e inconsciente.

Todas as nossas experiências definem quem somos e a forma como pensamos. Desde os primeiros segundos de vida estamos sujeitos a situações que influenciam a nossa percepção do mundo. Isso também determina nossas ações e reações.

Sabe aquelas músicas típicas de filmes da Disney, que dizem “eu posso fazer isso”, “eu consigo vencer”, “juntos somos um”? Essas letras não são escolhidas ao acaso. Elas são escritas especificamente para demonstrar que a personagem tem um mindset vencedor. Por pensarem que conseguem tornam-se realmente capazes, e… esse tipo de pensamento é transferido para quem assiste!

E pra quê mudar meu mindset?

Você provavelmente já leu em algum lugar que a mente das pessoas milionárias funciona de uma forma diferente da mente das pessoas comuns. Após conhecer e conviver com algumas delas, eu constatei que isso é realmente verdade. Embora cada um tenha seu jeito único de pensar e agir, todos têm uma característica em comum: eles não duvidam das próprias capacidades.

Observo hoje tantas pessoas que se acomodam, com o seu famoso “síndrome de Gabriela”: “nasci assim, vou morrer assim”. Isso afeta de uma maneira alarmante a população inteira! E mudar o mindset é justamente colocar a sua energia mental para alcançar seus sonhos.

Antes que me diga que é impossível, raro ou ficção, peço que reflita. Pense em como você já está resistindo. Pense nas oportunidades que está perdendo por achar que não é capaz. Se alguém como eu foi capaz, por que você não seria?

Como mudar meu mindset?

Admito que é um tanto estranho querer mudar quem somos. Só que mudança não é necessariamente ruim. Não existe evolução sem mudança: a mudança pode ser extraordinária!

Não é fácil… Talvez uma das coisas mais difíceis que realizará em sua vida. Mas também uma das mais satisfatórias. Vamos lá?

Para realizar sonhos, é preciso enfrentar o medo da mudança

gato com sombra de leão

Defendo sempre a ideia de que um propósito bem definido é o fator decisivo para alcançar o sucesso . Propósito alinhado a valores e desejos. Mais: o propósito dá sentido à vida e à existência de cada um.

Entretanto, muitos passam pela vida sem questionar a razão de viver. Acreditam que sonhos são ilusões. Desistem antes de tentar. Culpam o mundo por problemas e dificuldades. Permitem que o tempo passe sem que tomem uma atitude perante as circunstâncias. Será que teríamos atingido este ponto de desenvolvimento se todos pensássemos assim?

Entretanto, as pessoas de sucesso são as que evoluem, saem do medo de fracassar para a vitória de suas equipes.

O primeiro passo para desenvolver um mindset vencedor é definir sonhos realistas e alimentar o desejo de realizar esses sonhos. Então, esse sonho se torna muito maior que  qualquer medo de errar.

Para obter resultados diferentes, aja de forma diferente

Ao realizar experimentos, cientistas consideram circunstâncias diferentes para observar os resultados. Experimentos com pêndulos comprovam que a aceleração da gravidade se altera de acordo com a altitude. Essa variação é desprezível quando considera-se a altura de uma pessoa ou de um edifício. Porém, no projeto de um foguete espacial essa variação é significativa. Então… podemos dizer que sua importância é definida de acordo com os objetivos do experimento.

O mesmo ocorre em outras circunstâncias. Mesmo a menor variação de resultados parciais pode influenciar muito no resultado final. Um exemplo que me recordo com muita alegria foi a implementação de uma reunião semanal curta para verificar o progresso de cada membro da minha equipe.

As duas questões nas quais sempre focamos: (1) O que eu farei diferente durante a semana para melhorar meus resultados pelos menos 1% por dia? (2) Como contribuir para melhorar os resultados de meus companheiros de equipe?

Tais pensamentos nos estimulam a mudar e melhorar constantemente.

Que tal experimentar esse exercício durante o próximo mês e descobrir o que pode ainda melhorar?

Falhar pode ser o segredo para o sucesso

Quando se trata de mindset, admitir que todos cometemos erros pode ser um dos pontos mais sensíveis. Quase sempre as consequências não são agradáveis. Também não é fácil pensar em nossas imperfeições. Vivemos uma cultura que abomina o erro. Somos ensinados desde a infância que falhas são inadmissíveis. E, pior, aprendemos a ver nos outros os erros que não aceitamos em nós!

Estudando sobre a mentalidade do Vale do Silício e o que o torna o lugar mais propício ao desenvolvimento tecnológico, descobri algo interessante. Para as pessoas do Vale, a falha é parte do processo de aprendizagem. Ela é comemorada e estudada. Descobrem-se coisas incríveis ao buscar as causas e soluções para os erros.

Que tal assumir uma postura mais tolerante aos erros? Melhor: que tal aprender com eles e descobrir novas maneiras de alcançar o sucesso?

Aprenda com quem já passou pelo que está passando

trocar experiências ajuda a mudar o mindset

Pensamentos são contagiosos. Eles pulam de mente em mente e crescem, de acordo com o ambiente em que se instalam. Cercar-se de pessoas que pensam da forma como deseja pensar é uma estratégia sábia para conseguir mudar seu mindset.

Sejam mentores, coaches, amigos, parceiros ou familiares, todos têm experiências. Pode ser que descubra alguém próximo que já tenha vivido algo semelhante aos seus desafios de hoje. Observar e ouvir com atenção o que os outros têm a dizer pode poupá-lo de muitas dificuldades.

Uma maneira de conhecer mais pessoas que compartilhem pensamentos como os que você quer ter é procurar comunidades e fóruns online, participar de grupos de mastermind, como os que temos no Instituto Deândhela, inscrever-se em cursos e treinamentos sobre uma habilidade que pretende desenvolver. Até mesmo assistir a vídeos no YouTube ou acompanhar podcasts de quem já alcançou os resultados que você visa pode ser uma forma de descobrir como eles pensam e, por consequência, o que os levou até lá.

Acreditar no impossível – como sonhar com os pés no chão

Minha casa dos sonhos parecia algo impossível até que eu fundasse o Instituto Deândhela. Percorri um longo caminho antes de criar tudo isso. Não estive sozinha em nenhum momento, e isso é o fator determinante para o sucesso da empresa. E a pessoa que esteve comigo desde os primeiros instantes foi minha mãe.

Ela me ensinou o valor do estudo e o quanto é importante trabalhar por aquilo que queremos. Observando-a fui capaz de aprender os passos que me guiaram até onde estou hoje.

Eu consegui realizar vários dos meus sonhos por ter as pessoas com o mindset de sucesso ao meu lado, ajudando-me a elaborar planos e agir estrategicamente de acordo com eles. Realizei muito. Estudei. Analisei as circunstâncias e o contexto em que estava a todos instantes. Acreditei que era possível. E, apesar das críticas, mantive meu propósito em primeiro lugar. Fui fiel aos meu valores e disse não às propostas que eram contrárias a eles.

E, mais importante: mantive o foco nas soluções para os desafios que enfrentei. Somente assim somos capazes de realizar o impossível.

CTA Palestrante Memorável