Um super-herói deve possuir as seguintes características: ser ético, justo, leal, inteligente e, acima de tudo, bondoso. Superforça e um uniforme estiloso são elementos opcionais para construir um personagem de sucesso – tanto que o teste para identificar quem seria o Capitão América envolveu uma granada falsa para identificar um jovem soldado que colocaria a vida dos outros antes da própria sem nem sombra de hesitação.

Mulher Maravilha, Xena, Super Girl, Hércules, Liga da Justiça, X-men… São tantos os heróis no cinema e na TV hoje em dia… que a gente até se perde com tantas referências! E, mesmo com todos esses bons exemplos bombando em todas as mídias possíveis, algo me chamou a atenção: onde estão os heróis da vida real?

Você também pode ser um super-herói!

nem todo super-herói usa capa

A simplicidade com que a vida se passa é algo admirável… Segundo após segundo escorrendo por entre nossos dedos, como a areia de uma ampulheta que escoa numa velocidade constante. E é dessa percepção que vem a consciência de que a eternidade é um substantivo único que não se aplica a nada.

Podemos, talvez, escrever poemas sobre a beleza de amar eternamente durante alguns instantes. Mas isso não reflete a realidade… O ser humano não é eterno e nenhum momento é infinito. Por mais que gostemos de dizer que jamais iremos nos esquecer de algo, os detalhes se esvaem tão logo o instante passa.

Somos seres imperfeitos. Nascemos com a certeza da morte, sempre assombrados pelas constantes ameaças à nossa fragilidade humana. Uma queda é suficiente para privar nossos movimentos. Um golpe inesperado, por acidente, toma de nós a visão. O próprio desenrolar da vida é suficiente para que nossas células deixem de se regenerar e, por fim, um dia deixamos de existir. Ao pensar nessas coisas, as pessoas tendem a ficar deprimidas. Ninguém quer morrer. Mas o motivo pelo qual toquei no assunto foi para lembrá-lo dos motivos pelos quais você deve ser grato à vida.

Por alguns instantes, olhe ao seu redor e viva as coisas. Observe a caneca de café sobre a sua mesa e as pequenas manchas na porcelana. Seus colegas de trabalho resolvendo problemas ou caminhando lado a lado pelo escritório. Ouça as vozes, as máquinas, os passos, os carros lá fora, os pássaros… Sinta o cheiro do do café acabado de fazer no escritório. Sinta as palmas de suas mãos enquanto as esfrega durante uma reflexão.

Perceba nitidamente como cada um de seus sentidos responde aos pequenos estímulos que a vida te dá todos os dias.

Quando você compreender que cada um desses detalhes faz parte não somente da sua rotina, mas também de toda a sua existência enquanto ser vivo, você terá consciência de quão maravilhosa é a vida.

Nestes momentos, ampliará seus poderes e perceberá o ambiente melhor que qualquer super-herói. Se prestar atenção aos detalhes de forma correta, logo estará tão apto a “salvar” aqueles que estão à sua volta quanto qualquer personagem da Marvel, da DC ou de algum livro de aventura. A diferença é que os momentos de vida ou morte não serão definidos por vilões vestidos em fantasias.

Os vilões da vida real são mais sutis… Eles roubam a vida das mais variadas formas e se manifestam sob as mais diversas facetas. A decepção, o medo, a insegurança, a indisciplina. A raiva. A depressão. A angústia. Todos os sentimentos possíveis, que nutrimos sem perceber. Somos, muitas vezes, os vilões que causam o desespero alheio, mesmo que não sejamos capazes de entendê-lo.

Somos, também, os super-heróis de algumas pessoas. Podemos demonstrar bravura, compreensão, afeto e ternura mesmo nos momentos mais estranhos. Um sorriso, um bom dia, um aperto de mão. Atitudes tão naturais, que podem salvar uma vida.

Compreenda o ambiente ao seu redor. Viva com a consciência de que cada instante é precioso. E mostre àqueles que você ama como fazê-lo também. Salve-lhes a vida ao mostrá-los como não deixar que o tempo se vá sem que percebam.

Nós morremos lentamente: uma célula por vez. Só que nós também vivemos lentamente: uma memória por instante, uma respiração por segundo, um sorriso por momento.

Seja o super-herói que as pessoas ao seu redor precisam.

Gostou deste artigo? Então descubra aqui as 3 Forças Para Fazer Acontecer Em 2017 e se torne um super-herói!