A versatilidade, sensibilidade e flexibilidade da mulher fazem dela um destaque no mundo dos negócios. E está cada vez mais evidente a necessidade que o mundo tem dessas mulheres que desbravam e fazem acontecer. Porém, surge um desafio comumente na vida de milhares de mulheres de negócios que está ligado a conciliar o tempo para si, para o esposo, para os filhos e trabalho. Muitas mulheres se sentem culpadas por deixarem seus filhos com babás, familiares ou escolas integrais, enquanto “arregaçam as mangas” no mercado de trabalho. Mas existe uma solução para tudo isso?

Eu conheço mães que são verdadeiras referências, não só para seus filhos, mas também para os filhos dos vizinhos e a comunidade em geral, simplesmente porque não se preocupam com quantidade, mas com qualidade. Do que adianta ficar o dia todo em casa, se não desfrutar de cada segundo do seu tempo com seu filho? Existem mães e pais que ficam horas na TV ou na internet enquanto estão em casa e não são capazes de sequer perguntar como foi o dia da criança. Enquanto outros, apesar do tempo regrado em casa, são capazes de olhar nos olhos de seus filhos, perguntar como foi o dia e fazer-lhes elogios.

Tudo está relacionado ao nosso propósito de vida e legado que almejamos deixar. Será que estamos sendo exemplos? Será que nossos filhos se orgulham ou se orgulharão de nós? Sempre perguntamos às crianças: o que você quer ser quando crescer? Que tal perguntarmos para nós mesmos: quem eu serei quando meu filho crescer?

Perguntas como essas geram reflexões poderosas para estabelecermos um planejamento de vida com objetivos definidos, afinal, muitas mães que vivem em função dos filhos correm grandes riscos de ficarem perdidas quando eles crescerem e se casarem. Correm o risco também de culpá-los pelo tempo que deixou de cuidar de suas coisas em função deles. A grande questão é o equilíbrio. Tempo dedicado em demasia aos filhos também pode ser prejudicial, não só no sentido da mãe esperar uma retribuição do filho depois, que provavelmente não virá na mesma medida, como também dos filhos ficarem extremamente dependentes da mãe depois de adultos.

Então o que fazer para ser uma supermãe sem exageros? Seguem três dicas para ter um tempo de qualidade com seu filho e transformar o dia das crianças em todos os dias da sua vida:

1. Seja adulto sem perder a graça de uma criança
Uma mãe que tem um tempo de qualidade com seu filho é aquela que também sabe ser criança. Ela tem um pouco de moleca, de curiosidade, de criatividade e fica na estatura do filho durante algumas brincadeiras com o intuito de gerar sinergia. Ela vai ao parque e brinca, desce do salto e dá boas risadas. Ela consegue esvaziar a mente e curtir o momento sem se preocupar com os afazeres. Durante o banho, cria métodos inspiradores de tornar o momento divertido e durante o almoço, sabe contar boas estórias para ensinar o filho a comer de tudo. Sua imaginação não tem fim.

2. Estabeleça uma comunicação transparente e diálogo frequente
Cuidado com mentiras, mesmo que de brincadeira, pois um dia a verdade virá e sua credibilidade como mãe poderá ser afetada. Diálogo em todos os relacionamentos é sempre a melhor pedida. Crie roteiros de perguntas para todos os dias ter uma conversa construtiva com seu filho. Por exemplo, no trânsito, ao invés de pensar no trabalho, exercite conversar com seu filho. Pergunte como foi na escola, o que ele aprendeu de novo…

Se você pudesse citar dois motivos do porque valeu a pena o dia de hoje, quais seriam? Perguntas abertas geram diálogo e faz com que a mãe saiba mais do que está se passando com seus filhos. Muitos permitem que seus filhos fiquem em celulares e acabam se permitindo se distanciar deles. Utilize pontos de encontros como café da manhã, almoço ou jantar para estabelecer esse diálogo com seu filho, com a brincadeira que celular não entra nesses momentos. Curta o momento offline. E faça isso com frequência, pois para adquirir o hábito da comunicação, você precisará praticar por 21 dias consecutivos, já que segundo estudos de Harvard, essa quantidade é o suficiente para transformar qualquer atividade em hábito.

3. Estabeleça metas de convivência e fuga da rotina com os filhos
Não há problema se vez ou outra não conseguiu participar de uma reunião da escola ou precisou viajar uma semana a trabalho, e se ausentou por todo esse período. Aliás, isso é até muito mais comum do que imaginamos nos dias atuais. A grande questão é o quanto você se permite ficar meses e meses sem ter um momento só seu e dos seus filhos como fuga da rotina? Tire pelo menos um dia na semana ou no mês, dependendo de sua rotina, para fazer alguma atividade diferente com seus filhos. Mas atenção! Será um momento de vocês. Portanto, nada de levar amigas e ficar batendo papo enquanto as crianças se divertem. É importante que você participe junto. Momentos como esses criarão vínculos mais fortes entre você e seus filhos, além de abrir sua mente para inovações para seu negócio.

Experimente colocar em prática essas dicas e verá que a vida pode ser muito mais leve do que parece e que os resultados dependem exclusivamente de suas escolhas. Cuidado para não substituir sua presença com muitos presentes ou regalias. As crianças precisam mais de amor do que de dinheiro, e seu tempo dedicado a elas, com qualidade, será a maior expressão de amor.

*Tathiane Deândhela é Mestre em liderança pela Universidade de Atlanta, Especialista em Gestão do Tempo, Master Coach Trainer, Consultora de carreira e Executiva Multidisciplinar. Possui curso de Negociação pela Universidade de Harvard. CEO do Instituto Deândhela. Também é diretora de Novos Negócios da AJE Goiás.

Publicado originalmente no blog Ludovica.