O bambu é uma das árvores mais resistentes entre as que existem. Só para se ter uma ideia, ele é tão durável quanto concreto e a sua tração é comparada ao aço. Mas ser forte ou resistente não significa rigidez, já que ele tem uma flexibilidade invejável, a ponto de acompanhar o movimento do vento com balanço que o faz tanto enxergar longas distâncias do alto até ter uma visão bem próxima do chão. Por falar em alto, o bambu é uma das plantas que mais crescem no mundo e seu crescimento o torna cada vez mais alto.

Quando falamos de gestão do tempo, a agenda é uma ferramenta indispensável. Mas isso não é novidade para ninguém, o maior desafio é saber planejar essa agenda de maneira eficaz, que contemple suas metas de vida para que haja evolução dia após dia até chegar a uma altura notável que irá te diferenciar no meio da multidão.

Para ter esse crescimento gradativo, a agenda deve ter uma visão macro de sua vida, com planos que gerarão resultados a médio e longo prazo, além de uma visão micro, do dia a dia. Assim como o bambu, sua rotina descrita na agenda deve ser resistente, com muita disciplina, de modo que qualquer obstáculo não seja uma desculpa para tirar seu foco do objetivo principal. Mas a flexibilidade para alguns momentos também é essencial, afinal, novos ventos virão e como um profissional moderno, será fundamental se adaptar a cada contexto.

Os bambus estão sempre unidos, o que nos mostra a importância de se ter um horário na agenda para networking e relacionamentos. Uma pessoa de sucesso não chega longe sozinha, ela precisa de mais pessoas para tornar seu sonho realidade.

Durante o inverno rigoroso, os bambus chegam a curvar de tanta neve sobre eles, porém mesmo ficando por tanto tempo envergado, quando a neve derrete, o bambu volta ao seu lugar como se nada tivesse acontecido. Todo profissional passa por fases mais intensas e outras mais leves, e ele precisa ter a resiliência de passar por isso com a cabeça erguida. Uma agenda produtiva não significa ter sempre horários livres ou tumultuados, tudo depende da fase que você estiver vivendo.

Por exemplo: uma mãe que acabou de dar a luz terá noites em claro e uma nova rotina que poderá levar seu corpo a exaustão. Da mesma forma, uma pessoa que precisa acompanhar um ente querido em tratamento hospitalar ou ainda aquela pessoa que precisa conciliar estudos e trabalho. Mas o que predomina nesse momento é a causa pelo qual a energia está sendo direcionada. Nada como um propósito claro para ajudar a superar momentos intensos da agenda. Só é importante garantir que no final de determinado ciclo, você voltará ao seu melhor estado sem se permitir esmorecer.

Outro aspecto relevante das características do bambu são os seus galhos pequenos, apesar do tamanho estrondoso da árvore como um todo. Portanto, escolha onde você irá direcionar o seu foco, pois aquilo que focamos se expande. Às vezes perdemos muito tempo com galhos pequenos… Quais são os seus galhos pequenos? Pode ser coisas materiais e inúteis, além de redes sociais e vários ladrões do tempo. Mas tudo o que precisamos é direcionar nosso foco para o que realmente importa e fazer a vida valer a pena! A decisão está em suas mãos.

*Tathiane Deândhela é Mestre em liderança pela Universidade de Atlanta, Especialista em Gestão do Tempo, Master Coach Trainer, Consultora de carreira e Executiva Multidisciplinar. Possui curso de Negociação pela Universidade de Harvard. CEO do Instituto Deândhela. Também é diretora de Novos Negócios da AJE Goiás (Associação de Jovens Empresários).

Publicado originalmente no blog Ludovica.