Paradigmas são ideias que tomamos como verdades absolutas e que, na maioria das vezes, não representam a realidade. Eles são reflexo de um fluxo de ideais e de uma cultura a que estamos sujeitos desde o instante em que nascemos. Alguns ditados populares representam isso quase que com perfeição.

Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Um pouco de reflexão comprova que nem sempre seguir cegamente ordens de um chefe autoritário é uma atitude inteligente. E isso é uma insanidade!

Para bom entendedor, pingo é letra.

Quantas vezes você já se deparou com a seguinte situação: pediu algo para alguém, mas não explicou exatamente como esperava que essa ação fosse realizada. Para você, os passos eram óbvios. No final, faltaram coisas as serem feitas e o resultado não foi satisfatório. Uma discussão começou, todos ficaram nervosos e nada se resolveu.

E, assim como as pessoas não entendem o que você quer todas as vezes, você também não é capaz de fazer o mesmo pelos outros. Isso é natural!

O tempo cura tudo.

Mas nem todos os traumas são superáveis. Por mais que a gente tente, nem sempre é possível esquecer ou abstrair alguns sentimentos.

E esses são apenas alguns dos paradigmas que observamos todos os dias em nossas vidas.

Ao analisarmos o mundo corporativo, observamos muitos outros paradigmas que, se não forem combatidos a todo momento, têm a capacidade de encerrar a vida de uma empresa.

6 Paradigmas empresariais que estão empacando a sua vida

um paradigma é como uma mula empacada

1. Cargo de Responsabilidade

Em primeiro lugar: todos os cargos dentro de uma empresa são de responsabilidade. Desde o zelador ao CEO, toda companhia só funciona bem se todos os colaboradores compreenderem a importância de seu trabalho ali dentro e sentirem-se valorizados. Mesmo os trabalhos mais operacionais são importantes e carregam seu peso de responsabilidade.

Um faxineiro é responsável pela limpeza dos ambientes. Sem ele, os banheiros teriam um odor insuportável, o chão seria todo manchado, as lixeiras estariam sempre cheias e os vidros estariam constantemente sujos.

Um office boy é responsável pela entrega de documentos importantes, sem os quais a empresa não evoluiria. Ele é um colaborador estratégico da equipe. Afinal de contas, suas atribuições quase sempre incluem tarefas que impediriam uma gestão adequada, pelo comando da empresa. Consegue imaginar um CEO tendo que esperar horas na fila de um banco para pagar uma conta, quando poderia estar em uma reunião onde fecharia um contrato de milhões?

As secretárias são responsáveis por organizar a agenda dos diretores e por passar boas impressões aos clientes e parceiros. Sem elas, toda a empresa viria ao caos, pois ninguém saberia sequer onde estão os grampeadores.

2. Liderança só existe em cargos de responsabilidade

liderança inspiradora

Hoje em dia é fundamental que diretores, gerentes, CEOs e presidentes de empresas tenham características de líderes. Contudo, como foi dito no tópico anterior, todos os cargos são de responsabilidade. Por isso, esse paradigma é perigoso por dois motivos: limita o crescimento de indivíduos enquanto pessoas e limita o crescimento da empresa por não nutrir líderes capacitados.

A liderança, mais que uma única característica, é um conjunto de atributos que permite  inspirar e motivar aqueles que o cercam. E ela não é exclusiva de pessoas que já chegaram aos altos cargos da empresa. Um estagiário pode ser um líder muito competente, dadas as circunstâncias favoráveis.

Certa vez conheci uma jovem que era um verdadeiro furacão dentro da empresa. Ela entrou como estagiária e pouco tempo depois ela já batia todos os recordes de vendas (superando até mesmo os vendedores mais experientes). Era admirável observá-la trabalhando: a energia, o sorriso e o exemplo de ética que ela demonstrava eram impressionantes. O mais curioso era que aqueles que estavam há mais tempo na companhia começaram a se espelhar nela para concretizarem suas vendas.

Sem perceber, aquela estagiária tornou-se líder da equipe de vendas, pois todos confiavam em seus resultados e exemplo.

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3. Inovar é criar algo completamente novo

quebrando paradigmas sobre criatividade

As inovações mais incríveis consistem em constantes mudanças em detalhes de coisas que já existem. As roupas de natação de competidores, por exemplo, podem reduzir o tempo de uma prova em até 4 segundos. Para nós isso pode parecer irrelevante, mas a diferença entre o primeiro e o segundo lugar não costuma ser maior que alguns milésimos de segundo. Tudo isso devido ao material escolhido e ao design da roupa.

Um homem inova quando decide ir trabalhar de camisa social ao invés de camiseta gola polo. Uma mulher inova ao experimentar um corte de cabelo novo. Uma criança inova ao reinventar as regras de um jogo para que a brincadeira se torne mais divertida e desafiadora.

Inovar exige muita observação e um pouco de criatividade. Basta apenas identificar um problema e encontrar opções de soluções para aquilo. Talvez as primeiras ideias não sejam ideais, mas são o primeiro passo para vencer o desafio. O segredo é encontrar um detalhe que possa ser melhorado por vez. A cada pequena dificuldade vencida, logo tem-se em mãos algo totalmente diferente da proposta inicial.

4. Somente os chefes podem dar feedback

quebrando paradigmas: como oferecer feedbacks

Esse é um dos maiores erros que uma empresa pode se permitir a cometer!

Além de perpetuar uma ideia errônea de que feedback é negativo, esse paradigma inspira medo e irracionalidade. Quando se assume que os colaboradores não podem apontar pontos de melhoria aos chefes, isso é o mesmo que assumir que eles não precisam continuar evoluindo. E a evolução é o fator primordial para o sucesso da empresa!

Se os chefes sentirem-se afrontados pelos feedbacks, isso indica um defeito grave na gestão: insegurança. Chefes inseguros conduzem os negócios de forma autoritária e cometem erros absurdos pelo simples fato de não se predisporem a ouvir aos outros. Isso faz com que toda a equipe de trabalho se contamine com os medos que o próprio gestor possui, e esse é o caminho mais direto para o fracasso.

O diálogo aberto, sincero e respeitoso é a única forma que as pessoas têm para identificarem em si mesmas o que pode ser melhorado e por que algo que elas estão fazendo deve ser mudado. E isso pode ser realizado por qualquer membro da equipe.

5. As vendas são responsabilidade da equipe comercial

As vendas são responsabilidade de toda a empresa. Em primeiro lugar porque se a empresa não vende, ela não tem dinheiro para pagar o seu salário. Talvez você não faça parte da equipe ativa das vendas, mas você representa a companhia para a qual trabalha. Sendo assim, os clientes e potenciais clientes que puderem observá-lo formarão opiniões sobre a sua empresa baseado na opinião sobre você.

Pensemos juntos: almoçaria em um restaurante se visse um funcionário saindo do banheiro sem lavar as mãos? Pode ser que ele nem passe perto da cozinha mas, ainda assim você se sentiu enojado com essa atitude. O mesmo princípio vale para todos os negócios possíveis.

6. Vou encaminhá-lo para o Departamento de Atendimento ao Cliente

atendimento ao cliente

A conclusão óbvia do item anterior é que atendimento é papel de todos. Empresas fantásticas treinam todos os seus colaboradores para oferecerem o seu melhor atendimento aos clientes, independente da área onde atuem. Seja o pessoal de segurança, da limpeza, vendedores, diretores, CEO…

Todos são, portanto, responsáveis. Pela inovação, pelo feedback, pelas vendas, pelo atendimento e, sobretudo, pelo encantamento das pessoas.

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