A gratidão é uma das virtudes mais humanas que existe. Ainda que seja tão importante, muitos esquecem seu valor. Não somente na convivência diária com os outros, mas principalmente em relação a si mesmos. Ela nos motiva, nos ensina e nos permite evoluir. A simples recordação daquilo que nos faz bem é suficiente para deixar a mente mais leve e o coração mais tranquilo.
Assim como uma flor, a gratidão possui beleza, perfumes e deve ser diariamente cultivada para que continue crescendo e se multiplicando. Mas e então? Como cultivá-la?

Uma fonte de felicidade genuína

boas lembranças são fontes de gratidão

Em primeiro lugar, devemos considerar que ela é um sentimento e, portanto, precisa ser nutrida. Portanto, devemos plantar a sementinha da gratidão em solo rico de alegria. Depois, a mesma deve ser regada pelo menos uma vez por dia com lembranças do que nos faz bem. De início pode ser difícil encontrar uma fonte dessas em nossa memória. Elas costumam ficar encobertas por ervas daninhas, como a raiva, a impaciência, a intolerância e o desprezo.
Não é fácil lidar com essas pragas. Elas têm uma altíssima capacidade de se multiplicar e espalhar. Mas não desanime! É totalmente possível controlá-las. Para cada pessoa existe um método diferente, pois aquilo que as nutre é único para cada indivíduo. No meu caso, eu consigo combatê-las quando respiro fundo, contando o tempo de cada respiração. Enquanto faço isso, penso sempre no que posso fazer para resolver os problemas que alimentaram esses sentimentos negativos.
Uma vez que se livrou das ervas daninhas que cobrem sua fonte de lembranças boas, use-a em abundância para regar a sementinha da gratidão.
E olha que legal: você pode armazenar essa fonte para ter acesso a ela sempre que quiser. Basta escrever cada uma dessas lembranças em um papel e colocá-lo dentro de um pote.
Minha recomendação é que faça isso todos os dias e, pelo menos uma vez ao mês, leia todos os papéis que colocou dentro do pote. Dessa forma, sua fonte de lembranças boas estará sempre saudável e fluída.
Fique bastante atenta a todo esse processo! A gratidão brota rapidamente e cresce em uma velocidade incrível! Tanto mais você se habilita para cultivá-la, mais forte ela será.

E se você tem dúvidas quanto às vantagens de cultivar a gratidão, eis aqui algumas de suas infinitas qualidades:

  • Aumenta a qualidade de vida
  • Aumenta a expectativa de vida
  • Melhora a qualidade dos relacionamentos
  • Auxilia na manutenção da sanidade mental

e-book sobre saúde produtiva