Todos os dias vejo infinitos artigos na internet, nas revistas e na TV sobre a saúde do corpo e da mente, sobre a importância de se alimentar e fazer atividades físicas, sobre os relacionamentos… Quando se trata de qualidade de vida, os conteúdos são quase infinitos! Mas percebi que ninguém fala sobre como cultivar a saúde produtiva.

Isso porque a maioria das pessoas pensam que produtividade é apenas a capacidade de fazer mais coisas em menos tempo. É por este princípio que nascem os workaholics da forma tão negativa como são representados em filmes: constantemente estressados, sem tempo para a família e amigos, sempre à beira de um ataque cardíaco.

Então resolvi, como mais um dos meus presentes para você neste mês das mulheres, compartilhar meus conhecimentos sobre o que é a saúde produtiva e como ela pode ser a solução para vários dos desafios que você tem enfrentado ultimamente.

Por que é preciso cuidar de minha saúde produtiva?

Se você já andou de avião, muito provavelmente está acostumada com as instruções de segurança que são fornecidas antes do voo. Reflito bastante sobre isso. Há uma em especial na qual reflito constantemente:

“Se for necessário, coloque a máscara de oxigênio primeiro em si mesma. Só depois se volte para ajudar quem está ao seu lado.”

Ao cuidar de sua saúde produtiva, é como se você estivesse realizando este procedimento. Só que de uma forma ainda mais poderosa, pois ela permite não só que cuide primeiro de si mesma, como previne a maioria das emergências.

Sua rotina pode ser uma loucura, com um milhão de coisas para resolver e pensar ao mesmo tempo. Contudo, se você cultiva hábitos que são bons para a sua saúde produtiva, não terá que se preocupar tanto. Poderá relaxar e deixar que as coisas fluam naturalmente, afinal tudo estará sob controle.

E como ela opera este milagre?

Imagine um fósforo aceso. É fácil apagá-lo, certo?

Agora imagine que este fósforo acende outro, que está próximo de uma centena de outros. O que acontece? Um incêndio!

fósforos e incêndio
Isso é o que acontece quando você não tem saúde produtiva. Cada fósforo aceso é um problema a ser resolvido.

Desenvolver sua saúde produtiva permite que você apague um fósforo por vez ao invés de precisar apagar todo um incêndio.

E, ao contrário do que possa parecer, esse é um processo muito simples. Você só vai precisar de um pouco (ok, talvez muita) de disciplina, de atenção e de disposição.

Por onde começar?

Uma rotina frenética cansa. Então começaremos por aquilo que é o mais importante em sua vida: você mesma.

Para tornar-se uma mulher poderosa, cheia de saúde produtiva, é preciso aprender a elaborar uma agenda impecável, na qual não podem faltar 5 elementos principais:

  • Horários para se exercitar (no mínimo 30 minutos, 3 vezes por semana);
  • Horários para para dormir (não são só as crianças que precisam de disciplina neste aspecto);
  • Horários para cuidar de sua auto-estima, com atividades como fazer as unhas, arrumar o cabelo, depilação…Um dia de princesa é fundamental!
  • Horários para estudar e aprender;
  • E, é claro! Horários para organizar a sua semana!

Essas 5 coisas combinadas ajudarão a manter a sua saúde física e mental. São eles que vão definir o seu sucesso em tudo o que fizer em sua vida.

Mas não é só isso!

A saúde produtiva inclui mais do que apenas criar uma agenda super-poderosa. É preciso também aprender a dizer “não” para tudo aquilo que é irrelevante na sua vida, especialmente os prazeres imediatos. Mas calma! Não estou dizendo para você deixar de fazer as coisas que acha divertidas.

Deixa-me explicar isso melhor: eu amo filmes e seriados. São meus hobbies favoritos. Só que, ao invés de fazer uma maratona de 48h que vai ocupar todo o meu final de semana, eu escolho assistir no máximo 2 episódios.

Isso para que eu possa me dedicar a outras coisas de que eu também goste durante o restante do meu ócio criativo.

Percebeu que eu não falei de “tempo livre”? Isto porque este termo remete a uma ideia de que diversão não é algo produtivo. Isso é um mito!

Ser produtiva é fazer as coisas que precisam ser feitas com a melhor qualidade, sem desperdiçar tempo. Divertir-se, dormir, se relacionar com as pessoas que ama e cuidar da sua autoestima fazem parte disso.

E os estudos também podem ajudar ;D

Existem muitos livros, aplicativos e técnicas que podem ajudá-la a cultivar sua saúde produtiva. Eu mesma estudei (e ainda estudo) o tema até tornar-me uma especialista. Isso permitiu que eu alcançasse a vida que sempre sonhei!

Para que outras pessoas também tivessem acesso a estes conhecimentos, produzi  um e-book gratuito sobre gestão do tempo e produtividade. Para estudá-lo, basta clicar no banner abaixo!

e-book sobre saúde produtiva

Você também pode continuar seus estudos sobre o tema com o livro Faça O Tempo Trabalhar Para Você, onde ensino o passo a passo para você conseguir tornar-se verdadeiramente produtiva.

Portanto, busque aprender sempre sobre novas maneiras de cuidar sua saúde produtiva! Só assim você alcançará, de fato, a qualidade de vida que merece e que tanto sonhou.