Mãos suadas, frio na barriga e voz trêmula. Esses são apenas alguns dos sintomas que avisam quando sua timidez está a um passo de colocar tudo a perder quando você precisa fazer uma apresentação. Mas como driblar a timidez e falar bem em público? A boa notícia é que eu trouxe dicas para te ajudar nisso.

Existem diversas situação no dia a dia em que a timidez até passa despercebida… Mas se não soubermos como controlá-la, ela pode se revelar como uma insegurança profissional, além disso, pode até causar uma demissão.

Imagine só: todos os meses planejando, estruturando a apresentação de determinado projeto para, no fim, ser sabotado por si mesmo pelo medo de falar em público ou se expor para outras pessoas.

É normal que projetos novos sempre geram grandes expectativas: se algo não sair como esperado, a ansiedade cresce e tende a nos desestruturar. A forma como lidamos com essa insegurança é o que determina o quanto ela ira nos prejudicar.

Por isso é importante saber como manter a timidez, a ansiedade e o nervosismo longes.  Para que o seu lado profissional seja o melhor que você tem a oferecer. Comece a focar naquilo que sua personalidade tem de melhor. É essa individualidade que mais influencia, positiva ou negativamente, nos seus resultados (tanto quanto ou mais que conhecimentos e técnicas).

Como driblar a timidez e falar bem em público

Como driblar a timidez e falar bem em público
Saber como falar em público é fundamental

A melhor maneira para fugir dessas armadilhas  é dedicar um tempo de sua rotina à auto percepção. Antes de começar a falar em público, estimule sua autoconfiança. Faça exercícios de relaxamento, como pensamento positivo, leitura, ou mesmo, escutar uma música. Quanto mais concentrado você estiver, menos chances o nervosismo tem para te vencer.

Em meus treinamentos de comunicação e oratória, ensino  aos alunos que a melhor maneira de encarar o medo é enfrentando-o. Ou seja, se está em uma festa de aniversário, peça permissão e preste uma homenagem. Uma reunião de amigos é sempre uma oportunidade para vencer a timidez e exercitar sua comunicação. E no próprio curso, aproveite o momento para exercitar e errar na frente dos colegas. Afinal, lá é o lugar para errar mesmo.

Neste contexto, treinar para vencer os seus pontos fracos é fundamental. Alguns estudos comprovaram que oradores iniciantes precisam treinar 2 horas para cada 5 minutos de discurso. E se você almeja perder a timidez e ter mais segurança na hora de se comunicar, além do treinamento árduo e do relaxamento, invista em programar seu cérebro com novos pensamentos, mudando palavras chave negativas, por positivas, como por exemplo:

  1.  Frio na barriga é maravilhoso, pois significa que você está pronta!
  2.  Adrenalina é o mesmo que estar preparado para o que acontecer.
  3.  Sou tímida, mas isso faz parte do meu charme.
  4.  Lembre-se: a pessoa que mais conhece o seu trabalho ou sobre o que você foi chamada para falar é você mesma – senão você nem teria sido convidada para tal oportunidade.

Confira abaixo a minha live sobre como vencer os medos da exposição, com participação do Pyong Lee, que tem o maior canal de hipnose do mundo no You Tube:

Se você precisa falar em público e quer saber os segredos de como fazer isso de maneira inspiradora, baixe já o  E-BOOK – SEGREDO DAS APRESENTAÇÕES INSPIRADORAS