Na comunicação existe um arsenal de detalhes que podem fazer muita diferença, não só na comunicação escrita, como na falada, além da fundamentalmente importante: expressa por meio de gestos. Estudos mostram que pessoas comunicativas geralmente são promovidas mais rapidamente e tendem a se destacar nas suas profissões conquistando salários superiores como consequência. Por exemplo, para quem almeja um cargo de liderança é inevitável ter excelência na comunicação, afinal, só se inspira pessoas a agirem de forma proativa, aquele que se comunica com maestria.

Se a comunicação por si só já é uma arte que deve ser treinada por meio de cursos, imagine quando ela vem carregada da pressão gerada por uma plateia? E se além de ter que falar para um grande público ainda for pego de surpresa? Já não é novidade para ninguém que um dos maiores medos do ser humano é o medo de falar em público, inclusive, em pesquisas foi constatado que as pessoas tem mais medo de falar em público do que medo de morrer.

A boa notícia é que existem técnicas para controlar o medo e ansiedade de falar em público, assim como existem técnicas para as pessoas com inteligência emocional lidarem da melhor maneira possível com o susto de ser convidado para falar de improviso. Uma pessoa extremamente tímida pode desenvolver essas habilidades por meio de treinamentos e técnicas a ponto de transparecer uma imagem segura e confiante.

Seguem algumas dicas do que você precisa fazer quando for pego de surpresa e tiver que falar de improviso.Se inspire, pratique e se tornará um exímio comunicador.

1 – Com um sorriso nos lábios, comece falando

Sempre tem aquelas pessoas que deixam transparecer seu desespero quando é convidado para falar algo, seja em uma festa da família ou confraternização no trabalho. Se você iniciar pedindo desculpas e dizendo que não se preparou, com certeza, gerará um constrangimento maior que ficará evidente no clima. Portanto, aja com naturalidade, explore técnicas da diplomacia, use os amortecedores e explore o Rapport.

2 – 80% exemplo e 20% contexto a que se aplica

Comece contando uma história atrativa e que combine com a situação, de modo que ilustre a mensagem que quer passar. Todo mundo adora ouvir uma boa história. Melhor ainda se ela for bem contada. Portanto, use largamente as técnicas do storytelling e envolva as pessoas na sua conversa. No final, deixe um fundo moral com o link do momento para contextualizar melhor todo o enredo e faça um convite para a audiência caminhar em direção a alguma ação.

3 – Tenha um bom banco de dados

Já reparou que tem pessoas que em qualquer situação alegram o ambiente e acrescentam algo útil pelo repertório de histórias que possuem? Seja uma piada, desde que não ofenda ninguém. Seja uma frase ou citação bacana. Seja um trecho de uma música conhecida. Qualquer banco de dados inspirador pode enriquecer grandemente a situação que se deparar.

4 – Atualize seu repertório

Tem pessoas que apesar de contar boas histórias, acabam desgastando o ouvido da audiência com frases repetidas. Cuidado para não ficar preso a uma mesma frase ou história em todas as ocasiões.  É importante observar se aquele público já não te ouviu falando antes. Demonstre que você se atualiza constantemente, abordando inclusive questões da atualidade.

5 – Simplesmente respire

Uma das belezas da comunicação, seja ela individual ou em público, é o momento do silêncio. E esse momento, atendendo as devidas proporções de tempo, te servirá para oxigenar o cérebro evitando possíveis falhas na memória, mais conhecidos como os “brancos”. Portanto, fale mais pausadamente, pensando e digerindo cada palavra, para que a fala de improviso seja natural e carregada de emoção.

Experimente colocar em prática esses 5 segredos por um mês e desfrute da beleza dessa arte que é a comunicação.

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