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Como dizer NÃO – Um guia para uma vida mais feliz

Existem muitas pessoas que têm grande dificuldade em dizer não. Seja pela proatividade, seja pelo senso de “responsabilidade”, seja para agradar alguém… O fato é que é muito frequente para algumas pessoas dizerem sim quando, dentro de si, sabem que precisam dizer não.

Você já assistiu ao filme Sim, senhor, com o Jim Carrey? Se ainda não o conhece, recomendo fortemente que o assista o quanto antes. Isso porque ele conta a história de um homem que perdeu grandes oportunidades por sempre dizer “não”. No início, a mensagem do filme nos alerta para a importância de estarmos abertos a possibilidades. No decorrer da trama, porém, nós percebemos a necessidade real de aprendermos a equilibrar nossos sim e não para conseguirmos alcançar uma vida plena e feliz.

Foi estudando a produtividade e a liderança que entendi o verdadeiro valor de dizer “não”, mesmo para oportunidades tentadoras. E hoje quero compartilhar com você um pouco mais sobre esses aprendizados.

Neste artigo você irá aprender:

 

Por que é tão difícil dizer “não”?

Existem várias razões para termos dificuldades em dizer não. Entretanto, como somos seres humanos, geralmente nossos motivos convergem para os mesmos pontos. Assim, selecionei as principais dificuldades que enfrentamos quando queremos dizer não.

 

 

Confesse: você já disse sim para alguém porque aquela poderia ser uma grande oportunidade para você – mas acabou tomando o seu tempo e você não obteve nenhum retorno positivo.

Como o futuro é incerto, é muito comum acreditar que mais oportunidades surgirão para aqueles que topam qualquer parada.

Contudo, a verdade é que o grande segredo para o sucesso é exatamente o oposto: saber dizer “não” na hora certa.

 

 

Todo mundo tem uma tia que gosta de pedir um favor aqui, outro ali… E quase todo mundo se sente forçado a dizer sim, porque internamente ouve a voz da mãe ou da avó dizendo “Mas, meu filho! Você tem que ajudar as pessoas que precisam de você!”

A vontade de ser solícito e não parecer um mal-educado pode gerar uma pressão inexplicável para aqueles que não sabem dizer não.

 

 

A proatividade muitas vezes se confunde com a disponibilidade irrestrita… O que quero dizer com isso é o seguinte: há quem acredite que, para ser proativo, é preciso estar disponível para colaborar com os outros em 100% do tempo, mesmo que isso afete sua produtividade.

Isso é um GRANDE mito acerca da proatividade.

Ser proativo, na verdade, significa contribuir nas horas mais convenientes, para si mesmo e para os outros.

Há momentos em que oferecer ajuda pode ser algo negativo. Um exemplo disso é quando você está cheio de coisas importantes para fazer.

 

 

O ser humano procura, naturalmente, formas de ser aceito. Quando rejeitamos um pedido, cria-se automaticamente um pensamento de que essa rejeição nos tornará seres isolados de um grupo.

Esse é um dos motivos mais comuns pelos quais as pessoas tendem a aceitar tudo o que lhes é proposto.

Se este sentimento lhe for comum, lembre-se sempre de sua mãe dizer duas coisas:

“VOCÊ NÃO É TODO MUNDO!”

E, principalmente, “SE TODO MUNDO CAIR NUM BURACO, VOCÊ VAI JUNTO?”

 

 

Por incrível que pareça, nem tudo é responsabilidade sua!

Embora seja fundamental assumir responsabilidades para sermos capazes nos destacarmos enquanto profissionais, é preciso ter ciência que TUDO em excesso faz mal. Até mesmo ser responsável.

Explico: você deve se responsabilizar por aquilo que está ao seu alcance.

Não adianta tentar abraçar o mundo com as pernas. É mais ou menos o mesmo processo de responsabilidade de quando vamos passando da infância para a adolescência e, depois, para a vida adulta.

Primeiro, quando estamos aprendendo a tomar decisões, nossos pais nos encarregam da responsabilidade de escolher sozinhos o que iremos vestir.

Depois, ao ficarmos um pouco mais velhos, começamos a ajudar na organização da casa ao sermos responsáveis por guardar nossos brinquedos.

Em seguida, colaboramos lavando os pratos ou secando as vasilhas.

Ao entrarmos na escola, assumimos a responsabilidade de tirar boas notas.

E assim por diante. Cada fase da vida temos uma dificuldade diferente e o momento certo de fazer cada tarefa.

Portanto, se alguém pedir a você que faça algo que está muito além da sua capacidade – e que você não terá meios para desenvolver no prazo estipulado – simplesmente explique o motivo ao dizer não. Sem remorso e sem culpa.

Como descobrir qual a hora certa de dizer não ou sim

Eis aqui um dos temas mais complexos dos quais já falei em meus artigos, vídeos ou e-books… Isso porque saber a hora certa de dizer não ou sim é muito relativa. Ela depende de fatores tais como:

O fato é que eu percebi com o passar do tempo que o momento certo de dizer não é sempre que algo me distanciar do meu propósito. Isso significa que a todos os instantes eu digo não. Seja por causa da minha saúde, do meu trabalho ou da minha família, há coisas das quais eu simplesmente decidi abdicar.

Em alguns casos é mais fácil que em outros. Para mim, dizer sim à academia e não para dormir mais foi uma decisão difícil. Porém, quando penso nos resultados que estou obtendo, este “peso” torna-se muito mais leve.

O mesmo acontecerá com você.

A grande questão é só aceitar aquilo que te leve na direção do seu propósito.

O que pensar para acabar com o sentimento de remorso ao dizer não

Quando almejamos algo com muita intensidade, torna-se mais fácil vencer o sentimento de remorso ao dizermos não para algo. Alguns pensamentos que você pode fortalecer sempre que sentir aquela vontade inapropriada de dizer sim para algo são:

O passo a passo para fazer seu chefe entender o seu não

A maior dificuldade das pessoas em recusar algo está na forma como elas fazem isso. Quando algo é dito da forma correta, com bastante tato e assertividade, todos compreendem o não. Por isso, selecionei 7 regras de ouro para serem seguidas ao dizer não para o seu chefe sem prejudicar seu relacionamento com ele.

  1. Mantenha o tom de voz tranquilo;
  2. Mostre ao seu chefe a sua agenda;
  3. Pergunte a ele o que é mais importante ser feito imediatamente;
  4. Pergunte a ele qual tarefa irá gerar os melhores resultados;
  5. Se for algo que precisar ser feito imediatamente, pergunte se existe outra pessoa que possa fazê-lo;
  6. Converse com ele calmamente sobre os prazos de entrega;
  7. Analisem em conjunto a ordem de prioridades do que precisa ser feito.

Pode parecer utópico, mas a grande maioria das pessoas tende a ser compreensiva quando confrontada de forma tranquila com argumentos lógicos.

Experimente exercer a sua comunicação sincera e utilize-se das armas da persuasão para negociar entregas e prazos com seus colegas de trabalho.

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