Você se lembra como foi a sua primeira vez? Não interessa o contexto: a primeira aula na escolinha, a primeira apresentação de balé, o primeiro beijo, o primeiro namoro, o primeiro emprego… Sempre que uma nova etapa se inicia em nossas vidas nós nos enchemos de expectativas. A adrenalina é tanta naquele momento que o corpo responde quase de imediato à emoção. As pupilas dilatam, a boca seca, o coração dispara, o corpo treme.

E, aos poucos, aquele momento começa a fazer parte da nossa realidade. Quando percebemos, o beijo vira rotina. O namoro já completou 6 meses. As aulas deixam de ser novidade e começam a pesar nos nossos dias.

É natural muitas pessoas olharem com maus olhos o significado da palavra rotina. A percepção que temos é de ser algo maçante, desgastante e superchato. Que graça tem viver todos os dias da mesma forma? Entretanto, sabemos que a produtividade exige uma agenda. A constância de comportamentos é o que nos leva a viver uma rotina diária.

Esse paradoxo cria um nó em nossas mentes. Uma parte de nós quer fazer e sabe da importância, mas outra parte diz não, pois é chato. Quem nunca viveu essa realidade?

O segredo para o sucesso é a disciplina.

Isso significa que não tem como fugir da rotina.

Precisamos cada vez mais repetir comportamentos saudáveis, nem que sejam cinco minutos por dia, para colhermos resultados duradouros. Do que adianta ir à academia uma vez por mês? Ou beber água só pela manhã? Ou ler um livro ao ano?

Quando não criamos uma rotina de repetição de comportamentos positivos, temos grandes chances de perdê-los pelo caminho. Quanto menos vou a academia, menos quero ir e isso se torna um circulo vicioso. Da mesma forma, quanto menos eu como doce, menos meu organismo sente a necessidade de voltar a comer e nesse caso o efeito é positivo. Assim o hábito é instalado em nossas vidas.

Agora que sabemos da relevância do cultivo de hábitos saudáveis, o próximo passo é saber como ter disciplina para chegar lá. Para isso é necessário identificar uma alavanca. Algo que te impulsione, que te motive a começar. Sem aquele empurrão não tem como iniciar a construção de um hábito.

Uma vez identificada a motivação para o início de uma nova jornada é necessário dar um novo significado à palavra rotina em nossa mente.

Dia novo, vida nova

Eu costumo pensar em formas de fazer a mesma coisa de ontem de uma maneira muito melhor hoje. Eu posso ter uma reunião semanal na minha empresa com as mesmas pessoas, mas ela nunca será igual. Posso ir ao salão toda semana, mas até as conversas com a manicure serão diferentes. As nossas experiências são como as águas de um rio: nunca são as mesmas.

Por mais que pareça ser igual, sempre será diferente. Tanto nós como as pessoas que interagem conosco estão com uma nova mentalidade naquele dia. Somos seres em evolução e cada experiência de vida com que nos deparamos, nos faz ter novos pensamentos e formas de ver o mundo. Cada pessoa com quem conversamos na rua modifica nosso pensar e agir, mesmo que inconsciente.

Quando falamos em dar um novo significado à palavra rotina, temos que levar em consideração também que tendemos a nos acostumar com todas as coisas e corremos um sério risco de perdermos o amor por aquilo que um dia teve tanto significado em nossas vidas.

Ao compramos uma nova casa ou um novo carro, a alegria é notória. Depois de um tempo, aquilo passa a ser muito comum. Ao ouvirmos pela primeira vez que alguém nos ama, sentimos uma alegria indescritível. Aos poucos, esse mesmo gesto pode se tornar apenas mais uma palavra ao vento. Quando recebemos uma promoção no trabalho ficamos eufóricos, mas depois isso pode ser tornar até um peso.

Viva cada dia como se fosse a primeira vez

Que tal experimentar enxergar uma rotina com essa nova lente? Isso ajuda muito a viver os dias com mais entusiasmo. Hoje é a primeira vez que tenho a oportunidade de olhar nos olhos das pessoas que amo. Hoje é a primeira vez que tenho a oportunidade de desfrutar de meu novo cargo. Hoje é a primeira vez que ando por essa rua e olha como ela é linda! Tantas vezes passamos por ruas que nem notamos sua beleza, simplesmente por passar por lá todos os dias e, quem sabe, várias vezes ao dia?

Comece a viver um dia de cada vez e enxergá-lo como único. Experimente desfrutar do ar que respira, da água do chuveiro que tem um cheiro típico… Você lembra qual o cheiro que a água do chuveiro tem? Já reparou nessas pequenas coisas do cotidiano? Viver a vida não é passar por ela, mas experimentá-la em sua intensidade e plenitude. Então, tudo que posso dizer é que minha alegria ao escrever esse artigo é a mesma da primeira vez que me senti honrada pela oportunidade de estar aqui.