Ligue: (62) 3095-(Ver Telefone)
Ligue: (62) 3095-7171
Share on FacebookGoogle+Tweet about this on Twitter
imagem

Como vencer a timidez e falar bem em público

Mãos suadas, frio na barriga e voz trêmula. Esses são apenas alguns dos sintomas que avisam quando sua timidez está a um passo de colocar tudo a perder quando você precisa fazer uma apresentação. Mas como vencer a timidez e falar bem em público?

A boa notícia é que eu trouxe dicas para te ajudar nisso.

como vencer a timidez

 

Existem diversas situação no dia a dia em que a timidez até passa despercebida… Mas se não soubermos como controlá-la, ela pode se revelar como uma insegurança profissional, além disso, pode até causar uma demissão.

Imagine só: todos os meses planejando, estruturando a apresentação de determinado projeto para, no fim, ser sabotado por si mesmo pelo medo de falar em público ou se expor para outras pessoas.

É normal que projetos novos sempre geram grandes expectativas: se algo não sair como esperado, a ansiedade cresce e tende a nos desestruturar. A forma como lidamos com essa insegurança é o que determina o quanto ela ira nos prejudicar.

Por isso é importante saber como manter a timidez, a ansiedade e o nervosismo longes.  Para que o seu lado profissional seja o melhor que você tem a oferecer. Comece a focar naquilo que sua personalidade tem de melhor. É essa individualidade que mais influencia, positiva ou negativamente, nos seus resultados (tanto quanto ou mais que conhecimentos e técnicas).

Como vencer a timidez e falar bem em público

A melhor maneira para fugir dessas armadilhas  é dedicar um tempo de sua rotina à auto percepção. Antes de começar a falar em público, estimule sua autoconfiança. Faça exercícios de relaxamento, como pensamento positivo, leitura, ou mesmo, escutar uma música. Quanto mais concentrado você estiver, menos chances o nervosismo tem para te vencer.

como vencer a timidez

Saber como falar em público é fundamental

Em meus treinamentos de comunicação e oratória, ensino  aos alunos que a melhor maneira de encarar o medo é enfrentando-o. Ou seja, se está em uma festa de aniversário, peça permissão e preste uma homenagem.

Uma reunião de amigos é sempre uma oportunidade para vencer a timidez e exercitar sua comunicação.

E no próprio curso, aproveite o momento para exercitar e errar na frente dos colegas. Afinal, lá é o lugar para errar mesmo.

Neste contexto, treinar para vencer os seus pontos fracos é fundamental. Alguns estudos comprovaram que oradores iniciantes precisam treinar 2 horas para cada 5 minutos de discurso.

E se você almeja perder a timidez e ter mais segurança na hora de se comunicar, além do treinamento árduo e do relaxamento, invista em programar seu cérebro com novos pensamentos, mudando palavras chave negativas, por positivas, como por exemplo:

  1.  Frio na barriga é maravilhoso, pois significa que você está pronta!
  2.  Adrenalina é o mesmo que estar preparado para o que acontecer.
  3.  Sou tímida, mas isso faz parte do meu charme.
  4.  Lembre-se: a pessoa que mais conhece o seu trabalho ou sobre o que você foi chamada para falar é você mesma – senão você nem teria sido convidada para tal oportunidade.

Confira abaixo a minha live sobre como vencer os medos da exposição, com participação do Pyong Lee, que tem o maior canal de hipnose do mundo no You Tube:

A timidez é um veneno para as oportunidades. Por causa dela, as pessoas deixam de fazer amizades, criar relacionamentos, vivenciar experiências e, especialmente, construir boas memórias.

Tem muita gente que duvida quando eu conto sobre a minha timidez. Afinal, como assim, uma palestrante internacional tímida?

Apesar do conceito parecer contraditório, é a mais pura verdade. Inclusive, até o Biquíni Cavadão, uma banda de sucesso que se apresentou para centenas de milhares de pessoas, canta sobre a timidez! E eu posso te provar que não é da boca pra fora:

“Falo pouco, pois não sou

De dar indiretas

Me arrependo do que digo

Em frases incertas

Se eu tento ser direto

O medo me ataca

Sem poder nada fazer

Sei que tento me vencer e acabar com a mudez

Quando eu chego perto, tudo esqueço

E não tenho vez

Me consolo, foi errado o momento, talvez

Mas na verdade, nada esconde essa minha timidez”

Só quem é tímido que sabe que é exatamente isso que se passa na nossa mente quando estamos para falar algo com outras pessoas. Nesta música, em particular, o foco é um relacionamento amoroso. Só que o sentimento de duvidar de si mesmo é universal…

Mas e aí? Qual foi o remédio que encontrei para a minha timidez? Calma que a gente ainda vai chegar lá! Continue lendo que tem bastante coisa boa vindo por aí neste artigo.

O que é a timidez

Para a maioria das pessoas, ser tímido é apenas uma característica de preferir evitar conversas, não se sentir à vontade sendo o centro das atenções e, principalmente, pelo medo do julgamento e da rejeição.

Contudo, como tudo na vida, às vezes essa característica pode ser bastante acentuada, a ponto de interferir gravemente nas capacidades de interagir e criar vínculos afetivos com outras pessoas. Nestes casos, é necessário procurar ajuda profissional para colaborar no processo de vencer a timidez.

Se você se encaixa no primeiro caso e tem vontade de dominar sua mente e melhorar sua qualidade de vida, confere só as dicas que preparei para você:

Autoestima e Autoconfiança

Autoestima é gostar de si mesmo. Autoconfiança é ter segurança em si mesmo.

E ambas são necessárias para vencer a timidez.

A boa notícia é que ambas são treináveis. E esse é um resultado que se constrói dia após dia. Então aqui estão 2 exercícios simples e que você pode fazer sempre. Te garanto que, ao realizá-los, você gostar cada vez mais de si e vencer essa barreira mental que você chama de timidez.

1. Admita que você tem qualidades

Ninguém é perfeito. Isso é um fato. Porém, também não existe ninguém que seja tão ruim que não tenha uma qualidade sequer.

Portanto, faça uma lista dos seus melhores atributos, aqueles pelos quais você sempre recebe elogios.

Pode ser o seu comprometimento, a sua determinação, a sua coragem, o seu bom humor, a sua competência…

E pode ser também características físicas, como o brilho nos seus olhos, seu sorriso, a sua voz.

Eu sei que às vezes parece difícil encontrar algo que a gente goste em nós mesmos. Tem dias que nos sentimos completamente perdidos em nós mesmos. Mas faça esse exercício de encontrar coisas boas a seu respeito. Caso tenha dificuldades, peça um feedback a seus amigos, irmãos… Vale até perguntar para os pais!

Faça uma lista com as suas melhores qualidades e deixe-a sempre à vista.

Quando se sentir para baixo, leia essa lista e absorva os elogios a si mesmo.

2. Caderninho ou jarro da gratidão

Tenho o hábito de, ao me deitar para dormir, eu penso em pelo menos 3 motivos pelos quais sou grata pelo dia.

Talvez você esteja pensando: “isso é ótimo! Mas o que tem a ver com a minha timidez?”

O primeiro motivo é que, para ser grato, é necessário admitir que coisas boas aconteceram. E enxergar a vida com mais positividade é fundamental para vencer a ansiedade que acompanha a timidez.

O segundo motivo está na celebração das pequenas vitórias. Se você conseguiu elogiar aquele colega por uma conquista profissional, mesmo não tendo muita proximidade, isso merece ser comemorado.

Se você conseguiu expor sua opinião diante da equipe durante uma reunião, eis aqui mais um motivo para ser grato.

Lembre-se de que vencer a timidez é um exercício de constância.

Controlando a ansiedade

Uma amiga psicóloga certa vez me disse que existem 2 tipos principais de ansiedade: aquela que paralisa, e aquela que serve de combustível para realizações. E uma pode se transformar na outra, dependendo da ocasião.

Qual é o segredo, então, para controlar a ansiedade da timidez e utilizá-la a seu favor?

O primeiro passo para isso é assumir a consciência corporal, ou seja: estar ciente de quais são os sintomas de ansiedade que você sente e que te impedem de se conectar com outras pessoas:

  • Tem tontura?
  • Falta de ar?
  • As mãos estão frias e/ou suadas?
  • A boca parece cheia de areia, de tão seca?
  • O que mais?

Para cada um desses sintomas você poderá realizar um exercício simples, sem que os outros sequer percebam.

No caso da tontura e da falta de ar, assuma o controle da sua respiração, contando internamente 3 segundos para inspirar e mais 3 para expirar.

Para as mãos, abra e feche os punhos discretamente. Isso estimula a circulação sanguínea e distrai o foco dos seus pensamentos da causa da sua ansiedade para a realização de uma atividade focada.

Para a boca seca, beba água. Este processo é uma mistura do controle consciente da respiração com a mudança de foco do objeto que provoca sua ansiedade.

Os 10 hábitos das pessoas de sucesso

Outro fator que é um excelente remédio de como vencer a  timidez é o desenvolvimento de hábitos saudáveis, que estimulem a sua mente e a deixem mais serena no dia a dia:

  1. Acordar cedo
  2. Tomar o café da manhã
  3. Mentalizar resultados
  4. Meditar e orar
  5. Fazer 3 elogios diários
  6. Realizar coisas diferentes
  7. Priorizar atividades complexas
  8. Contemplar o belo
  9. Atividades físicas
  10. Ser grato

Caso você queira saber mais sobre este tema, você pode acessar ao artigo completo aqui.

Ninguém tá nem aí

Quando somos jovens, temos uma preocupação enorme com o que as outras pessoas vão pensar. Acreditamos que todos estão prestando atenção em nós, que somos o assunto das conversas…

Depois que eu cresci e parei de perder tempo pensando no que os outros achavam de mim, comecei a me dar conta de um fato extraordinário: ninguém liga.

Ninguém liga se você tropeçou.

Ninguém liga se você gaguejou.

As pessoas, na maior parte do tempo, estão tão preocupadas com os próprios desafios que elas sequer têm tempo de pensar realmente nas pequenas falhas que os outros cometem – e que os faz humanos.

Então respira fundo, conta até 10, e aprecie o fato de que toda essa pressão não existe de verdade: a sua timidez é somente o fruto das suas inseguranças e incertezas!

Alguns livros, filmes e séries que te ajudarão como vencer a timidez

A arte é uma excelente ferramenta para estimular a reflexão e permitir que façamos autoavaliações críticas acerca de nossos comportamentos. Ou seja: eles nos ensinam através dos exemplos.

Por esse motivo, se você hoje tem que lidar com a sua timidez, saiba que você não está só: todo mundo é tímido, dependendo da circunstância – mesmo que não pareça, a verdade é que algumas pessoas só têm maior habilidade para esconder o nervosismo.

Então quero deixar aqui algumas recomendações super bacanas para que você saiba cada vez mais, como vencer a  timidez:

Livros

Filmes

  • As vantagens de ser invisível (2012)
  • Sierra Burgess is a Loser (2018)
  • O Discurso do Rei (2011)

Podcasts

Se você precisa falar em público e quer saber os segredos de como fazer isso de maneira inspiradora, baixe já o  E-BOOK – SEGREDO DAS APRESENTAÇÕES INSPIRADORAS

CTA_segredodasapresentacoes - como vencer a timidez

Fale com consultor