Processo de Comunicação
O processo de comunicação é um processo que se dá por meio de uma mensagem transmitida ao receptor, por meio de um canal usado pelo emissor. Uma comunicação efetiva implica, portanto, no entendimento por parte do destinatário. Isso significa que, se o emissor falar português e o receptor só entender árabe, não haverá comunicação eficiente.
Uma simples brincadeira de criança pode mostrar a importância com que devemos tratar a comunicação. No “telefone sem fio” uma mensagem é dita a alguém, que deve repassar no ouvido de outras pessoas. Geralmente, no fim, a mensagem entendida, repassada rapidamente e com muitos intermediários não tem nada a ver com a original.
Fazer com que a nossa mensagem seja entendida pelas pessoas e repassada corretamente é um desafio da “era da informação”.
O telefone sem fio contemporâneo é a teia de produção de conteúdos a que somos expostos. Já é possível dizer que a maior parte deles é produzida com o objetivo de confundir ou ludibriar as pessoas.
Um levantamento do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Acesso à Informação da USP, por exemplo, chegou à conclusão de que, na semana da votação do impeachment na Câmara Federal, três das cinco reportagens mais compartilhadas por brasileiros no Facebook eram falsas. Isso representa 60% de transmissão incorreta de fatos.
A preocupação com a circulação de informações falsas não é uma exclusividade do nosso país. Um relatório do Fórum Econômico Mundial listou a disseminação de informações erradas online com um dos riscos significativos para a sociedade moderna.
Imagine quanto tempo já perdemos ouvindo, lendo ou disseminando informações falsas?mO que as informações falsas agregam às nossas vidas e aos nossos resultados?
O fato é que a instantaneidade com que as informações são disseminadas, somada à nossa impossibilidade de checar a veracidade de tudo o que recebemos, são um prato cheio para uma comunicação desastrosa. Buscar informações também exige foco e isso tem muito a ver com gestão do tempo.
Mesmo na comunicação interpessoal nossa falta de tempo nos leva a comunicarmos de maneira ambígua. Tendemos a acreditar que as pessoas estão pensando exatamente as mesmas coisas que nós, naquele exato momento. E isso leva a inúmeros problemas de interpretação e compreensão. Resultado: retrabalho – isto é, desperdício de recursos financeiros e de tempo.
Você comunica de forma detalhada?
Comunicar de forma detalhada, saber que o óbvio para você não é óbvio para o outro, olhar nos olhos das pessoas enquanto fala e pedir para ela repetir o que entendeu sobre o que você disse podem fazer significativas diferenças nesse processo e garantir compreensão sustentável.
Vendedores que não possuem a paciência de perguntar muito e ouvir de forma genuína antes de oferecer determinado produto ou serviço podem perder um cliente em potencial para sempre.
Uma mãe que, na ânsia de educar bem seu filho, prefere falar mais ou dar respostas prontas ao invés de observar e agir com empatia no relacionamento diário pode perder grandes oportunidades de construir laços fortes de amor e amizade.
Respostas só são assertivas a partir do momento que é investido tempo na escuta ativa e exercício da empatia.
Fica claro, portanto, que a comunicação assertiva, como a produtividade em vários outros setores da nossa vida, demanda de organização, planejamento e gestão do tempo.
O grande inimigo do processo comunicativo nos dias atuais tem sido, em muitos casos, justamente a instantaneidade proporcionada pela tecnologia.
Em tese, se bem utilizada, ela pode nos poupar tempo, como também pode ser uma armadilha que nos prende a um “telefone sem fio” moderno.
Cada vez mais, tende a sobressair o profissional que souber dosar seu tempo, inclusive para se informar e se comunicar.
Para te ajudar a aprender um pouco melhor sobre uma comunicação assertiva, eu preparei este ebook com dicas especiais sobre oratória e comunicação! Espero que goste.
*Tathiane Deândhela é CEO do Instituto Deândhela, empresa goiana especializada em produtividade e alta performance.