Ícone do site Instituto Deândhela

Como fazer um roteiro de palestra para impactar o seu público?

Como fazer um roteiro de palestras

Qualquer pessoa que se propõe a se apresentar diante de um público é exposto a algumas dificuldades, sobretudo, nas suas primeiras investidas. Afinal, nem todo mundo sabe por onde deve iniciar a sua preparação. No caso, a principal dúvida é sobre como fazer um roteiro de palestra que agrade a sua audiência e prenda a atenção do público.

Esse texto pode lhe ajudar nesse pontapé inicial!

O poder da oratória é fundamental para entregar uma mensagem e cativar a sua audiência. Mas como fazer um roteiro de palestra de impacto?

A questão é todo mundo precisa começar de algum ponto, né? De qualquer forma, no tempo antes dessa apresentação é hora de fazer o planejamento das atividades pré, durante e pós-evento para ser bem sucedido. E nos dias de hoje, essa preocupação deve prevalecer tanto para quem quer aprender a fazer um roteiro de palestra presencial quanto online.

Mas, por que preparar um roteiro de apresentação de palestra?

O poder de comunicação é uma característica comum aos grandes profissionais desse segmento. Sendo assim, há diversas pessoas que podem servir de inspiração para quem está iniciando e não sabe bem como se expressar.

Por isso, qual é o primeiro comunicador que lhe vem a mente? Existe quem diga que Silvio Santos é o maior comunicador da história da TV brasileiro, bem como há pessoas que concederiam esse posto a Fausto Silva, Chacrinha e até ao narrador esportivo Galvão Bueno.

Independentemente de sua preferência ou não por alguns desses profissionais, todos fizeram história na área de comunicação por décadas e possuem jargões, vozes e oratórias marcantes. E, mesmo que sejam bons em improvisos, o roteiro é uma ferramenta essencial.

Sendo assim, a necessidade de saber como fazer um roteiro de palestra é algo indispensável para quem está indo para a primeira ou para a vigésima terceira apresentação.

Afinal, essa é uma técnica de vital importante até mesmo para aqueles que já se sentem confortáveis ao encarar a audiência ou que são especialistas no tema proposto.

4 Motivos para preparar um roteiro de palestra:

Caso você ainda esteja questionando essa necessidade, a lista abaixo apresenta alguns fatores que evidenciam a relevância de ter esse cuidado para o seu trabalho com o público.

1. Mensagem completa

Quando você opta por fazer um roteiro, consegue enxergar a mensagem que deseja transmitir na sua totalidade.

Sendo assim, se conquista uma visão ampla da melhor maneira de levar esse conteúdo ao seu público sem cair na mesmice e repetição. Esse é um dos principais desafios de um palestrante, especialmente, em início de trabalho.

2. Segmentação do tema

Com a mensagem muito bem definida, o roteiro da apresentação permite a segmentação dos tópicos e a eliminação de informações e dados que pouco acrescentariam.

A partir daí, basta formatar os seus tópicos principais e estruturar a sua apresentação.

3. Trechos chamativos

Com o roteiro devidamente construído, você pode trabalhar em partes da sua apresentação que servirão para despertar e manter o interesse das pessoas.

Histórias e relatos humanizados são formas interessantes de conseguir isso.

4. Detalhes

Como fazer um roteiro de palestra impecável passa por uma revisão detalhada antes da data marcada. Com o discurso em mãos, trate de praticar algumas vezes para descobrir e limar esses erros.

Além disso, esses treinos também servem para cronometrar o tempo de duração da sua fala. Se estiver muito extensa, não tenha medo de cortar. Caso esteja abaixo do tempo solicitado, confira o que pode ser adicionado ou detalhado para alcançar o tempo ideal.

Como fazer um roteiro de palestra?

O roteiro de uma palestra deve ser encarado como a principal fase da sua preparação. Infelizmente, algumas pessoas tendem a culpar a “falta de tempo” para criar um estrutura adequada para a sua oratória.

No entanto, essa justificativa não pode ser tolerada por quem deseja ser levado a sério, inspirar os demais e repetir essa experiência. Afinal, você já reparou um bom roteiro faz toda a diferença em todas as situações, inclusive no cinema.

Já que produções caríssimas e com elencos estrelados acabam não dando o retorno esperado, justamente porque não dão o devido tratamento ao roteiro. A mensagem é a alma da sua apresentação!

Mas, como fazer um roteiro de palestra de alto nível e que impacte o público a sua volta? De acordo com a Sociedade Brasileira de Apresentações Profissionais (SBAP), é possível separar esse processo em etapas.

Mensagem principal

Simplesmente, você deve fazer com que a sua audiência se pergunte “por quê” durante sua apresentação.

Pautas secundárias

Elabore três tópicos para o questionamento de “como?”

Frase curta e impacta

Uma boa estratégia é elaborar uma frase curta, impactante e profundamente ligada a sua mensagem principal. Esse é um ponto relevante, principalmente, em um roteiro de palestra motivacional.

Roteiro visual

Como criar um roteiro de palestra também passa por detalhar o seu raciocínio. Ou seja, elabore um mapa mental ou uma maneira visual de ilustrar o seu roteiro.

Conteúdo

Nesta fase, você já está pode começar a adicionar o material para a sua palestra, ou seja, montar todos os slides com dados, imagens e informações em sequência.

Tom de discurso

O tom para o seu roteiro precisa estar de acordo com o seu público-alvo. No entanto, isso pode variar em função da estrutura a sua disposição.

Por isso, você necessita saber previamente em que ambiente e a quantidade de pessoas que escutarão as suas palavras. Já que essas questões podem influenciar na hora de adequar a sua linguagem para a audiência.

Isso acontece porque as palestras online, os populares webinários, se tornaram extremamente frequentes no período de isolamento social e tendem a ser em voga mesmo após a pandemia.

E, sem dúvida, o tom de uma apresentação presencial se diferencia significativamente de uma participação virtual.

Em um cenário digital, o palestrante tem os seus gestos limitados e precisa se focar ainda mais no material de apoio e na mensagem fala. Em um evento físico, essa condição se diferencia.

De qualquer maneira, o ideal é treinar e preparar a linguagem para que seja compatível com o seu discurso e plateia.

Pois o intuito é deixar claro a sua mensagem a fim de se tornar uma referência no seu campo de atuação seja digital, seja presencial.

https://www.youtube.com/watch?v=U6tTtkcQBpk

Você que quer INSPIRAR outras pessoas e levar sua mensagem para o mundo, que tem histórias que merecem ser contadas? Então clique no banner abaixo e se inscreva para a próxima turma da Masterclass Palestrante Memorável:

Sair da versão mobile