Uma boa maneira para o empreendedor dividir tanto o seu conhecimento quanto o seu conteúdo com o seu público nos dias de hoje é descobrindo como fazer um workshop.
Com as ferramentas certas, é possível fazer um evento bem sucedido de forma presencial ou totalmente online, abordando os mais variados assuntos.
Com um estilo mais voltado a prática e de rápida duração, os workshops estão despertando o interesse da audiência nacional. Já que são uma opção para um profissional que almeja uma fonte de renda extra ou aumentar o seu engajamento.
Caso esse seja o seu caso, mas ainda tem alguns questionamentos sobre como se faz um workshop, esse conteúdo é imperdível!
Você vai conferir a seguir como organizar esse tipo de evento, as características do formato virtual e um passo a passo! Vamos lá?
Afinal, como é o funcionamento de um workshop?
Basicamente, um workshop pode ser definido como um modelo de aula inovador. Isso porque é apresentado por um especialista no assunto e muito mais direcionado para a aplicação do conceito na prática.
No contexto empreendedor, esses eventos podem contar com inúmeras funções. Capacitação de equipe, apresentação de produtos, interação com os parceiros comerciais e clientes são algumas das possibilidades.
Por isso, essas realizações são indicadas para consolidar a identidade e o prestígio da marca, negócio ou profissional em questão.
Já que se permitir mostrar a clientela o patamar de preços que a marca trabalha, obtendo oportunidades para fazer ligações e até fechar novos negócios. No entanto, os resultados positivos dependem de planejamento, divulgação e credibilidade.
Como fazer um workshop online?
Quando o empreendedor se pergunta como fazer um workshop de qualidade, o formato virtual também deve fazer parte dos planos.
Sendo assim, a programação virtual pode ser entendida como um curso oferecido em alguma plataforma com o intuito de propagar um conhecimento específico.
A informação pode ser disseminada com uso de gráficos, fotos, vídeos, imagens, podcasts, ebooks, etc.
Ao contrário de uma capacitação habitual, um workshop na internet procura detalhar um tópico de maneira interativa e prática.
De modo geral, a duração deste material varia de duas até cinco horas porque se propõe a trabalhar a produtividade.
Por isso, é de vital importância que a pessoa encarregada seja realmente especializada na pauta em questão.
Um dos benefícios dessa produção é oportunizar uma temática bem mais técnica e direta.
Além disso, o formato online está cada vez mais popular, podendo atingir uma audiência muito mais abrangente sem a limitações como um evento presencial.
E, em caso de dúvida, o interessado pode voltar ao conteúdo quantas vezes quiser.
Como fazer um workshop de sucesso? Confira 4 dicas valiosas!
Agora que você já compreendeu o conceito, está na hora de descobrir como fazer um workshop, não é?
O desafio pode parecer grande a primeira vista, mas o custo benefício compensa o esforço. Já que as pessoas estão sempre dispostas a aprender algo novo e, principalmente, voltado a resoluções práticas.
Uma prova disso é que o setor de cursos e as qualificações estão em expansão no território nacional. Isso quer dizer que há uma audiência para receber suas mercadorias ou serviços.
Vale salientar que um workshop bem feito também ajuda a se consolidar como autoridade dentro de um nicho. Afinal, você se apresenta como alguém confiável para um determinado público.
Além disso, é um ótimo ambiente para divulgação de marca e alcance de novos clientes.
Por isso, você encontrará um passo a passo para organização e execução do seu workshop logo abaixo.
1 – Assunto
A primeira ação é selecionar um assunto! Isso porque a pauta é uma garantia de posicionamento do seu evento e auxilia a estabelecer os próximos passos.
Caso o assunto não esteja vinculado a uma carreira, e se tiver ligação com habilidades específicas para o rendimento em alguma área, opte por alguma para se trabalhar.
Foque em tópicos atuais e que atendam a demanda do seu público. O ideal é realizar estudos sobre temas, necessidades e vontade da sua audiência.
Com esse cuidado, o perigo de errar nessa definição de pauta cai drasticamente.
2 – Público-alvo
Como fazer um workshop passa por conhecer o seu público-alvo. Descubra quem terá interesse em aderir ao seu evento.
Uma alternativa para entender isso é estabelecendo critérios como faixa etária, localização, gênero, interesses e o que procurando quando participam de eventos desse tipo.
Sendo assim, você vai encontrar um perfil detalhado a sua audiência e reunirá informações fundamentais para elaboração da sua apresentação.
E se lembre de analisar a quantidade de pessoas que você pretende atender. Basicamente, pense se o seu evento será de pequeno, médio ou grande porte.
3 – Conteúdo
Um dos elementos mais importantes para o conteúdo é entender que um profissional de qualidade fará parte e que abordará assuntos relevantes.
Portanto, se você não for o palestrante principal, selecione pessoas com relevância no nicho a ser trabalho para agregar valor ao seu workshop.
Mas, você também deve reservar um tempo para a construção dos materiais e da apresentação em si.
Leve em consideração a experiência dos participantes e analise todas as possibilidades de equipamentos, materiais e itens necessários.
Que tal criar uma lista e inserir todos os recursos indispensáveis para a realização do seu workshop, independentemente do formato presencial ou virtual.
E, claro, tenha certeza que tudo está em ordem até a hora marcada!
4 – Divulgação
Como fazer um workshop shop de sucesso também tem muito a ver com o processo de divulgação antes, durante e até depois da sua apresentação.
Afinal, essa é uma das fases que exige mais atenção, estratégia e cuidado dos seus idealizadores visando o sucesso da iniciativa.
É preciso destinar um orçamento e tempo com o objetivo de alcançar uma audiência adequada, especialmente, se a apresentação acontecer em cidades grandes.
Sendo assim, aposte em processos de inscrição tanto físicos quanto online. Adote estratégias diferenciadas e variadas para alcançar o seu público-alvo e chegar a quantidade de participantes desejado.
As mídias sociais, email marketing, endomarketing e propaganda localizada são os recursos mais usados nos dias de hoje.
Mas, não precisa parar por ai! Ainda dá para apostar em propaganda off-line. Ou seja, você pode adicionar uma campanha com matéria impresso em locais estratégicos, dependendo do público em questão.
Além disso, os contatos e as indicações também pode fazer a diferença nesse processo.
E nessa etapa de divulgação do seu evento, itens básicos como o lugar, a hora, convidados, intuitos e valores (caso o workshop não seja gratuito) devem estar em destaque.