O brasileiro é um público ávido por conteúdo online e ao vivo. Por isso, a criação de conteúdo e saber como palestrar online pode ser muito útil na hora de passar a sua mensagem tanto com cunho pessoal quanto finalidade empreendedora.

Afinal, o consumo de streaming cresceu e se tornou algo consolidado no território nacional. Entre os internautas nacionais, 75% conferiram filmes, vídeos, seriados e atrações, enquanto 72% escutaram música virtualmente no ano passado.

Os dados pertencem ao estudo TIC Domicílios 2019, mais relevante pesquisa sobre as tecnologias da informações e comunicação, produzida pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação, ligada ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Consumo de vídeo online

Mas, será que vale a pena conhecer os dados de consumo de vídeo online no país antes de preparar palestras grátis online? Sem dúvida, uma vez que essa é uma forma de saber mais sobre o seu público-alvo.

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Sendo assim, o consumo de vídeo online varia de acordo com a situação financeira e a formação. A ação é comum em 87% dos entrevistados das classes mais privilegiadas. Já entre as classes D e E ficou em 65% .

A tendência girou em torno de 83% para os diplomados no ensino superior, diante de 45% para brasileiros com educação básica. Além disso, a localização das pessoa também interfere nesse costume.

A atividade aconteceu com mais frequência entre os moradores de cidades (75%) contra 63% dos residentes na zona rural. Cerca de 80% do público masculino consumiu vídeo online, 10% a mais que as mulheres.

Outro detalhe importante em relação a como palestrar online, se refere ao formato de vídeo.

Conforme a pesquisa, o download foi usado por apenas um quarto da população. Algo curioso quando se leva em consideração que essa era a principal forma de consumo de vídeo no começo dos anos 2000.

Consumo de áudio na internet

Todo mundo gosta de música, certo? E, hoje em dia, a maneira mais rápida e fácil de ouvir os seus cantores favoritos é pela internet! A pesquisa indicou que 80% dos brasileiros com maior poder aquisitivo escutaram música online, pouco mais de 12 pontos das classes D e E.

Já o consumo de música online entre internautas nas metrópoles (73%) e do campo (64%), sendo que cerca de 70% de homens e mulheres escutaram as suas canções virtual. 

Mas, o profissional que está trabalhando em como palestrar online deve se atentar a outro tipo de consumo online: os podcasts. Caso você disponibilize em vídeo, por que não aderir ao conteúdo apenas em áudio?

Afinal, esse formato está em alta no país, sobretudo, em determinados nichos. Dos entrevistados, 13% afirmaram consumir essa mídia, mas a quantia sobre para 37% entre os usuários da classe A. Ou seja, conhecer o seu público faz toda a diferença.

Criação de conteúdo online

O estudo também revelou detalhes sobre a criação e compartilhamento de conteúdo online. Cerca de 73% dos participantes admitiram compartilhar conteúdo de outras pessoas, mas os números caem significativamente quando questionados sobre criação e produção.

No entanto, o mercado digital está conseguindo resistir a crise financeira e surge como oportunidade para que as pessoas possam se reinventar e trabalhar de casa.

Entre essas possibilidades criativas, as palestras grátis online ou pagas surgem como alternativa para chamar a atenção de uma parcela do público.

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Sendo assim, você pode usar esses canais para transmitir uma mensagem, anunciar produtos ou marcas, bem como se tornar referência na área em que atua.

Afinal, uma palestra online é uma forma de revelar o seu conhecimento e repassar conteúdo de alto nível ao público. E não há limitação de temas, não!

Você pode promover palestras de administração online, palestras jurídicas online, palestras de entretenimento, palestras sobre cultura pop, bem estar, entre outros assuntos!

Como palestrar online?

Quando se trata de uma palestra online, se refere a uma aula ou apresentação de conteúdo em vídeo e/ou áudio virtualmente. Esse evento pode ser disponibilizado ao vivo ou gravado!

Normalmente, essas conversas são interativas para que o público possa enviar questionamentos, dúvidas e dar seu feedback.

Além disso, a duração de palestras grátis podem variar de acordo com a vontade do seu idealizador ou do tempo máximo permitido pela plataforma. Por exemplo, o Instagram limita a duração das “lives” em apenas uma hora.

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De qualquer maneira, o ideal é fornecer material que agrega valor e que desperte o interesse do público. Sendo assim, você pode trabalhar para se tornar uma referência neste nicho.

Caso o seu intuito é anunciar e comercializar um produto, serviço ou marca, é essencial apresentar todo o seu domínio da área para convencer e provocar a conversão.

Portanto, o cliente em potencial descobrirá o valor daquilo, o que proporcionará ainda mais credibilidade ao item a venda. E, desse modo, a tomada de decisão pela compra e a fidelização ocorrerão com facilidade.

Criar autoridade online

Diferente de um evento presencial, a palestra online não possui restrição de público e tampouco de localização. Ou seja, pessoas de todas as partes do mundo podem lhe acompanhar.

Além disso, a realização em uma mídia social permite o seu compartilhamento ao vivo de maneira ilimitada.

Desta maneira, os seus espectadores se transformam em seus anunciantes nesse momento ao compartilhar com os seus próprios seguidores.

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Por isso, o seu material pode romper a sua bolha e alcançar uma audiência muito além da planejada.

E, tudo se torna ainda mais viável quando você trabalha, se empenha e planeja virar uma autoridade online em algum segmento. Já que se diferencia dos seus adversários no cenário virtual.  

Portanto, é indispensável que desenvolva um trabalho de qualidade, interativo e agregando valor desde o começo.

Sendo assim, quando alguém necessitar de ajuda para problemas vinculados ao seu setor, você será a referência a ser seguida. Uma vez que o público-alvo já está convencido da sua competência!

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