Provavelmente, você já ouviu falar o que é oratória. Hoje em dia, essa é uma característica bastante desejada no mercado de trabalho. Mas, será que todo mundo realmente compreende o que significa?

De acordo com o dicionário, oratória é um substantivo feminino e se refere a arte de falar em público, a eloquência.

Oriunda do latim, a palavra gramaticalmente quer dizer um “conjunto de regras que ajudam na arte de falar bem”. Os principais sinônimos de oratória são retórica, eloquência, persuasão.

O que é oratória?

O fato é que a busca pela capacidade de falar bem é bastante antiga. De acordo com matéria do portal Catho, negócio focado em recrutamento e mercado de trabalho, a oratória surgiu na Sicília, uma região italiana.

No entanto, a oratória ganhou outros contextos e aplicações na Grécia. Isso porque se tornou um mecanismo para ganhar status e destaque dentro do cenário político.

Portanto, o intuito da oratória é persuadir. E é nesse ponto que reside a principal distinção da oratória para a didática. Já que a oratória busca convencer o seu ouvinte, ao passo em que a didática visa passar algum tipo de conteúdo.

Ainda segundo o portal Catho, a capacidade de se expressar bem tende a aprimorar em 100% o seu rendimento no trabalho. O profissional que consegue verbalizar as suas ideias em qualquer cenário.

O que é oratória

E, a partir daí, vira alguém mais confiante e que transmite essa certeza quando fala. Além disso, um bom orador também raciocina de maneira acelerada, assertiva e fluida.

O que significa que um bom comunicador consegue encarar, chamar e manter o interesse da sua audiência durante a sua fala.

Sendo assim, a oratória atual foi aprimorada e expandida com o passar do tempo. Nos dias de hoje, essa capacidade é procurada e usada nos mais diferentes setores, desde o cenário político, comercial e até digital.

Diferença entre oratória e retórica

Até aqui, você entendeu o que é oratória. Mas, como citado anteriormente, a retórica é um termo muito parecido com esse e chega até a ser confundido. Ainda que parecidas, a retórica e a oratória possuem algumas distinções.

Sendo assim, o poder da retórica tem a ver com a estratégia de adotar a utilização das palavras e do tom adequado a uma audiência.

Portanto, uma retórica de qualidade é a facilidade de apontar, ordenar e escolher adequadamente as suas palavras. Tudo com o objetivo de transmitir um conteúdo de forma clara ou de convencer alguém sobre algo.

Com relação a história, a retórica tem a sua presença notada desde o começo da evolução dos seres humanos.

Afinal, a retórica é algo fundamental para o exercício da política, para a prática de negócios, a construção de acordos. Bem como para definir medidas que regulam os deveres e direitos de um povo.

Na Idade Média, se aprendia técnicas de retórica a fim de participar de debates de filosofia e teologia. Hoje em dia, a ferramenta é de vital importância para inúmeros setores, como religioso, judicial, político, corporativo, entre outros.

Afinal, a retórica nada mais é que o mecanismo pelo qual uma pessoal pode falar e ser compreendido por seu ouvinte. Enquanto o ouvinte tende a convencido de algo a partir dessa mensagem.

Diferenças

Conforme explicação do portal educativo Brasil Escola, as duas palavras são semelhantes, só que não significam a mesma coisa.

Se a retórica se trata de unicamente saber se comunicar muito bem, a oratória tem a ver com a capacidade de se apresentar em público e para um determinado público.

O que é oratória

Sendo assim, a oratória, como uma maneira de persuadir a sua audiência, possui uma ligação muito próxima a retórica. Todavia, essa ligação já foi muito mais direta na Antiguidade.

Ainda segundo o Brasil Escola, o termo de origem grega “rhêtorikê” foi levado para o latim como a palavra “oratore”. Hoje em dia, as duas palavras receberam conceitos que se distanciam tanto na prática quanto na semântica.   

Medo de falar em público x Oratória

Como você já viu, o conceito de o que é oratória passa por se comunicar em público e diante de um público. E essa é uma tarefa complicada para muitas pessoas.

De acordo com uma pesquisa publicada no jornal britânico “Sunday Times”, o medo de falar em público está acima do medo de uma crise financeira, doenças graves e até da morte!

Isso acontece porque as pessoas tendem a sentir muito medo da avaliação de terceiros. E, a partir da sua mensagem, há o receio de encarar críticas e retaliações nas esferas pessoal e profissional.

No entanto, esse bloqueio para expressar as suas ideias em reuniões de trabalho, palestras, seminários, processos seletivos e tantas oportunidades pode minar a carreira de qualquer um.

Então, confira algumas dicas para começar a superar essa situação e falar de maneira direta e clara a uma audiência.

Objetivo

Para não distrair ou perder o fio do seu conteúdo, é preciso se concentrar no que está pretendendo repassar a sua audiência.

Estudar e revisar todos os dados indispensáveis para a sua apresentação e elaborar um roteiro com tópicos ajudam a direcionar o seu discurso.

Audiência

É indispensável estudar e conhecer o público que estará a sua frente. Porque sabe para quem se está falando oportuniza o ajuste na forma, das ferramentas e até na linguagem a ser adotada.

Afinal, o tom do discurso e a sua postura corporal também precisam estar alinhados para que não chame mais atenção do que o conteúdo preparado.

Confiança

Com a devida preparação e treinamento sobre o tema da apresentação, a próxima ação é se esforçar para manter a tensão sob controle.

Momentos antes da apresentação, é fundamental estar tranquilo para que tudo possa ocorrer da maneira planejada. E se ocorrer algum imprevisto?

O que é oratória

A preparação prévia é para minimizar as chances de algo inesperado se suceder. Mas, procure seguir com calma, colocando as suas ideias e mantendo o foco no seu público.  

A preparação ajuda a reduzir esse medo de falar em público, especialmente, nas primeiras vezes.

Por isso, qualquer um que deseja ser bem sucedido na sua carreira precisa entender que se expressar com clareza é uma qualidade a ser trabalhada e aprimorada a sua rotina. Ou seja, um processo de aperfeiçoamento pessoal e profissional contínuo!

Conheça de forma online as técnicas dos maiores oradores do mundo. Inscreva-se aqui!