Milhares de profissionais lidam diariamente com o temor de falar em público. Por isso, a simples necessidade ou dúvida sobre como montar uma palestra já gera um pavor prontamente.

Um estudo de 2014 realizado pela da Universidade de Chapman mostrou que o receio de falar publicamente era a maior fobia entre os entrevistados. Um a cada quatro pessoas ouvidas tinha terror de se discursar para uma multidão.

Todavia, esse medo pode sabotar tanto a sua formação quanto a sua trajetória profissional. Um levantamento publicado pela BBC News reuniu 600 empregadores e apresentou as principais características procuradas nos dias de hoje.

Segundo a pesquisa, os recrutadores priorizam a capacidade de se comunicar publicamente, enquanto o talento para apresentação aparece no quarto lugar da lista.

Sendo que especialização de gestão, como “coordenar ações administrativas” ficou com o último lugar. 

Ainda assim, o estudo de 2014 apontou que 12% dos profissionais preferem desistir de uma apresentação, apesar de perder reconhecimento no local de trabalho.

como montar uma palestra

Entre as pessoas entrevistadas que não se incomodavam em se expressar na frente dos demais, cerca de 70% confirmaram que esse fator foi essencial para o crescimento profissional.  

Glossofobia e o impacto na sua vida

Por acaso, você já ouviu falar de glossofobia? A maioria das pessoas não. No entanto, muita gente deve se identificar com o problema: medo de falar em público.

Afinal, milhares somente tem essa fobia, enquanto outros ainda podem contar com sociofobia. O temor do palco, que também é um sintoma de glossofobia.

O fato é que ter dificuldade para se expressar publicamente e descartar qualquer chance de saber como montar uma palestra, faz parte, atrapalha e atrasa a vida de milhares mundialmente.

Afinal, há centenas de estudos comprovando que a ansiedade no ambiente de trabalho pode representar queda na produtividade.

Ainda que muitas tarefas sejam realizadas virtual ou digitalmente, a evolução na carreira ainda depende do seu posicionamento.

Um relatório da IBM, que aponta caminhos para lideranças no setor executivo, aconselha a participação em painéis, produção de conteúdo online e publicar assuntos nas redes sociais para fazer com que as suas ideias ganhem ainda mais repercussão dentro da empresa.

De acordo com o Harvey Coleman, autor de livro Empowering Yourself (“Empodere-se”, em tradução livre), há três elementos indispensáveis para o sucesso profissional: rendimento, imagem e visibilidade.

No entanto, Coleman atribui pesos diferenciados a cada um deles. Tais como: visibilidade 60%, imagem 30% e rendimento 10%. Portanto, a conclusão do autor é que falar em público é algo indispensável para quem almeja crescer profissionalmente.

Como montar uma palestra?

Agora que você já conferiu o quanto essa falta de iniciativa em público pode travar o seu desenvolvimento, que tal se soltar e entender como montar uma boa palestra?

Afinal, a necessidade vai bater à sua porta mais cedo ou mais tarde. Você precisará mostrar os resultados de alguma estratégia, algum trabalho ou ação.

Assim, terá de encarar a pressão de organizar os dados e elaborar uma apresentação para público pequeno, médio ou grande.

como montar uma palestra

Neste caso, você deve produzir um conteúdo relevante o bastante para despertar e manter o público da audiência. E sempre com um material de qualidade, conhecimento de causa e boa oratória.

Mas como montar uma palestra de alto nível? O que deve levar em consideração quando está se preparando para informar e repassar uma mensagem a terceiros?

Pode parecer complexo, mas calma! Com organização, treino e tranquilidade, dá para ter uma boa performance em público!

Como montar uma palestra passo a passo!

Objetividade nos slides

Ninguém tem muita paciência para ficar forçando a vista para ler letrinhas e mais letrinhas em um tempo. Se você quiser usar slides para facilitar o seu discurso, tenha cuidado para não se exceder!

O ideal é não encher muitas linhas e distribuir os temas de sua apresentação em alguns tópicos. E, claro, esses slides são apenas um completo e um suporte para a sua atuação.

Mantenha a seriedade, transmita a sua mensagem e não se limita a leitura dos slides!

Recursos multimídia

Como citado anteriormente, os slides são importantes na hora de saber como montar uma palestra boa. Entretanto, o formato desses slides pode variar a fim de manter a atenção de todos.

Por isso, você deve adotar os recursos que puder e que tiverem a ver com a atmosfera da sua apresentação. Vídeos, músicas, áudios, memes, clipes, etc.

como montar uma palestra

Esses elementos podem transformar toda a dinâmica da sua palestra em uma experiência muito mais imersiva e envolvente.

Integração com o público

No decorrer ou após a sua apresentação. Afinal, a ordem dos fatores não altera o produto, correto? Portanto, é preciso abrir um momento para interagir com a sua audiência.

Dá para abrir para questionamentos, esclarecer dúvidas e até propor dinâmicas com o pessoal. Sendo assim, o ato de repassagem a sua mensagem se torna mais simples e natural.

Todavia, use essa integração de acordo com o seu público e procure ajustar de uma apresentação para a outra.

Às vezes, a dinâmica pode quebrar o gelo inicial e deixar o evento mais fluido. Faça tentativas e atividades que se relacionem com o perfil da sua audiência.

Convicção no seu material

Você precisa ter certeza e transmitir credibilidade quando estiver se apresentando. Transparecer alguma dúvida faz com que os outros se desinteressem da sua mensagem, independentemente dos recursos disponíveis.

Para conseguir capturar o interesse da audiência, você precisa estar genuinamente empolgado e convicto de sua abordagem. Treino, concentração e calma ajudam nesse ponto!

Tom do discurso

A sua fala em uma palestra pode comportar trechos acelerados e partes lentas. Afinal, não há uma velocidade ou tonalidade adequada do primeiro ao último minuto. A única exigência é que as pessoas compreendam e acreditem no seu discurso.

Essa variação no discurso pode fazer parte de sua apresentação para evitar momentos maçantes e tirar a plateia da zona de conforto.

Bom senso é de vital importância, levando em consideração a seriedade e profundidade do tema que está expondo. Por isso, o tom do discurso precisa estar de acordo com seu público-alvo.

Organização

A organização é algo fundamental antes, durante e depois de uma palestra de qualidade. Porque é algo que ajuda a elaborar um roteiro interessante e condizente com o tempo de duração, ajudando até a antever as reações da audiência.

Por isso, conhecer o perfil dos seus espectadores é essencial para se apresentar de modo assertivo.

como montar uma palestra

Trabalhar tudo isso no decorrer da sua preparação resulta em um evento muito mais fluido, dinâmico e certeiro.

No fim das contas, a organização também serve para que você consiga manter a calma e a confiança que está devidamente pronto para executar tudo o que planejou, inclusive para lidar com os imprevistos.

CTA Palestrante Memorável