Todos os dias, profissionais nos mais variados segmentos se questionam: como trazer maior lucratividade para as suas empresas? Na maioria das vezes, trabalham mais horas para buscarem aumentar a produtividade no trabalho.

Mas será que trabalhar mais realmente é o caminho para ter mais resultados e crescer profissionalmente?

A verdade é que ser produtivo no trabalho não quer dizer que você tem que fazer tudo. Nem que você tenha que trabalhar mais.

Muito pelo contrário!

As pessoas pessoas de sucesso também são pessoas comuns como você, porém elas se concentram nas coisas certas.

Sabe a regra do 80/20? Esse princípio básico da produtividade deixa em evidência a importância de focar no que realmente é importante!

Para ser produtivo no trabalho, é preciso focar em uma tarefa por vez, para conseguir concluir tudo o que começar. Assim suas energias estarão concentradas no que realmente vai fazer a diferença.

Isso pode ser contra intuitivo para muitas pessoas, porque há a confusão entre “ser produtivo” com o setor da empresa “Produção”. Como resultado, essas pessoas se concentram demais em atividades operacionais, muitas vezes de responsabilidade de outras pessoas.

Contudo, uma pessoa produtiva não é aquela que faz várias coisas, fazendo sempre hora extra para dar conta de todo o serviço.

Quem é produtivo de verdade chega no seu horário tradicional, trabalha gerando resultados para a empresa, não desperdiça tempo com redes sociais, intervalos desnecessários e principalmente chega no final do dia com sentimento de “dever cumprido”.

Essa pessoa quase nunca deixa grandes pendências para outro dia. 

Como resultado, ela tem:

  • Mais tempo livre para se dedicar à família, aos amigos e a si mesmo;
  • Se estressa menos;
  • Fica com a mente livre para criar estratégias que vão gerar resultados ainda melhores.

E aí? Como ser mesmo produtivo e conseguir ganhar mais dinheiro, sem se esgotar de tanto trabalhar?

O preço de menos de 1 segundo

carro de fórmula 1 c

Quem não é produtivo tem que lidar com o eterno estresse de estar sempre ocupado.

Um funcionário ou colaborador improdutivo é o primeiro a ser demitido em momentos de crise.

Um empreendedor ou empresário, sem dúvidas o dicionário já responde o que irá acontecer, “improdutivo” igual a “quem não produz, que não dá resultado ou frustrado”. Ou seja: se sua empresa não produz, não gera resultados. Assim, logo irá fechar as portas!.

Ser produtivo no trabalho sempre foi o único caminho para crescer financeiramente e na carreira.

E essa tendência está cada vez mais consolidada!

Lembre-se: se você não for produtivo, o seu concorrente será.

Olha só esse exemplo do pitstop da Fórmula 1…

O tempo médio dessa parada em 2020 era de cerca de 2s73.

Para quem atua na área, esses quase 3 segundos são considerados um tempo muito longo. Mas o que você consegue fazer em 3 segundos?

Agora preste bastante atenção nisso que vou te contar… Em 2019 uma equipe fez o recorde no pit stop: 1s82

Essa diferença de tempo em uma parada é determinante para o resultado da corrida. 

Olha só que dado interessante: o prêmio da competição chegou a US$ 1 bilhão em 2019. 

Agora pensa só… A produtividade no trabalho desta equipe não fez diferença de apenas um segundo. Ela interferiu diretamente em quem recebeu o prêmio.

Lembrando que uma coisa é certa: resultados não acontecem por sorte. Treinar faz parte do dia a dia dos campeões.

Então a produtividade no trabalho é questão de treinar, treinar, treinar, treinar e treinar. E quem não for produtivo não vence na vida, nem nos negócios.

Quem está sempre ocupado não é produtivo no trabalho

Conheço pessoas que ficam alegres em dizer no final do dia, “hoje foi uma correria louca”.

Se você é uma dessas pessoas… MUITO CUIDADO!

Quem está sempre correndo durante o dia é porque você está sendo Ocupado e não Produtivo. 

Uma pessoa produtiva sabe qual é a sua agenda e só a modifica se algo urgente entra na pauta. Ela sabe delegar responsabilidades e cumpre o que se propõe a realizar no dia. 

Pode até parecer impossível, mas quem tem produtividade no trabalho tem tempo para si, para cuidar da sua saúde e para lazer, porque sabe dizer não para prazeres imediatos! 

Gosto muito de um exemplo que aconteceu em umas palestras ministradas pela Tathiane Deândhela em um grande banco.

Uma das gestoras desceu para ver sobre qual assunto iria ser falado e perguntou diretamente para a Thati, e ela respondeu que seria uma palestra sobre produtividade, que iria mostrar como ganhar quatro horas a mais no dia. 

Aquela gestora adorou o tema, pois ela precisava de mais tempo no dia! Ela estava cheia de pendências de há muito tempo, e ali ficou por quinze minutos reclamando dos processos da sua empresa, dos colegas e de como ela estava cansada.

A Thati respondeu “que ótimo! Essa palestra será muito boa para você!”

Sabe o que essa “ocupada” disse? 

“Não vou poder assistir, pois tenho muitas pendências para resolver.”

Agora pense um pouco… Ela não tinha tempo para aprender sobre produtividade, mas tinha tempo para reclamar. 

É isso que uma pessoa ocupada faz, reclama da empresa, dos colegas, dos clientes e se vitimiza. Enquanto isso, perde o tempo precioso que poderia dedicar a resolver seus problemas com o tempo.

A nova produtividade no trabalho

pessoa fazendo anotações para ter mais produtividade no trabalho

Eis um tema que me deixa muito feliz!

Sim, existe a nova produtividade no trabalho. E realmente é fantástica, pois nos permite sermos mais eficazes no nosso dia a dia.

O pulo do gato para ter produtividade no trabalho é começar o dia na noite anterior.

Comece esvaziando a sua mente. Anote em post-its todas as atividades e questões que você precisa resolver no dia seguinte. Atenção, porque é necessário anotar uma atividade por post-it!

O objetivo aqui é organizar seus pensamentos para, assim, ter uma noite de sono melhor.

Quanto menos coisas estiverem na sua mente, mais descansado e disposto você se sentirá ao acordar.

Essa mudança no sono acontece porque você já terá clareza de quais são as prioridades a serem resolvidas, e o que pode ser delegado. A cada pendência resolvida, basta jogar fora o post-it!

Assim a tarefa literalmente vai deixar de ocupar espaço, tanto na sua agenda, como na sua mente. Isso ainda vai te dar a sensação incrível de “problema resolvido”.

Você também poderia anotar essas atividades e riscá-las da sua agenda. Porém a cada vez que você fosse olhar qual é o próximo passo, você acabaria perdendo tempo relendo todos os itens. Portanto, jogar fora é a melhor opção para realmente esvaziar sua mente!

Transforme suas ações em resultados

Ser produtivo nem sempre é o mesmo que ser veloz.

A verdade é que produtividade é uma relação entre realizar o menor esforço para alcançar mais resultados.

Isso tem a ver com:

  • Gerenciar bem o seu tempo;
  • Focar em ações mais estratégicas e menos operacionais.

Quem não escolhe para onde vai, está sujeito a nunca saber onde irá chegar. Portanto, o protagonista da sua vida e do seu tempo.

Para isso, temos uma ferramenta incrível que nos mostra o caminho a seguir. São os 4 Ps da produtividade, que vão te permitir ter mais produtividade no trabalho, mais qualidade de vida, e mais resultados financeiros.

4 Ps da Produtividade

  1. Prioridade: aqui é onde você define seu propósito, seus objetivos e as metas para alcançar seus objetivos. Tudo isso será fundamental para entender o que é preciso fazer – e também o que você deve parar de fazer. Uma ferramenta bastante prática para definir prioridades é a Matriz do Tempo;
  2. Personalização: ao entender o seu perfil de produtividade, quais seus talentos, pontos fortes e de melhoria, você se torna capaz de identificar quais quais técnicas da produtividade funcionam melhor para o seu perfil;
  3. Proteção: identifique quais são os seus ladrões do tempo e como você pode se blindar deles;
  4. Performance: é o que você pode fazer para ser mais eficaz e estratégico, quais habilidades precisa desenvolver para ter resultados e quem você precisa ser para fazer mais com menos.

Aproveite o dia!

Como você viu aqui, a produtividade no trabalho é essencial para você realizar mais, ser mais reconhecido como um profissional diferenciado, e transformar suas ações em ganhos financeiros.

Ela também permite que você trabalhe de forma mais inteligente e, assim, passe por muito menos estresse no seu dia a dia.

Quem é mais produtivo tem a mente mais livre para criar e inovar, além de mais disposição para passar um tempo de qualidade com a família e até para cuidar da própria saúde.

No PPG 2.0 você vai ver exatamente o que você pode fazer para aplicar a nova produtividade na sua vida, sem a frustração de tentar mil e uma maneiras que nunca dão certo pra você.

Clique no banner e saiba como você pode ter 4 horas a mais no seu dia pra fazer o que quiser!