Por acaso, você já parou para assistir uma palestra espírita? Caso você não saiba, a doutrina espírita se proliferou na França ainda no século no 19. No entanto, o Brasil conta com o maior centro de adeptos do planeta nos dias de hoje.

De acordo com uma reportagem da portal SuperInteressante, essa é uma religião ou doutrina que encara a morte somente como uma fase de evolução individual. Ou seja, esse momento, ainda que seja muito doloroso para os entes queridos, não deve ser visto unicamente de maneira negativa.

Isso porque, segundo o entendimento espírita, é somente a conclusão de uma passagem no mundo terrestre. Essa afirmação – que pode se chocar com pessoas adeptas de outras crenças, tendem a ser compreendidas e aceitas plenamente por espíritas nos centros por todo o território nacional.

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a religião é professada por cerca de 2,3 milhões de brasileiros. A grande aceitação da palestra espírita no país tende a ser vista como mais um dos diversos paradoxos do Brasil.

Ainda que o país de origem seja a França – país de Allan Kardec, o indivíduo que, no século 19, reuniu e detalhe os conceitos básicos do que até os dias de hoje servem de orientação para a base de 15 milhões de seguidores no mundo inteiro -, foi no território nacional, que a doutrina, gerada em um período em que a ciência e a pesquisa evoluíam de maneira significativa, achou espaço para se propagar em praticamente todas as regiões.

Conceito da doutrina espírita

Uma doutrina ou religião? Essa é uma dúvida frequente e se você questionar a algum adepto, provavelmente escutará que se refere a uma doutrina repassada por espíritos superiores a Allan Kardec, que colocou todos os ensinamentos em cinco obras.

Portanto, os conceitos das palestras espíritas podem ser observados nos títulos: O Livro dos Espíritos (1857), O Livro dos Médiuns (1859), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1863), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868).

Ainda conforme a SuperInteressante, a crença indica que os espíritos surgem em um tipo de marco zero. No qual todos os seres são imperfeitos e necessitam alcançar no decorrer de diversas e seguidas encarnações sempre visando atingir a perfeição. A cada nova encarnação, o ser evolui um pouco mais sobre os preceitos de caridade, tolerância e bondade.

Afinal, os seres apenas serão realmente mais iluminados e desenvolvidos à medida em que foram se livrando de seus hábitos ruins, as manchas no caráter e quando se dedicarem unicamente a praticar o bem.

Ouvir palestra espírita e suas referências

O fato é que os conceitos da crença espírita podem despertar o interesse de muitos outros brasileiros dia após dia. Por isso, a busca por palestras espíritas no Youtube pode lhe conduzir até nomes de destaques como Haroldo Dutra ou Rossandro Klinjey. Vamos descobrir mais sobre essas referências a seguir?

Palestras espíritas Haroldo Dutra

Haroldo Dutra Dias é juiz de direito, humanista, escritor, tradutor e palestrante de renome internacional. Ele é estudioso de temas relevantes há mais de duas décadas, como psicologia, filosofia, habilidades soco emocionais, espiritualidade e literatura grega. De acordo com o site oficial do palestrante, ele promove capacitações em tribunais, empresas e instituições.

Autor de várias obras, Haroldo já chegou a vender cerca de 20 mil cópias em todo o Brasil e o seu último trabalho tem o nome de “A Bússola e o Leme”, referente ao desenvolvimento humano e espiritual. O conteúdo já aparece entre os mais vendidos das plataformas digitais no mercado nacional.

Palestra Espirita - Haroldo Dutra

Quer dar uma olhada nas palestras do Haroldo Dutra? Em um dos conteúdos compartilhados na sua página oficial no Facebook, ele falou sobre a gestão do tempo e relação com a ansiedade;

“Muitos admiram aqueles profissionais que possuem uma agenda lotada e para qualquer minuto do dia, eles têm algum compromisso importante a cumprir. Esta romantização da agenda lotada é uma armadilha que esconde um perigo iminente”, declarou.

Palestra espírita Rossandro Klinjey

Já Rossandro Klinjey é palestrante, escritor e psicólogo clínico. Ele é autor de quatro livros: 4 livros: “Temas complexos: uma abordagem didática”, “As 5 Faces do Perdão”, “O Tempo do Autoencontro e Autoperdão – O Aprendizado Necessário” e o mais recente “Help! Me eduque”.  

Além disso, Rossandro se tornou consultor da principal emissora de televisão aberta do Brasil em assuntos vinculados a comportamento, educação, família. Ele também foi professor do ensino superior por mais de uma década quando optou por se focar em ministrar palestras no Brasil, Estados Unidos e países da Europa.

Rossandro Klinjey

Com forte presença nas mídias sociais, os vídeos de Rossandro já alcançaram a marca de cem milhões de visualizações conforme dados do seu site oficial. Por isso, ele costuma compartilhar diversos conteúdos nos seus perfis, como a seguinte mensagem:

“Construir sua melhor versão não implica destruir tudo o que foi conquistado até aqui. Somos o resultado das nossas dores e amores, acertos e equívocos. Tudo isso é parte de quem somos e o que somos não precisa ser perfeito. Abraçar o processo de reforma íntima é, sobretudo, reconhecer que estamos em constante evolução, e que essa evolução se faz diariamente, no desafio constante de construir-se, a cada passo, um pouco melhor”.

Rossandro Klinjey
Frase Rossandro K.
CTA Palestrante Memorável