Algumas vez você já se como aumentar a autoestima pode influenciar em suas realizações pessoais?

Aquela oportunidade de trabalho que você dispensou, por pensar que não estava preparado.

Aquela vez que deixou de ir ao clube ou à praia com os amigos em razão das inseguranças em relação ao seu corpo.

Talvez você nem mesmo tenha feito uma viagem para o exterior por medo dos apuros de não falar bem o inglês…

Já parou para pensar que os seus sonhos não conquistados podem estar ligados à sua baixa autoestima?

Como você se vê

Pode até ser que não tenha sido exatamente uma das situações ali em cima, mas se você sabe que a baixa autoestima está te prejudicando, então leia esse guia completo para descobrir:

A forma como você se vê

É desejo de todos nós, sermos saudáveis fisicamente e mentalmente. Mas nem sempre isso é o que acontece…

Segundo o PNI-Psiconeuroimunologia, a ciência que estuda o desempenho do nosso sistema imunológico anverso ao nosso estado emocional, descobriu-se que na infância, mais especificamente antes dos 6 anos de idade, temos a autoestima muito elevada.

Mesmo com todas críticas que podem ser feitas sobre nós, somos felizes. Nessa idade não guardamos mágoas e nem rancores.

Após essa fase, a percepção que temos de nós mesmos passa a ser formada e esse sentimento alterado. Com o tempo, passa ser relevante toda e qualquer opinião em relação a nós mesmos. Passamos a ficar mais tristes, a nos acusar, nos auto rejeitar.

No entanto, a história de vida de cada um pode mudar esse percurso: o que vivemos molda a nossa percepção do mundo, em especial sobre nós mesmos.

Como o mundo está vivendo um momento de transformação, que está definindo o ser humano, é necessário que as pessoas tenham uma autoestima elevada. Para tanto, é necessário o desenvolvimento pessoal e emocional em todos os âmbitos.

Mas o que é a autoestima?

A autoestima pode ser definida com o sentimento de aceitação e apreço de si mesmo. Não é algo herdado, mas sim aprendido ao nosso redor. Ela está relacionada com a valorização que geralmente fazemos de nosso comportamento e da assimilação e interiorização de opiniões dos demais.

A autoestima está relacionada ao desempenho de uma pessoa, que geralmente idealiza algo que não é, ou que gostaria que fosse.

Quando se pensa em uma imagem idealizada, sempre se busca o perfeccionismo e autoconfiança. De modo geral, imagens físicas e comportamentos diferente dos nossos são os padrões que mais nos agradam.

Contudo, você irá perceber que podemos dar um novo significado aos nossos pensamentos. 

Então, como aumentar a autoestima?

Primeira coisa sobre como aumentar a autoestima é entender o processo de autoconhecimento, iniciando pelo diálogo interno, pelos questionamentos e reflexões sobre você e o que está a sua volta.

O sujeito tem que gostar de se olhar, identificar suas qualidades, deve tirar proveito das experiências vividas e se tratar com amor e carinho, valorizar as suas qualidades.

Muitas coisas que fazemos, recebemos e sentimos no nosso cotidiano acabam diminuindo a nossa autoestima, tais como: 

  • Críticas, 
  • Rejeições,
  • Vergonha, 
  • Humilhação, 
  • Medo

A escritora Tathiane Deândhela, em seu livro “Faça o Tempo Enriquecer por Você”, diz que:

“Mais de vinte anos de estudos constataram que a opinião adotada sobre si mesma interfere nos resultados obtidos ao longo da vida. Sim, a opinião que você tem de si mesmo interfere diretamente sobre a realidade na qual vive agora.”

Ao contrário, sempre quando estamos deprimidos o sentimento que cerca é a autocrítica, a vergonha, a culpa por certos comportamentos, atitudes, forma física, etc.

A autoestima passa pela confiança de nós mesmos e reflete diretamente no juízo de valor que cada um, permitindo que o sujeito possa enfrentar os desafios da sua vida.

E o que a autoestima tem a ver com produtividade?  

A resposta é: tudo.

A autoestima se desenvolve a partir da autoimagem. Se você tem mais autoconfiança, é possível ter uma melhor produtividade. A melhor produtividade se torna propulsora da motivação para desempenhar nossas funções diárias.

A autoestima está relacionada com a confiança, que por sua vez está relacionado a produtividade pessoal. Todos esses pontos se conectam com o seu poder e a sua força interior.

Como Aumentar a auto estima

A confiança é a capacidade de se sentir seguro, confiante para fazer alguma ação ou tomar decisões.

A produtividade é a capacidade que tenho em dar mais resultados, com menor esforço possível.

Sabe-se que a produtividade sofre influência constante de nosso estado emocional, um exemplo disso é que quando estamos felizes produzimos mais e quando tristes, produzimos menos.

A autoestima é, então, fundamental para a produtividade. Ela pode ser decisiva na capacidade competitiva de uma pessoa, podendo ser determinante nas vitórias e derrotas da vida.

Para ser mais produtiva, a pessoa deve ser criativa, proveitosa, realizadora, além de confiante em seus atos e suas ações.

The Secret – O Segredo” de Rhonda Byrne, publicado em 2006, trata-se de uma obra de autoajuda. É um best-seller com mais de 19 milhões de cópias espalhadas por todo o mundo. 

O livro relata sobre a Lei de Atração, ocasionada pelos pensamentos positivos que se atraem. As pessoas são os efeitos e o indivíduo, a causa.

Ao termos uma autoestima sólida, atrairemos para nós sentimentos de confiança, refletindo diretamente no juízo de valor e permitindo que possamos enfrentar os desafios vida.

Para aqueles que procuram aumentar a autoestima, é importante ressignificar sentimentos e posturas, para que surjam oportunidades de crescimento. Assim será possível desenvolver atividades que propiciem a auto realização enquanto dá-se o melhor de si mesmo, com confiança.

A pessoa mais especial e importante no mundo é você, confie em você.

No vídeo abaixo você vai perceber como a força do pensamento positivo (especialmente sobre si mesmo) influencia nos seus resultados:

A técnica FPI e a autoestima positiva

O FPI é um acrônimo que significa Focar em Pensamentos que Impulsionam. Essa atitude simples é poderosíssima para que você possa melhorar sua autoestima e autoconfiança para ter resultados cada vez melhores.

Clique no banner para baixar o infográfico gratuitamente e descubra os 10 passos para implementar o FPI na sua vida:

CTA A TÉNICA FPI