O mercado hoje está rico de talentos cheios de técnicas, porém pobre de profissionais que dominam as soft skills. 

Algumas pessoas sofrem com um mistério: são muito qualificadas tecnicamente, mas obtém pouco sucesso em processos seletivos.

Às vezes, quando conseguem superar essa etapa, pouco crescem na empresa. E muitos logo acabam desligados. 

Não sabem se o problema são os colegas, o ambiente, a natureza do cargo… Parecia tão simples quando fizeram o curso!

Mas o dia a dia mina todos os esforços e ninguém entende o que acontece com esse profissional tão competente que simplesmente “não decola”. 

Você já se sentiu assim? Ou já contratou alguém assim? 

Por outro lado, algumas pessoas conseguem resultados impressionantes apesar de serem jovens, terem pouca experiência, não terem frequentado as melhores escolas… 

Tudo o que tocam “vira ouro”. Elas têm um magnetismo, um charme, um “balacobaco”. Elas têm… soft skills!!

O que são soft skills e por quê são tão importantes?

Peter Drucker explicou a importância de desenvolver os chamados “soft skills” de uma maneira muito prática quando disse que: 

“As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”. 

Além da demissão, estes profissionais muitas vezes passam pelas seguintes situações:

  • Deixam de conseguir aquela promoção na carreira
  • Não conseguem impactar positivamente e inspirar as pessoas a sua volta
  • E, muitas vezes, não conseguem manter relacionamentos satisfatórios na vida pessoal 

E, sem saber o que lhes falta, buscam cada vez mais cursos e formações técnicas (os hard skills) e exercitam cada vez menos suas competências humanísticas (soft skills) que permitem agregar valor real à empresa e à vida das pessoas ao seu redor.

Há muitos exemplos de competências humanísticas ou comportamentais, e o mercado as chama genericamente de soft skills, por sua natureza sutil e impalpável. 

Essa natureza torna difícil sua avaliação e quantificação, bem como a determinação sobre quais seriam as soft skills mais relevantes. Por isso é preciso compreender o diferencial que essas habilidades podem trazer ao seu ambiente de trabalho.

O que são soft skills e por quê são tão importantes?

Muitas dessas habilidades são tão intimamente relacionadas que até se confundem, e o desenvolvimento de algumas pode otimizar as outras. A verdade é que são essas características que trazem um “colorido especial” ao trabalho, não apenas valorizando o profissional perante o mercado, mas trazendo satisfação pessoal ao profissional na sua rotina.

As soft skills mais valorizadas são:

  • Capacidade de comunicação – escrita e verbal
  • Liderança
  • Pró-atividade
  • Empatia
  • Organização e planejamento
  • Flexibilidade
  • Resiliência
  • Capacidade de trabalhar sob pressão
  • Capacidade de resolver problemas
  • Criatividade
  • Relacionamento interpessoal
  • Visão geral
  • Negociação
  • Ética

Assim fica fácil perceber por que todos querem contratar alguém com essas características, não é mesmo? 

São pessoas com quem você gostaria de conviver, mesmo fora do expediente. São pessoas que sabem aplicar os conceitos técnicos que todos aprendem na faculdade, ou nos cursos de formação, durante os desafios reais que a vida apresenta. E, além disso, também são divertidos e agradáveis!

Mas qual a vantagem de investir no desenvolvimento de soft skills?

Todos os engenheiros sabem fazer cálculos da quantidade de cimento e tijolos para a construção de um prédio. Mas poucos sabem motivar a equipe para evitar desperdícios de material e perda de tempo – fatores de grande impacto para a construtora.

Todos os advogados aprendem que as leis estão escritas e não precisam ser decoradas. Mas poucos são capazes de estudar uma causa, desenvolver e comunicar um raciocínio de forma que o juiz comungue com sua visão dos fatos.

Todos os médicos podem pedir os mesmos exames e receitar os mesmos medicamentos. Mas poucos sabem acolher o paciente, ouvir sua história e despertar sua confiança para que não descuidem do tratamento.

Todos os vendedores têm acesso ao mesmo estoque. Mas quantos realmente conseguem compreender o que o cliente precisa comprar e refutar suas objeções? 

Todos os líderes podem escolher quando dar uma advertência ou atenção ao seu subordinado, mas quantos sabem qual é o momento ideal de cada uma? Ou qual o tipo de apoio ou consequência a pessoa precisa para enfrentar os efeitos de um erro seu para a equipe.

Mas qual a vantagem de investir no desenvolvimento de soft skills?

Portanto, quem tem soft skills bem desenvolvidas consegue expressar bem as palavras por escrito ou falando com toda sua expressão corporal, transmitindo suas ideias e sonhos para todos ao seu redor. Sem dúvidas, essa capacidade de inspirar é muito importante para liderar, juntamente com a empatia, a capacidade de resolver problemas, especialmente sob pressão. 

E ter empatia é também ser proativo, ajudar aos colegas e ser ético. Assim, certamente terá um bom relacionamento interpessoal. 

Sendo organizado e sabendo planejar, possivelmente impactará sua visão geral sobre a empresa ou a situação. Além disso, com maior ou menor grau de criatividade, flexibilidade e resiliência, as negociações serão melhores. 

Sendo assim, uma habilidade vai se somando às outras e o conhecimento técnico encontra um oceano azul para se desenvolver em um lugar muito diferenciado, em que poucos profissionais conseguem navegar. 

O que fazer para se tornar essa pessoa? 

Como descobrir as soft skills mais importantes e desenvolvê-las

É importante observar o seu mercado, entender quais são as dores que ele tem. 

O que sua empresa precisa? O que os seus clientes buscam? 

Mas até para isso é importante já ter alguns soft skills desenvolvidos. Então, comece olhando para dentro: no autodesenvolvimento estarão as respostas. 

Pergunte-se por que você escolheu essa área para trabalhar? Quais são as suas afinidades com essas dores? Lembre-se dos seus momentos de sucesso: quais as soluções você tem prazer em prover? 

Talvez você não tenha escolhido esse trabalho, talvez seja a única oportunidade que apareceu, mas com certeza você já teve um dia bom, em que se sentiu bem com seus resultados. Olhe para esse dia e descubra porque você conseguiu esse resultado.

Como descobrir as soft skills mais importantes e desenvolvê-las

Você pode descobrir que se expressa bem, ou que as pessoas se abrem para você com facilidade, ou que você tem uma maneira diferente de propor soluções, e talvez não saiba explicar… 

Nos seus acertos e erros você pode encontrar a trilha dos seus talentos e dificuldades interpessoais. Mapeando suas soft skills saberá quais precisa fortalecer e quais já estão desenvolvidas o suficiente para você exercitar mais, tornando-se aquela pessoa inspiradora que todos querem no time!

Se você ainda não sabe por onde começar, tente escolher habilidades que componham diferentes áreas. 

Por exemplo, a proatividade pode aproximar você de mais pessoas, melhorando sua comunicação e possibilitando aprender como pessoas encaram desafios de formas diferentes. 

Comunique-se bem para ser uma companhia agradável e que consegue mostrar suas contribuições ao time. 

Perceba uma área chave para o seu mercado e dedique-se a ela. Você sabia que a capacidade de foco também é uma soft skill muito desejável? 

Se você trabalha com vendas exercite a negociação e empatia. Se você é gestor, organização e planejamento são essenciais, e bom relacionamento interpessoal, para liderar sua equipe por esses caminhos que você traçou.

Pense em alguém que o inspira, alguém que conquistou coisas que você valoriza. Inspire-se nessa pessoa, observe quais as características que a fazem tão especial. Modele essa pessoa, tente imaginar como ela reagiria nas situações que você está vivendo. 

Melhor ainda, pergunte se essa pessoa pode ser seu mentor ou sua mentora! Caso isso não seja possível, você pode buscar ajuda de profissionais especializados em desenvolvimento de soft skills. Coaches, psicólogos, consultores… 

Busque alguém que tenha essas características desenvolvidas e possa ajudar no seu caminho de autoconhecimento. Mas lembre-se que só funciona se você realmente tornar essas atitudes a sua realidade de vida e praticar a cada dia essas habilidades interpessoais e desenvolver sua inteligência emocional aplicando os resultados ao seu redor.

Comprovando soft skills no processo seletivo

Para ter a oportunidade de demonstrar suas soft skills você precisa chamar a atenção para elas.

Se você não imagina como pode comprovar algo tão subjetivo no seu currículo, pense nas situações em que você demonstra essas habilidades. É importante, mas não basta, afirmar que “lida bem com ambientes de alta pressão” ou “boa habilidade de relacionamento interpessoal”. 

Comprove na descrição de suas funções em trabalhos anteriores. 

Por exemplo: se você já foi gerente de projetos, descreva o que você fazia, como desenvolvimento criativo de projetos, organização da logística de produção, negociação com clientes. 

Preferencialmente, inclua indicadores do seu desempenho:

  • Quantidade de projetos desenvolvidos no semestre, 
  • Seus valores pessoais, 
  • Receita gerada para a empresa… 

Discorra não apenas sobre a sua função, mas sobre o modo e a excelência do seu desempenho.   

Comprovando soft skills no processo seletivo

Desenvolva-se!

Mais uma vez, pense em alguém em quem você se inspira. Imagine a pessoa que você gostaria de ser, em como você pode melhorar a vida das pessoas que convivem com você, da sua empresa, do seu cliente… Quem é a pessoa que você gostaria de se tornar?

Agora, decida tornar-se essa pessoa! 

Dessa forma, avalie por quais soft skills começar, quais você precisa desenvolver e quais deve reforçar.    

Se precisar de ajuda para iniciar essa jornada de autoconhecimento, clique aqui e leia o e-book de gestão do tempo e comece a desenvolver soft skills como foco, planejamento e organização. 

Assim você já sai na frente na sua próxima entrevista de emprego ou naquela avaliação de desempenho que pode render uma promoção de carreira!!

Portanto, seja sua melhor versão. Seja um Divisor de Águas na vida das pessoas – começando pela sua!! 

CTA - E-Book Gestão de tempo