Você sabia que já é possível prever o futuro? Com base naquilo que vivemos hoje, temos pistas bem legais sobre como será os próximos anos. Nessa era da tecnologia e da velocidade, é essencial estar sempre um passo a frente para destacar-se no mercado. Te convido a fazer juntas uma viagem no tempo: vamos avançar e descobrir quais são as 3 principais habilidades do futuro para os profissionais – e o que fazer para se destacar nesse mercado que está prestes a nascer.

Está pronta? Então vamos lá!

Confira quais são as 3 Habilidades  do Futuro que você precisará desenvolver:

1. A habilidade de envolver-se com o mundo digital

O início do século XX viu surgir um movimento artístico e filosófico que até hoje nos choca: o futurismo. No movimento pós-revolução industrial o mundo se viu imerso em diversas inovações, especialmente no que se referiu ao campo tecnológico.

Em 1962, com o lançamento do desenho Os Jetsons, Hanna-Barbera já previa uma realidade fantástica para os anos 2000 que, em partes, hoje nos parece tão natural quanto caminhar. Novas tecnologias, inteligência artificial, as teleconferências, a presença de robôs no nosso cotidiano, o fenômeno da Internet das Coisas

Em 1989, o lançamento do filme De Volta Para O Futuro 2 foi um grande sucesso que se passava primordialmente no ano de 2015. Ainda não realizamos viagens no tempo, mas com certeza temos muitas coisas hoje que antes pareciam impossíveis de serem atingidas, tais como computadores comandados por voz, óculos digitais (como o Google Glass), uso de monitores de tela plana e… Computadores por toda parte.

Estes são apenas dois grandes exemplos de 1 das 3 principais habilidades da profissional do futuro: a capacidade de envolver-se com o mundo digital.

Habilidades do Futuro - Tecnologias

A cada dia torna-se mais importante o envolvimento e a interação por meios virtuais.  Além disso,  o uso do Facebook,  WhatsApp, Instagram e de tantas outras redes sociais é tão importante para a visibilidade de uma empresa no mercado quanto a sua presença no “mundo real.” Isso porque o público consumidor se encontra hoje principalmente no meio digital.

E essa é uma tendência que vem crescendo com o desenvolver da tecnologia: além de telefones e computadores, hoje nós acessamos a internet por meio de relógios, óculos, carros… Existem até geladeiras que estão conectadas e fazem as compras de reposição sozinhas! Logo não haverá objetos que sejam exclusivos para uso no mundo offline.

Você está preparada para quando este momento chegar?

2. A habilidade de criar vídeos para se relacionar

Canais do Youtube são uma grande fonte de conhecimento, entretenimento e relacionamento. Estima-se que, só em 2017, mais de 98 milhões de usuários brasileiros acessaram a rede.

As pessoas estão cada vez menos assistindo TV e cada vez mais consumindo o conteúdo streaming (como o Youtube e a Netflix). Isso significa que, uma das principais formas do profissional do futuro de se relacionar com seus clientes será através deste tipo de plataforma.

Habilidades do Futuro - You Tube

O Youtube permitiu a democratização da produção de conteúdo como nenhuma outra rede foi capaz. Não é preciso ser um artista de uma grande emissora de televisão para ser reconhecido na rua. Basta criar um conteúdo de qualidade, que estimule o pensamento crítico e que seja fácil de ser encontrado que, em questão de poucos anos, você poderá alcançar um público de milhões de pessoas.

Por isso, se você quer se destacar amanhã, comece produzindo algo hoje. É um ambiente competitivo no qual cada vez mais pessoas interagem e se relacionam. Mas não se desespere, afinal há espaço para todos na internet.

 3. A habilidade de ser criativa

Habilidades do Futuro - Criatividade

Existe uma habilidade humana que é impossível de ser desenvolvida por qualquer outra espécie ou máquina… Estou falando da criatividade. Sem ela, associada à imaginação, à curiosidade e atitude, jamais seria possível ao Homem inventar novos produtos ou serviços e descobrir qualquer coisa.

Inovar é uma habilidade essencial! Para se destacar no ambiente de trabalho enquanto profissional extraordinária você deverá se desenvolver sempre. Seja diferente de quem já está por aí no mercado de trabalho. É fundamental usar o que há de melhor como exemplo para se inspirar. Use o que há de ruim como exemplo para evitar. Isso vale inclusive para tomar decisões ou na gestão de pessoas.

Lembre-se: o mais importante é ser você mesma!

Muitos youtubers criam personagens para contar algumas histórias. Isso é divertido e faz parte do processo criativo. Porém eles não podem ser o foco do seu canal. Isso porque ninguém consegue sustentar um personagem 100% do tempo.

O público quer conhecer quem você é de verdade. Ser autêntico é uma das habilidades sociais mais bem-vindas.

Quais dessas habilidades você já possui? Quais outras habilidades você acha que serão o destaque das profissionais do futuro?

Comente aqui embaixo. Compartilhe com outras mulheres dicas poderosas que irão ajudá-las a melhorar sempre!

Habilidades do Futuro