Milhares de pessoas sonham em ter sucesso mais do que tudo. Então, a alta performance é o fator determinante para alavancar os resultados do profissional, aproveitando ao máximo os recursos que se tem a disposição.

Mas, como você pode ter um desempenho sensacional, como os grandes campeões olímpicos e os fenômenos nas artes e nos negócios? O que é preciso para atingir um rendimento extraordinário e comemorar resultados excepcionais?

Um ótimo exemplo de pessoa que quebra recordes é o corredor Usain Bolt, considerado o homem mais rápido do homem e medalhista olímpico. Provavelmente, você já ouviu falar dele, que é um dos maiores atletas olímpicos da história!

Usain Bolt

Nascido em 21 de agosto de 1986, Bolt é jamaicano e se tornou o único esportista a se sagrar tricampeão em duas modalidades de pista em Jogos Olímpicos de forma consecutiva e bicampeão também de forma seguida no revezamento 4 x 100 metros. O que ele fez ao longo da carreira para se transformar em um atleta tão diferenciado?

Em um cenário musical, Beethoven também é um nome lembrado até os dias de hoje pelo legado gigantesco deixado a humanidade. Como ele virou um músico tão genial? É preciso levar em consideração o talento, mas será que somente isso é o suficiente para fazer com que a pessoa crie uma obra tão fantástica?

Treinamento é a chave para a alta performance

Muita coisa pode ser explicada por uma fala do ator e fisiculturista Arnorld Schwarzenegger. Em uma entrevista, ele afirmou que passava horas e horas treinando todos os dias, chegando a acumular até cinco horas seguidas de trabalho pesado. Com tanta dedicação, ele virou um dos principais nomes da indústria de cinema e até entrou com sucesso para a política!

Arnorld_Schwarzenegger

Usain Bolt também é adepto do treino puxado para atingir e manter a alta performance. O corredor confessou que algumas vezes alcançou um nível de exaustão tão forte que “achou que iria morrer”, mas seguia trabalhando. Afinal, somente aqueles que também trabalham a força mental estão genuinamente preparados para encarar e superar as barreiras no dia a dia.

Trazendo isso para o mundo do empreendedorismo, é possível perceber que o treinamento é fundamental para o sucesso nos negócios. Essa é uma percepção compartilhada pela maioria dos executivos!

Ou seja, sem o treinamento das pessoas, sem a qualificação dentro das empresas, o sucesso não acontece da mesma maneira. Se levar em conta o período de crise econômica, muitos empreendedores que se qualificaram e inovaram foram capazes de crescer, indo na contramão do mercado.

O fato é que uma palestra ou um treinamento rápido gera algumas mudanças, é o impulso inicial para a pessoa buscar a alta performance. A tendência é que se torne um incentivo a mais, uma reciclagem porque há muito que a gente sabe que necessita fazer diariamente e esquece de colocar em prática.

São pequenas falhas devido a correria do cotidiano que ocorre com a maioria das pessoas, mas quem almeja consistência e um resultado efetivo. Essa qualificação precisa ser regular e de qualidade.

Estudo é um alimento intelectual

O estudo pode ser considerado como uma espécie de alimento intelectual ao permitir que as pessoas se tornem melhores profissionais e evoluam todos os dias. Não há a necessidade de dedicadas tantas horas como os astros Bolt ou Schwarzenegger. Mas o ideal é reservar uma hora diária para capacitar para grandes conquistas nas mais variadas áreas.

Bernardinho

No seu livro “Transformando Suor em Ouro”, o treinador de vôlei de equipes e da seleção brasileira, Bernardinho afirmou que os “treinos necessitam ser mais intensos dos que os jogos em si”. E, com certeza, um conselho de Bernardinho não pode ser desconsiderado, não é?

Já que ele é o exemplo vivo que qualificação leva ao topo. Como jogador, Bernardinho teve uma carreira regular, mas se tornou um dos maiores treinadores da história do vôlei mundial ao comandar as seleções feminina e masculina. Entre 2001 e 2017, ele treinou a equipe masculina e faturou dois ouros olímpicos (2004 e 2016), três Campeonatos Mundiais, duas Copas do Mundo, três Copas dos Campeões e oito Ligas Mundiais.

Somando o período na seleção feminina, Bernardinho faturou seis pódios olímpicos seguidos e 1996, em Atlanta, a 2016, no Rio de Janeiro): dois bronzes, duas pratas e dois ouros. Além disso, ele é versátil e conta com muitos negócios bem sucedidos e espalhados por toda a América Latina. Ou seja, a definição de uma pessoa de sucesso e que tem muito a dizer, não é?

Priorize a alta performance!

A ideia da preparação é realmente essa, quem projeta alcançar a alta performance para ser um campeão, um profissional bem sucedido ou ter uma empresa que cresça, independentemente do cenário externo, não existe outro caminho. Tudo se resumo ao treinamento constante.

Caso você ainda não tenha verba para investir tanto em treinamento próprio ou da sua equipe, a boa notícia é que existe muito conteúdo de qualidade e disponível na internet. Por exemplo, você pode pegar os vídeos (como esse vídeo abaixo) com dicas para aprimorar a sua atuação, ebooks, participar de oficinas virtuais e até encontrar consultorias por valores acessíveis.

Alta Performance

No fim das contas, o dinheiro que se coloca em treinamento não é um c custo, mas sim um investimento. Já que você põe o seu dinheiro que tende a retornar no aumento de vendas, conversões e conquista de novos clientes para a sua empresa, loja, marca, etc.

Portanto, a busca do conhecimento para alcançar a alta performance deve ser a prioridade na sua carreira. Senão até que ponto você quer quitar contas e não vislumbrar um retorno financeiro gradual e exponencial no seu negócio? Essa é a pergunta que você deve se fazer! Pense nisso!

Descubra como elaborar metas e aprender a se planejar de forma assertiva. Então clique no banner abaixo e baixe o [E-book] Gestão do Tempo: