Como começar do zero e empreender em 2020? Essa tem sido uma questão comum a muitos brasileiros. Afinal, o país caminha para ter o maior número de empreendedores de sua história neste ano.

Nos nove primeiros meses de 2020, a quantidade de empreendedores no território nacional aumentou 15% em comparação com a mesma época do último ano, marcando quase 11 milhões de registros.

Foram 1,15 milhões de novos cadastros entre o março, pouco antes do agravamento da pandemia no país, até o final de setembro, conforme as informações do Portal do Empreendedor, do Governo Federal.

como começar do zero

Somados as mais de 7,5 milhões de micro e pequenas empresas, esse segmento equivale a 99% dos negócios particulares e 30% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos) do Brasil.

Ou seja, incentivados pela crise causada pela pandemia, a população está procurando no empreendedorismo uma nova fonte de renda. Sendo assim, uma previsão do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indica que 25% dos adultos estarão relacionados com a criação de um novo negócio ou companhia com até 3,5 anos de existência.

Mesmo com a situação complicada para a economia nacional, os empreendedores estão sabendo driblar a crise com inovação. Estudo promovido pelo Sebrae, em agosto, revelou que as vendas pela internet estão em alta entre as pequenas empresas que tem usado as redes sociais, aplicativos e outras plataformas para comercializar produtos e serviços.

Em uma pesquisa de maio de 2020, 59% dos empreendedores adotavam estratégias digitais. No segundo semestre, essa quantia saltou para 67%. Muitos reconheceram que passaram a investir em vendas online após a chegada da pandemia ao Brasil.

Como começar do zero e montar uma empresa lucrativa?

Como sair do zero pode ser algo complicado, mas tem sido uma alternativa viável para milhares de brasileiros nos últimos anos. E, portanto, essa também pode ser uma opção para que você tenha sucesso que sempre desejou.

Só que o caminho até o topo do seu setor pode oferecer alguns percalços. Um ótimo exemplo de empreendedor de sucesso é Geraldo Rufino. A história de Rufino serve como inspiração porque ele chegou a fechar uma empresa, acumular dívidas e foi capaz de dar a volta por cima.

Hoje em dia, Rufino é tanto um case de sucesso quanto uma referência de foco. “As pessoas se espelham muito nos empresários que tem bilhões de dólares. Isso não funciona! O ideal é compreender como ele ganhou o seu primeiro dólar, é ali que você deve procurar a sua referência. No começo de todo o processo”, declarou o empresário.

Basicamente, o conselho para quem quer saber como começar do zero é se espelhar naquilo que está dentro da sua realidade nos dias de hoje, se concentrar no que pode ser produzir agora. Ou seja, o ideal é somente traçar metas atingíveis.

Primeiro milhão x vida real

Afinal, não adianta projetar o seu primeiro milhão depositado na conta quando ainda possui o rendimento compatível de um salário mínimo. Nesse estágio inicial, você pode se focar em ganhar um salário mínimo mais 10%. É um meta real e atingível, não é? Além disso, é um começo.

A partir daí, você consegue fazer planos mais elaborados porque não compensa se iludir e alimentar o sonho do primeiro milhão. “Não é vida real! A vida real é pegar dentro das suas possibilidades e fazer daquilo algo melhor. Se for um produto, dá para algo além para servir as pessoas a sua volta. O empreendedor nasceu para servir os outros”, reforçou Rufino.

Primeiro milhão x vida real

Conforme Geraldo Rufino, quem consegue fazer essa lição de casa é capaz de entender tudo o que as referência de “um milhão de dólares” já fizeram. Afinal, essas pessoas compreenderam e executaram esses primeiros passos lá atrás.

“Se for copiar alguém bem sucedido, não se foque no primeiro milhão. Se foque na primeira ação. Todo mundo tem uma história, um processo e um começo. Ter sucesso é consequência”, afirmou.

Estava dando certo, mas perdi tudo. E, agora?

Muita gente se queixa de estar desmotivada para iniciar uma empresa ou produzir mais no seu atual trabalho. Mas, como começar do zero pela segunda vez? Ou melhor, quando é preciso recomeçar do negativo? A história de Geraldo Rufino passa por um momento de dificuldade, quando ele fechou a sua empresa e acumulou dívidas. O que fazer?

“Não é vergonha começar de novo. Ficar sem dinheiro por causa dos negócios, faz parte. Afinal, empreender é um risco. Você vai perceber que dá para fazer tudo de novo, basta acreditar em si mesmo, ter consciência do que fez e voltar a empreender. É a melhor resposta que tem quando estiver devendo é se levantar e saldar. Lá na frente, as pessoas somente vão lembrar só que você deu a volta por cima”, contou.

Estava dando certo, mas perdi tudo. E, agora?

Cuide de você, porque o dinheiro é apenas um detalhe. Mantenha-se sempre em primeiro lugar, se foque e volte a fazer o que lhe dá alegria. Pois quando se está trabalhando com satisfação, é natural que você alcance bons resultados novamente.

Gratidão por cada dia

Como começar do zero não é simples, de fato. Mas, é preciso ser grato por cada novo dia e pela oportunidade de fazer ainda mais para que tudo aconteça da melhor possível. Por acaso, você já parou para pensar quanto vale um dia? Faça essa reflexão.

“Eu não sou especialista em nada, mas tenho uma vivência positiva a vida toda. E eu acho que a positividade é sempre possível e sempre útil. Quando você copia algo vai ganhar tempo, desde que ajuste e adeque para a sua realidade e o seu espaço. Se movimente para transforme em algo melhor para você e para o próximo. De sempre o seu melhor”, concluiu Rufino.

No fim das contas, você não pode colocar a culpa ou responsabilizar ninguém pelo estágio em que está nesse momento da sua vida. Planeja-se e faça melhor a cada dia, sempre com um sorriso no rosto!

Quer saber mais sobre a história de sucesso do Geraldo Rufino? Basta conferir o vídeo abaixo!

Confira mais dicas de como começar do zero com o [E-book] Planejamento Para Alcançar Objetivos:

CTA Planejamento para alcançar objetivos