Nesse mês de outubro, assistimos a nobreza do ser humano expressa em gestos de solidariedade e união na campanha Outubro Rosa. Uma campanha mundial que visa não só apoiar as mulheres com câncer de mama, quanto também conscientizar a população sobre a seriedade dessa questão. Pesquisas apontam que câncer de mama só perde em número de recorrências para o câncer de pele. Daí, podemos perguntar por que o câncer de pele, apesar de ser maior recorrente, é o menos polêmico? Justamente porque ele fica visível desde o início, o que possibilita um tratamento antecipado, minimizando, dessa forma, os danos.

Portanto, essa enfermidade, assim como outras que assola a humanidade, mostra dois grandes ensinamentos sobre gestão do tempo: o primeiro é que prevenção é o melhor caminho. E o segundo é que a velocidade pode ser crucial para a salvação da própria vida. Quanto mais observamos e fazemos ações de prevenção em todas as áreas da vida, melhores serão os resultados. Qual o preço desse tempo, que passou e não pode voltar atrás? Qual o valor do seu tempo? Perder uma hora por dia pode não parecer nada… Desperdiçar meses ou anos sem propósito de vida pode não significar nada para você. Mas Alguns meses ou dias podem ser decisivos para questões relativas à saúde.

É curioso como muitas pessoas só dão valor ao tempo que tem quando acontece algo trágico na família. Mas que tal começar as mudanças na sua carreira e conquistar mais qualidade de vida hoje? No processo de coaching é muito comum ser aplicado a roda da vida como uma ferramenta que a pessoa entenderá como anda sua dedicação a diversas áreas da vida que são fundamentais, tais como: saúde, academia, alimentação, relacionamento, lazer, finanças, desenvolvimento pessoal, dentre outros. Se não equilibrarmos todas essas áreas hoje, pode ser que sejamos obrigados a equilibrar isso amanhã.

É importante ressaltar também que o estresse exacerbado, somado com o sedentarismo e falta de propósito, pode ser agente de enfermidade. Muitos médicos afirmam que algumas doenças são provocadas por problemas emocionais. Sabendo disso, devemos trabalhar nossa mente com pensamentos positivos e garantir uma vida equilibrada para termos energia e alçar voos cada vez mais altos em nossas vidas.

Quantas pessoas e empresas vivem apagando incêndios e se sentem sem tempo para assumir o controle de suas vidas! Se tornam vítimas das circunstâncias e procrastinam sua própria felicidade. Ser protagonista da sua própria vida e escrever sua história de sucesso podem fazer muita diferença! Certa vez, tive a oportunidade de ouvir do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Goiás que eles passam mais de 80% do tempo na prevenção e, por isso, quase não apagam incêndios. Logo, se nem o Corpo de Bombeiros utiliza tanto tempo apagando incêndios, porque você viverá apagando incêndios em sua vida? Escolha hoje como você quer viver e crie o hábito de atuar na prevenção!

Publicado originalmente no blog Ludovica.