Um dos grandes mistérios do crescimento profissional nos dias de hoje é entender o que é proatividade.

Algumas pessoas acreditam que ser proativo no trabalho é o mesmo que ser um belo puxa-saco. Já outros pensam que ser proativo é acumular uma centena de atividades e se mostrar sempre muito disposto a entregar seu melhor.

Mas e se eu te disser que essas duas visões estão equivocadas?

Uma pessoa realmente proativa é aquela que usa suas melhores habilidades para:

  • Identificar problemas,
  • Propor soluções,
  • E colocar as mãos à obra!

Quando decidi escrever esse artigo, meu desejo foi ajudar pessoas a ampliarem os seus resultados. Porque eu também já fui uma dessas pessoas que olhava para as minhas iniciativas e ficava muito frustrado. 

Sabe quando a contabilidade não fechava? Era isso que acontecia comigo. Eu sempre fui uma pessoa muito proativa. Mas, proativa mesmo. Com todas as letras. Porém eu era aquele proativo que só tem ideias, mas nunca coloca em ação.

Foi assim que eu descobri que a minha “proatividade” era difusa. Ou seja, não era canalizada para um objetivo específico. Eu abria várias frentes de trabalhos e me perdia na priorização de um ou outro. 

Frequentemente as pessoas me viam empolgado com um projeto ou com uma ideia e, logo em seguida, eu já estava envolvido em algo novo e completamente diferente! 

Esse é um grande perigo de ser proativo demais: perder o foco! A verdade é que a proatividade é uma potência que precisa ser canalizada para um objetivo e só assim você tirará o melhor da sua capacidade de agir e realizar. 

E neste artigo eu quero contar um pouco da minha história para você compreender o que é proatividade produtiva, e como ela vai te levar a ter muito mais reconhecimento profissional, sem te desgastar emocional e fisicamente.

Entenda o poder que a informação tem de gerar valor na advocacia -  Ultimatum Tecnologia Jurídica

O que é proatividade?

Uma das principais características das pessoas memoráveis é que elas terminam tudo o que começam.

Como a proatividade é a capacidade de identificar um problema e visualizar uma solução, é possível aparecer um grande desafio no meio do caminho.

Isso porque algumas pessoas naturalmente têm uma grande facilidade para perceber esses problemas e até mesmo são muito criativas para propor soluções. Contudo, elas não têm um perfil executor… E aí que está o pulo do gato quando o assunto é proatividade.

Eu sempre tive uma inquietação em relação aos meus resultados e ausência de acabativas. 

Só que, pra mim, essa mudança veio quando eu estava atendendo a uma cliente. Nós estávamos em sua sala e ela olhou para mim de forma muito séria. 

Foi aí que ela disse algo que me deixou sem chão…

 “Unadma, eu acho você uma pessoa muito proativa. Tem muitas ideias. É muito criativo e está sempre procurando inovar…”

Até aqui eu fiquei todo orgulhoso e me achando “o cara!” Naquele momento de sentimento de estar sendo validado, eu agradeci. Mas, ela continuou dizendo: 

“Mas, por que você não termina as coisas que começa? Você sempre traz uma ideia, uma novidade e eu me empolgo, aprovo e depois não vejo resultado, porque você desviou o foco e já está envolvido em outros projetos ou ideias. Isso não lhe incomoda não? Porque me incomoda!”

Eu fiquei sem palavras, tentei encontrar justificativas, mas o que de fato ocorreu é que fiquei literalmente travado e reflexivo. 

Aquilo me causou um incômodo interno muito forte. Sabe aquela sensação de não saber onde eu enfiava a minha cara? 

Quando fui embora, eu fiquei lembrando a cena e foi passando um filme e pensei assim: “não é que ela está certa?” e me questionei internamente: “o que acontece comigo? Por que ajo assim? O que está faltando?” 

Esses pensamentos viraram uma goteira imparável na minha cabeça! Era quase enlouquecedor!

Só que uma pessoa proativa não se paralisa por muito tempo. Foi então que tomei minha primeira providência: entender o que acontecia dentro de mim.

Atenção à sua volta! Isso pode lhe ajudar a aproveitar as oportunidades

A partir do momento em que eu já tinha essa clareza, aconteceu algo que foi o grande divisor de águas. 

Eu estava em meu carro indo visitar um cliente. Como muita gente, eu tinha o hábito de ouvir a rádio CBN FM enquanto dirigia. Naquele dia em especial, estava passando o programa INTELIGÊNCIA PRODUTIVA, com Tathiane Deândhela. 

No programa, ela falava sobre uma comparação que jamais saiu da minha cabeça, que era a relação entre estar ocupado e ser produtivo. 

https://www.youtube.com/watch?v=V9CvsFG1G5w

Quando eu ouvia aquele programa, minha sensação era que a Tathi tinha conversado com a minha cliente e que as duas estavam de complô contra mim!

Quanto mais ela falava, mais eu pensava: “ela está falando isso para mim. Eu tenho certeza”!  E quando terminou o programa eu entendi que eu literalmente era um ocupado e tomei a decisão que queria ser produtivo, porque era o que me faltava e isso ficou evidente para mim.  

A próxima ação foi pesquisar tudo sobre a Tathiane Deândhela. Foi uma conexão forte e passei a segui-la no Instagram, YouTube, Facebook, Linkedin… Até mesmo comprei seu livro: Faça o Tempo Trabalhar para você.

Para ser uma pessoa proativa, se conheça

Agora que você já entendeu o que é proatividade, o próximo passo é entender como fazer mais e melhor, focando nos resultados – ou seja, como ser produtivo, ao invés de ocupado!

Só que a produtividade não é algo que vem numa caixinha. Ela não é uma solução pronta e igual pra todo mundo. Afinal, cada pessoa tem seus motivadores, seus valores, e até mesmo suas próprias travas.

Então, para desenvolver a proatividade produtiva, é necessário se conhecer muito bem! Procure responder às seguintes questões:

  • O que me deixa muito feliz?
  • Quais são as coisas que me deixam com raiva?
  • Eu funciono bem sobre pressão, ou é melhor trabalhar com um prazo mais flexível?
  • Como é meu conceito de hierarquia? Eu respondo bem a um líder, ou prefiro conversar de igual para igual?
  • Prefiro trabalhar sozinho ou em equipe?

A partir disso, você vai partir para a próxima etapa da proatividade produtiva: preencher as lacunas na sua performance!

Desenvolvendo habilidades e competências

Eu compreendi que a verdadeira proatividade sempre puxará outras competências para se associar a ela e ampliar a sua força.

Para você ter mais resultados e impressionar seus colegas de trabalho, chefes e clientes, é interessante ter em mente que “quem quer fazer tudo para todos, acaba não fazendo nada para ninguém”.

Portanto, dedique-se a desenvolver uma habilidade por vez!

Para isso, monte uma agenda poderosa, com as atividades mais importantes que vão fazer sua semana valer a pena.

Reflita também sobre quais oportunidades são realmente boas, e quais você pode deixar passar. Fazer escolhas é um passo que requer uma forte conexão com o seu propósito e com os seus objetivos.

Lembre-se também que habilidade é prática! Dedique-se tanto a estudar, quanto a executar. Acumular conhecimento é o mesmo que acumular atividades: só vai encher a sua agenda, mas nunca vai gerar um bom retorno.

Ser proativo é isso: conseguir executar os seus planejamentos com excelência.

Sonhe! E mais importante, confie na capacidade de realizá-los! | Meu  Nutricionista Online

Evolução é um processo contínuo

Tudo isso me fez compreender como é importante usar a proatividade, mas principalmente como é poderoso também ser produtivo.

Foi esse aprendizado intenso me fez criar uma frase que é um lema para a minha vida e que representa muito a minha proatividade produtiva: 

AS MINHAS INICIATIVAS COM ACABATIVAS SEMPRE ME LEVARÃO PARA O PRÓXIMO NÍVEL!

Isso significa que é necessário se dedicar todos os dias e exercitar sua acabativa.

A cada vez que você pula de uma ideia para outra, você desperdiça seu tempo, energia, e diversos outros recursos que poderiam render frutos extraordinários, se fossem direcionados para a execução bem feita.

No e-book gratuito de Gestão do Tempo você vai encontrar mais uma série de dicas que vão impulsionar a sua proatividade. Assim, você vai chegar mais rápido aos seus grandes objetivos. Então clique no banner para baixar agora mesmo: