Há termos que as pessoas adorariam ter atrelados em qualquer aspecto do seu dia a dia. E, sem dúvida, o significado de memorável? é um desses casos. Quem não gostaria de ter uma carreira memorável, uma qualidade de vida memorável ou mesmo uma experiência memorável? Mas, por acaso, você sabe qual é o real significado de memorável?

Significado de memorável:

De acordo com o dicionário brasileiro, a palavra se refere a algo:

“Inesquecível; que merece ser conservado na memória; digno de ser lembrado; que vale a pena relembrar: atitude memorável. Notável; que possui destaque, relevância”.

Vale salientar que a palavra tem origem no latim ‘memorabillis’ e os seus sinônimos são os seguintes: inesquecível, inolvidável, rememorável.

Como ter uma carreira memorável?

De acordo com um estudo da Microsoft, o tempo de manutenção de atenção de uma pessoa nos dias de hoje é de cerca de oito segundos. Em um período de excesso de conteúdo pipocando nos feeds das mais variadas redes sociais, se destacar é um verdadeiro desafio.

E essa barreira com menos de dez segundos se torna o primeiro obstáculo a ser superado para qualquer um que almeja iniciar ou retomar uma carreira.

Já que os recrutadores dos setores de Recursos Humanos valorizam a primeira impressão, mas avaliam inúmeros candidatos a cada processo seletivo.

Memorável Significado - Introdução

Então, se a missão é conseguir a atenção desse profissional, como fazer para continuar no foco dele até o fim da entrevista, dinâmica ou processo seletivo?

Sendo assim, a capacidade do candidato de despertar empatia, bem como transparecer confiança são fatores que ajudam a tornar esse primeiro contato memorável.

De acordo com reportagem da Revista Exame, a maioria dos recrutadores aponta que não há uma fórmula secreta ou uma qualidade específica para assegurar que um candidato se destaque.

Empatia e paixão profissional

Entretanto, saber utilizar a empatia pode ser uma boa alternativa na hora desse primeiro contato. Isso porque o candidato já dá um sinal que consegue driblar uma situação complicada e deixar a atmosfera muito mais agradável.

Além disso, o interessado necessita definir a mensagem que almeja repassar e a melhor maneira de fazer isso sem fugir dos pontos levantados durante a entrevista.

Por exemplo, o entrevistado não somente conta o que conseguiu produzir nas experiências anteriores, bem como tem prazer em fazer isso. Ou seja, a pessoa transparece claramente que se identifica com a sua função.

Juntamente com a empatia, essa demonstração de estar em sintonia com o trabalho agrega muito valor ao relato da sua trajetória profissional.

Ainda conforme a Exame, esses candidatos tendem a ser lembrados nos momentos mais complexos. Ainda que não sejam admitidos diretamente, o perfil pode ficar guardado na memória do recrutador.

E essa boa impressão pode resultar em um convite em um segundo momento. Pode ser uma simpatia natural ou uma boa estratégia, só que a qualidade nas relações com as pessoas pode fazer toda a diferença para um profissional.

Qualificação e ascensão profissional

A qualificação profissional ainda é um diferencial profissional e pode facilitar a subida na maioria dos setores, conforme estudo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Minas Gerais (Senac-MG), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio).

TATCRI -24 - Memorável Significado 3

Ainda que a experiência anteriores, cursos profissionalizantes e técnicos sejam relevantes, o processo de entrada ou retorno no mercado de trabalho ainda valoriza o diploma de ensino superior. Por isso, as pessoas formadas acabam ter mais destaque e até receber mais.

Em função disso, a busca pelo conhecimento está no topo das prioridades em todas as faixas etárias dos trabalhadores brasileiros. Além disso, esse é um dos principais fatores na hora de selecionar um curso de graduação.

No entanto, essa percepção se evidencia entre os mais jovens, diferente daquele indivíduo que já está empregado há algum tempo. Portanto, a pesquisa ajuda a quebrar a crença de que a juventude deseja apenas empreender por conta própria ou se limitar em um curso profissionalizante rápido.

De acordo com o levantamento, existe uma grande generalização sobre aqueles que estão entrando no mercado de trabalho. As gerações mais jovens apresentam um perfil mais “antenado e menos propenso a rotina”.

Mas, essas pessoas ainda valorizam a formação acadêmica visando uma trajetória memorável nos mais diversos segmentos e não apenas em nichos ligados a tecnologia.

Vida memorável contempla equilíbrio entre pessoal e profissional

Independentemente do campo de atuação, os profissionais também já estão conscientes que não existe mais uma jornada linear. 

Ou seja, você se graduou em uma determinada área e vai se aposentar trabalhando somente nesse segmento, sem se desviar jamais da rota programada.

TATCRI - 24 - Memorável Significado 4 - Vida Memorável

Algo comum há algumas décadas, a possibilidade de se aposentar no primeiro emprego é extremamente pequena, especialmente, entre aqueles que estão iniciando agora no mercado. 

Portanto, o estudante pode se preparar para uma função, crescer na empresa e migrar para outra área. Ou ainda trocar essa função por outra totalmente diferente e empreender.

O fato é que a formação ajuda, só que uma série de competências e elementos são precisos para alcançar uma trajetória tenha memorável como significado. 

Por isso, sugerir soluções, ser ativo, independente, organizador e bem disposto são características sempre bem recebidas. Só que essa é uma via de mão dupla, não é?

Satisfação profissional x felicidade

Segundo estudo da Catho, os fatores que resultam na satisfação e que mais animam os trabalhadores no local de atuação são:

  • Ter um bom relacionamento para 70%,
  • Possibilidade de crescimento no lugar de trabalho com 66,2%,
  • Ser reconhecido como um profissional de qualidade para 61,9%.

Ainda de acordo com o levantamento, a maioria das pessoas chega a passar mais tempo com os colegas de trabalho do que necessariamente com os entes queridos.

Por isso, a exigência por um local de trabalho agradável faz todo o sentido, bem como combina com o pensamento atual de zelar também pelo lado pessoal.

 Satisfação Profissional

Ou seja, a ideia de uma jornada memorável como significado é alcançar o balanço ideal entre a dedicação ao trabalho e o seu lado pessoal.

Essa mentalidade proporciona mais liberdade, saúde física e mental e influencia consideravelmente na tomada de decisões ao longo da vida.

No fim das contas, o profissional visa autonomia para ser tanto bem sucedido quanto feliz.