Produtividade hoje é um grande desafio das pessoas e das empresas. Entregar mais, sem perder a qualidade e manter o clima organizacional, é uma busca constante de quem busca crescer.

Mas o que é produtividade?

Produtividade é a relação entre a quantidade do que é produzido com relação a quantidade de tempo investido no processo.

O grande objetivo é produzirmos mais, utilizando a menor quantidade possível de recursos (como tempo).

Como conseguimos alcançar esta façanha, produzir mais com menos?

7 Fatores que impactam a produtividade:

A redução do seu poder produtivo pode provocar vários problemas, como sentir-se sempre cansado e desmotivado, sem conseguir atingir os seus objetivos. Por este motivo, é fundamental atentar-se a estas 7 questões que reduzem a produtividade.

O que é produtividade?Fatores que impactam a produtividade

1. Falta de Objetivos Claros

A falta de objetivos claros e foco dificulta tomar as decisões certas, perdendo tempo com atividades desnecessárias.

2. Falta de Sono

Para que o seu corpo e a sua mente recarreguem as energias necessárias, os especialistas recomendam dormir em média de 7 a 8 horas diária. Este é um fator crucial para manter-se produtivo ao longo de todo o dia.  

3. Metas inatingíveis e pressão pelo resultado

Quando as pessoas e os colaboradores sabem que as metas são inatingíveis, elas iniciam o jogo perdendo. 

Isto gera desmotivação, desgaste, cansaço e frustração. Todos estes fatores impactam diretamente na capacidade produtiva.

4. Pessimismo

A negatividade frente a vida e os problemas faz com que qualquer circunstância adversa tire o foco do que é verdadeiramente importante. Assim, o pessimismo faz com que haja maior tendência a falhas, desvia a atenção, provoca reduzindo sua capacidade produtiva.

5. Falta de exercícios físicos

A produtividade está diretamente associada à nossa disposição! A prática regular de exercícios físicos melhora a saúde, reduz o estresse e ajuda a ter mais clareza mental.

Uma pesquisa feita pela Global Corporate Challenge, com 160 mil funcionários de 185 países, chegou ao  resultado de que a pessoa estressada produz 24% a menos do que o profissional que não está estressado.

6. Priorizar as tarefas de forma inadequada.

Tarefas que ocupam menos de 2 minutos devem ser realizadas logo. Dessa forma, elimina-se uma pendência e aquilo e não fica ocupando a mente. 

Depois, deve-se priorizar as tarefas que realmente vão gerar resultados efetivos, independente do grau de dificuldade. 

Realizar somente as tarefas mais fáceis primeiro vai tomar a sua energia e dificilmente te levará aos seus objetivos.

7. Ser multitarefa

Multitarefa não existe. Tentar fazer mais de uma coisa por vez tira o seu foco e faz com que você leve mais tempo para realizar as atividades com excelência.  

De acordo com uma pesquisa feita em Stanford pessoa multitarefa, reduz sua capacidade criativa, e seu poder de reflexão.

Como se tornar mais produtivo?

Com a evolução da tecnologia cada vez mais fácil encontrar maneiras, métodos e ferramentas para aumentar a produtividade das pessoas e das empresas.

Porém, todas estas facilidades geram também vários ladrões do tempo. Essas dispersões nos impedem de produzir de forma eficiente e provocam grandes desafios ao longo do tempo.

Ter objetivos claros é primordial para mudar os seus hábitos e ações no intuito de se tornar mais produtivo.

Como se tornar mais produtivo

Outro fator importante é definir as tarefas que realmente farão seus resultados acontecerem.Ter uma agenda lotada de demandas e estar sempre ocupado não é sinônimo de produtividade.

As pessoas produtivas criam  hábitos que impulsionam o alcance dos objetivos!

Neste vídeo temos mais cinco lições de produtividade essenciais para todos os profissionais de excelência:

Como aumentar a Produtividade nas empresas

como aumentar a produtividade nas empresas

Alavancar a produtividade nas empresas é algo que começa com ações muito simples! E ainda por cima na melhora o clima organizacional, pois equipes que entregam resultados de alta performance são mais felizes.

Pessoas motivadas produzem mais e de forma mais assertiva, e para isso seguem cinco dicas que você pode aplicar já nesta semana:

1. Promova a motivação dos profissionais:

  • Realizar o direcionamento correto.
  • Elaborar feedbacks pontuais e assertivos.
  • Reconhecer pelo seu bom desempenho ou trabalho realizado.

2. Foque no engajamento dos colaboradores nos objetivos da empresa:

Para isso é importante considerar o perfil individual de cada um, bem como a compreensão das realidades que vão além das esferas profissionais.

3. Faça com que seus colaboradores se sintam parte do resultado:

Cada membro da equipe tem seu valor. Desde as funções mais simples às estratégicas. Cada um exerce um papel e, se não fosse aquele trabalho, a empresa não funcionaria bem! Estimular essa cultura de valorização faz com que todos se sintam parte de algo, o que aumenta a produtividade como um todo. 

4. Comemore as conquistas do grupo:

Uma empresa é formada por uma equipe. Isso significa que, quando um ganha, todos ganham. Comemore e reconheça as conquistas individuais. E também faça isso para as conquistas do grupo!

5. Treine líderes inspiradores:

A liderança se faz com o exemplo. Por este motivo, incentive sempre aquelas pessoas que inspiram a equipe e treine-as para assumirem posições de liderança. Afinal, habilidades são mais fáceis de serem adquiridas do que a cultura da empresa.

A matemática da produtividade

A matemática da produtividade

Aqui no Instituto Deândhela levamos a matemática da produtividade muito a sério. Ela considera algumas variáveis:

  • Gastar muita energia + ter nenhum resultado = é ser improdutivo. 
  • Gastar muita energia + ter algum resultado = ser pouco produtivo 
  • Produtividade = gastar pouca energia + entregar resultados extraordinários

Por isso, se você quer descobrir qual é a melhor maneira de otimizar a matemática da sua produtividade então clique no banner aqui embaixo.  Assim você vai descobrir como o treinamento Produtividade Gold 2.0 vai te ajudar a alcançar a excelência, alta performance e alavancar seus resultados em poucas semanas: