Alcançar e manter resultados efetivos durante nossa jornada é um desejo de muitas pessoas, mas para isso é necessário motivação, tanto para começar como para continuar. Afinal, começar é relativamente fácil, mas ter “acabativa” é só para poucos. Quantas pessoas conhecem alguém que já começou um curso de inglês e parou? E quem já começou um instrumento musical e parou? Quem começou uma academia e parou? Quantos projetos inacabados em nossas vidas. E se continuarmos dessa forma, que legado deixaremos para nossos filhos?

Segundo Napoleon Hill, em seu livro A lei do triunfo, pessoas que triunfam são aquelas que terminam tudo o que elas começam. Ele enfatiza essa verdade na seguinte expressão: “Conheço pessoas que triunfam e sempre triunfarão. Sabe por quê? Porque não desistem dos seus sonhos e sempre terminam aquilo que começam”. Nessa expressão está o segredo de onde encontrar motivação, pois quem conhece pessoas sem sonhos que são motivadas?

Ter sonhos é o primeiro passo. E para quem não tem claro seu sonho, pode começar o processo de descoberta refletindo sobre o querem ouvir no aniversário de 70 anos. Buscar se inspirar em filmes de superação ou músicas e identificar referências a serem seguidas podem contribuir grandemente no processo de identificação de propósito. Fazer recortes de revistas com àquilo que você gosta e quer para fazer um mural de sonhos é uma atividade descontraída e interativa que pode ser feita juntamente a família em um dia tranquilo.

Na sequência, é fundamental mentalizar os sonhos diariamente e sentir toda a sensação de tê-lo conquistado, percorrendo antecipadamente por meio da mente o caminho em direção aos sonhos. Mas o papel de uma mulher que é líder ou mãe de família extrapola a motivação pessoal. Ela precisa criar estímulos que motivem outras pessoas, seja a família ou alguém da equipe, caso tenha papel de liderança. E como fazer isso? Com uma atividade de 15 minutos por dia é possível acender a chama interior de outras pessoas.

Essa atividade consiste em assistir trechos de filmes do YouTube de motivação em conjunto com a família ou equipe e debater sobre os principais pontos. A partir daí, é criado um plano de ação para o dia e ao final do dia são compartilhados os resultados. Pequenas ações diárias podem impactar diretamente na produtividade das pessoas, afinal, vários estudos já comprovaram que pessoas felizes também produzem mais e a felicidade não depende de circunstâncias externas, mas vem de dentro para fora. A psicologia positiva afirma que pessoas otimistas, o que podemos complementar como de bem com a vida, são 31% mais produtivas que outras pessoas.

No âmbito empresarial, segundo uma pesquisa realizada pela Right Management, consultora norte-americana de recursos humanos com mais de 30 mil funcionários em 15 países, entre eles o Brasil, investir na saúde e no bem-estar do colaborador pode aumentar a produtividade em até 50%. Portanto, criar formas de não deixar sua chama interior se apagar e de contribuir para acender a chama de outras pessoas podem ser investimentos que multiplicará seu tempo e só depende de você. Suas escolhas diárias garantirão o resultado de uma vida.

* Tathiane Deândhela é Mestre em liderança pela Universidade de Atlanta, Especialista em Gestão do Tempo, Master Coach Trainer, Consultora de carreira e Executiva Multidisciplinar. Possui curso de Negociação pela Universidade de Harvard. CEO do Instituto Deândhela. Também é diretora de Novos Negócios da AJE Goiás (Associação de Jovens Empresários). Site: www.institutodeandhela.com.br