Grande parte das pessoas busca resultados imediatos para cada mudança de comportamento, e com as novas gerações o senso de urgência é ainda maior. Paciência e persistência são atributos pouco convencionais na atualidade. A grande questão é que o tempo é relativo, pois o muito pode ser pouco e o pouco pode ser muito ou, quem sabe, o pouco pode ser suficiente. Não adianta fazer em um dia àquilo que era para fazer espaçado dentro de um ano.

As nutricionistas, por exemplo, sabem bem como é isso, pois se você comer bem hoje ou se sacrificar essa semana para depois comer mal o mês todo, o resultado esperado não virá. Da mesma maneira ocorre na academia, afinal, malhar 24 h seguidas para ficar um mês ociosa, além de prejudicar sua saúde, definitivamente não trará o resultado almejado.

Portanto, o maior segredo das pessoas bem sucedidas está na disciplina e constância. Não precisa ser muito, basta ser contínuo. Pequenas ações repetidas, como, por exemplo, uma leitura de 30 minutos por dia pode gerar um impacto significativa ao longo de um ano. Fazer um curso por mês pode fazer você alcançar uma maturidade com pouca idade. Novos hábitos de 15 minutos por dia poderá transformar uma pessoa comum em um verdadeiro talento.

No famoso filme de comédia dramática Click, ficou claro o impacto de um “click”. O personagem principal do filme estava com o controle remoto da sua vida nas mãos e podia acelerar momentos, sempre avançando para que momentos desagradáveis ou indesejados passassem mais rápidos. Dessa forma, ele tinha o poder de focar apenas nos momentos que ele queria e o resultado fez perceber a importância de não pular etapas, pois a lição que momentos indesejados deixam é significativa.

Seu foco em demasia para uma das áreas da vida gerou desequilíbrio, afinal, o executivo tão obstinado em alcançar resultados profissionais, negligenciou aspectos importantes da sua vida e acelerou momentos que deveriam ser vividos. Essa analogia provocou grande reflexão em todas as pessoas que assistiram ao filme, já que cada momento da vida tem seu valor.

Agora, imagine se pudesse ter um controle universal em mãos que não acelerasse cenas, mas que repetisse séries úteis para sua vida. Cada vez que assistisse essa série, você se energizaria e com novo entusiasmo poderia seguir a vida com muita atitude independente do cenário externo. Esse controle universal existe e se chama padrões de comportamento que forma o hábito. Existem hábitos saudáveis e outros destrutivos. Você pode escolher cultivar o hábito saudável para ter mais resultados eficazes em sua vida.

Atletas que se destacam no cenário mundial seguem a mesma receita: treinar arduamente, constantemente, de segunda a segunda até terem um desempenho superior. Ser vencedor é apenas o resultado de uma jornada com repetidos comportamentos positivos. Foque em ser melhor profissional e ser humano e, então, colherá frutos excepcionais.

* Tathiane Deândhela é Mestre em liderança pela Universidade de Atlanta, Especialista em Gestão do Tempo, Master Coach Trainer, Consultora de carreira e Executiva Multidisciplinar. Possui curso de Negociação pela Universidade de Harvard. CEO do Instituto Deândhela. Também é diretora de Novos Negócios da AJE Goiás (Associação de Jovens Empresários). Site: www.institutodeandhela.com.br