Com tantas coisas para fazer, com múltiplas funções e demanda, a vida fica uma bagunça. Quando nos damos conta, não conseguimos fazer o que realmente precisamos e nos sentimos desmotivados, cansados e improdutivos. Para combater essa situação, podemos aplicar várias técnicas e ferramentas de produtividade. Uma delas, é a Técnica Pomodoro!

Esta técnica poderosa pode ajudar a sair desta situação improdutiva rumo aos seus objetivos.

A verdade é que a falta de foco gera um grande desgaste mental, emocional e físico. Por isso, é fundamental entender como aplicar essa técnica corretamente para melhorar sua qualidade de vida!

Mas o que seria a técnica Pomodoro?

A técnica Pomodoro foi criada por um estudante italiano, Francesco Cirillo, no final dos anos 80. O intuito era otimizar os seus estudos e melhorar suas notas, além da absorção do conteúdo.

Para isso, ele utilizou um timer de cozinha em formato de tomate (que em italiano é “pomodoro”) para organizar suas tarefas.

Na época, o timer cronometrava 25 minutos e no final deste tempo soava um alarme.  Neste momento ele fazia uma pausa de cinco minutos, então ele passou a dividir seus estudos em blocos de foco total sem interrupção durante esses 25 minutos.

Ele observou um salto no seu rendimento e um resultado que fez toda diferença durante a sua jornada estudantil na universidade.

Em 1992,  decidiu compartilhar esta técnica com o mundo. Hoje, trata-se de uma grande referência em produtividade globalmente: o método é replicado em aplicativos para celulares, utilizando inclusive o mesmo nome.

Técnica Pomodoro

Por que esta técnica é tão eficaz?

Quando você se propõe  a utilizar a técnica pomodoro, você reduz a procrastinação. Isso permite que você realize suas atividades de forma mais eficiente. O resultado: mais foco, mais disciplina, e menos ansiedade.

Outras vantagens de se aplicar este método:

  1. Visualizar todas as demandas.
  2. Compreender o que te consome mais tempo para realizar.
  3. Descobrir o que realmente te tira a concentração.
  4. Reduzir o tempo que você leva para retornar ao foco.
  5. Perceber quantas vezes você é interrompido durante suas atividades.
  6. Criar um hábito de produtividade.

Considerando o momento atual, onde muitas pessoas estão tendo que trabalhar em casa, sugiro assistir o vídeo abaixo, que pode te ajudar.

O passo a passo da técnica pomodoro.

É muito importante seguir o passo a passo para que você possa usufruir de todas as possibilidades que este método proporciona.

A Técnica Pomodoro consiste em:

  1. Anotar todas as tarefas que têm que ser realizadas.
  2. Priorizar aquelas que são mais importantes.
  3. Dividir as suas atividades em quatro blocos de vinte cinco minutos com intervalos de cinco minutos para descanso.
  4. Depois destes quatro blocos, realizar um intervalo maior, de 15 a 30 minutos, para descansar a mente.
  5. Reiniciar a partir do passo 3. 

Este tempo estipulado é o sugerido e usado pelo criador do método, mas nada impede de você adequar isto de acordo com o seu perfil. 

Se você consegue se manter concentrado por 30 ou 40 minutos com intervalos de 8 minutos, tudo bem! Ou, se você tiver necessidade de reduzir o tempo para 20 minutos com intervalo de 3 minutos, também está valendo.

Alguns pontos de atenção para extrair o máximo deste método:

  • Lembre-se de ligar o cronômetro a cada bloco de atividade e para o retorno a elas. 
  • Lembre-se de ligar o cronômetro a cada bloco de atividade e para o retorno a elas. 

Outras formas de impulsionar seus resultados

A Técnica do Pomodoro é uma das várias formas possíveis de realizar cada vez mais em menos tempo.

E aumentar sua produtividade é um processo que envolve autoconhecimento e personalização das ferramentas. Baixe o ebook Ferramentas de Produtividade e descubra qual é a melhor forma para alcançar os seus objetivos. Clique no banner e saiba mais:

CTA Ferramentas de Produtividade