Nos últimos tempos, a internet tem facilitado consideravelmente que as pessoas consigam acompanhar vários debates. Eles falam sobre os mais variados assuntos envolvendo pessoas de diferentes nacionalidades, formações, costumes, histórias e vivências. E, ao mesmo tempo também se tornou muito mais comum encontrar mulher palestrando sobre todos os temas possíveis.

Vale salientar que visualizar com uma voz feminina tratando de pautas voltadas para todos os públicos também gera identificação e acaba por estimular outras mulheres a se preparar para desempenhar o mesmo papel. A ideia de encontrar uma palestrante mulher poderia ser algo incomum há alguns anos, mas isso está ficando para trás a cada dia – felizmente.

E, provavelmente, você já deparou com alguma mulher palestrante no Ted Talks, não é? Caso você não sabe exatamente o que é, essa é uma fundação definida como sem fins lucrativos, que começou ainda na década de 1980, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Geralmente, essa organização reúne nomes de prestígio, populares ou não entre o grande público, para discorrer sobre os mais diversos tópicos. Com o lema, “Ideias que valem a pena ser espalhadas”, essas palestras contam com até 20 minutos de duração e boa parte do conteúdo é compartilhado de maneira gratuita no Youtube.

A temática é vasta e engloba desde as constantes mudanças das sociedade, as dificuldades de ser mulher em um mundo extremamente complexo e complicado, as facetas do empreendedorismo, questões filosóficas, ativismos, entre tantas outras pautas. E essa lista também contempla brasileiras de extremo valor em suas respectivas áreas.

5 vídeos com mulher palestrante para lhe inspirar

É inegável que a sociedade dentro e fora do Brasil impõe inúmeros obstáculos para que a mulher possa alcançar todo o seu potencial em todos os aspectos possíveis.

Com a intenção de propagar todo o valor e as vivências compartilhado nessas conversas, você poderá conferir abaixo algumas indicações de palestrantes mulheres sensacionais, que servir de inspirações para os seus próprios projetos.

Como citado anteriormente, alguns nomes tendem a ser mais famosos e outros nem tanto, mas todas possuem conteúdo que podem lhe ajuda a ampliar os seus horizontes ainda que em poucos minutos de conversa. Vamos lá?

1 – Ana Lúcia Fontes

Pós graduada em marketing pela ESPM e Relações Internacionais pela USP, Ana Lúcia Fontes se tornou conhecida pela posição de executiva de marketing em multinacionais. Hoje em dia, ela também é especialista em Empreendedorismo da Escola de Você.

Mulher palestrante - Ana Lúcia Fontes

Na sua palestra, ela abordou como as mulheres podem melhorar o mundo, uma vez que representam 52% da população mundial. Ana Lucia abordou que milhões de mulheres são chefes de família com carreiras brilhantes, agora esses exemplos somente necessitam surgir mais a fim de estimular outras mulheres.

2 – Sheryl Sandberg

Você não deve saber, mas a maior rede social do planeta conta com uma mulher como a sua chefe-operacional desde 2008. Sheryl Kara Sandberg é uma empresária americana e, desde 2012, também faz parte do Conselho de Administração do Facebook. Por isso, ela fez história ao se tornar a primeira mulher nesse cargo na companhia.

TATCRI_40_mulher_palestrante_3

Mulher palestrante - Sheryl Sandberg

Na sua palestra para mulheres, ela se focou em “Por que temos tão poucas líderes?”, frisando que quantidade de mulheres que estão em posição de comando no mercado de trabalho ainda é muito pequena em comparação com os homens. Além disso, ela dá algumas dicas importantes para quem almeja se transformar em uma verdadeira líder no mercado globalizado.

3 – Djamila Ribeiro

Djamila Ribeiro é Mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo e autora de livros best-sellers como Lugar de Fala”, “Quem tem medo do Feminismo Negro?”. Além disso, ela é colunista do jornal Folha de S. Paulo e considerada pela BBC uma das 100 mulheres mais influentes do mundo.

Djamila Ribeiro

No Ted Talks, ela abordou o tema “Nós precisamos romper com os silêncios”, falando a necessidade de romper a tendência da sociedade silenciar determinadas pessoas e em determinadas pautas voltadas as desigualdades. Sendo assim, ela exalta o direito à voz e a representatividade.

4 – Jout Jout

Jout Jout

Julia Tolezano, mas provavelmente você vai reconhecê-la pelo apelido de Jout Jout. Ela é jornalista, escritora e conta com um canal de vídeos, chamado JoutJout Prazer, que possui mais de 2 milhões de inscritos hoje em dia.

Como uma mulher palestrando, JoutJout se concentrou na mensagem “Vamos nos amar virtualmente” e abordou o seu viral “Não tira o batom vermelho”, que abordou os riscos envolvidos ao viver em uma relação tóxica e as maneiras de sair dela. Além disso, ela detalhou a sua trajetória como Youtuber tratando de pautas simples até consideradas tabus.

5 – Taís Araújo

Sem dúvida, você já assistiu e até já torceu por alguma protagonista feita pela atriz Taís Araújo ao longo de sua carreira. Afinal, ela já entrou para história ao se tornou a primeira negra a fazer o papel principal em uma novela nacional ao viver Preta, que se envolveu com o rico Paco, interpretado por Reynaldo Gianecchini.

Ao ser transmitida pela primeira vez, a novela foi um grande sucesso, mas também rendeu altos índices de audiências nas suas reprises e ainda foi revendida para vários países. Antes disso, Taís já tinha chamado a atenção ao interpretar a Xica da Silva, na TV Manchete, com apenas 18 anos.

Taís Araújo

Além de todo esse sucesso profissional, Tais Araújo também se transformou em exemplo de empoderamento feminino e uma militante por igualdade racial. Todavia, ela focou a sua palestra em sua experiência materna com um menino e uma menina com o seguinte tema: “Como criar crianças doces em um País ácido”.

Como palestrante mulher, ela falou das dificuldades de educar as crianças nos dias de hoje e ainda  equilibrar essa responsabilidade com uma carreira extremamente exigente como a de atriz.

CTA Palestrante Memorável