Qualquer pessoa que goste de falar em público e não tem receio de encarar uma audiência para compartilhar as suas ideias, já reúne as características básicas de como se tornar um palestrante de sucesso.

Todavia, não basta ser um bom comunicador. Uma vez que se deve tomar algumas atitudes a fim de descobrir como organizar uma palestra de sucesso é saber manter a atenção dos seus espectadores. E, claro, para ser um bom palestrante é preciso saber falar sobre um conteúdo de valor e ter conhecimentos técnicos do assunto a ser compartilhado com os outros.

Palestras de empresários de sucesso para se inspirar

Quem tem interesse em se tornar um palestrante profissional tem muito a se inspirar naqueles que já são referências nacionais e internacionais, correto? Afinal, toda a ajuda sempre é bem-vinda. Então, confira uma lista com bons excelentes a seguir!

Paola Carosella

Provavelmente, você já deve ter se deparado com a presença de Paola em alguma das edições do Masterchef Brasil, da Band. Afinal, ela é uma das juradas da atração de TV e seguida por milhares de pessoas nas redes sociais.

Paolo Carosella

Proprietária de estabelecimentos de gastronomia situados em São Paulo, Paola Carosella também costuma compartilhar a sua trajetória de superação como empreendedora após alguns tropeços.

Nas palestras, ela conta como realizou alguns sonhos até alcançar o reconhecimento no seu setor.

Ana Fontes

Já Ana Fontes é uma referência de mulher que abriu mão de um trabalho que não lhe realizava para ter o seu próprio negócio.

Ela ajudou na fundação da Rede Mulher Empreendedora, uma das maiores instituições de suporte às mulheres com oferta de uma rede de contatos para publicidade, desenvolvimento de programas de qualificação e consultoria.

Ana Fontes

Ana já participou de eventos com entidades focadas na empreendedorismo e relatou todos os desafios que as mulheres encaram até os dias de para alcançar o sucesso.

Thiago Salles

Um dos diretores da Ernest&Young Terco, Thiago Salles narra nas suas apresentações as maneiras para enfrentar e monitorar os perigos de empreender no Brasil.

Em conversas com o público, ele costuma mostrar mecanismos e formas para que os gestores melhorar o rendimento e apostem em um diferencial dentro do seu campo de atuação.

Steve Jobs

O fundador da gigantesca Apple, Steve Jobs é um excelente nome para fechar essa breve lista com referências para um palestrante de sucesso.

Em diversos lançamentos, Jobs sempre se apresentou de maneira limpa e simples para que a sua mensagem estivesse no centro das atrações.

Steve Jobs

No entanto, ele acabou por inspirar milhões de pessoas ao discursar em uma formatura na Universidade de Stanford, ainda em 2005.

Na ocasião, Steve Jobs revelou porque não terminou a faculdade, sucessos, fracassos e a necessidade de encontrar significado na jornada. “Tenham coragem de seguir seu coração e intuição”, orientou.

Como se tornar um palestrante de sucesso?

Agora que você já tem alguns nomes relevantes para se basear, chegou o momento de conferir algumas sugestões práticas para começar a sua carreira de palestrante motivacional. Vamos lá?

Mensagem

Caso você almeja o reconhecimento a nível global, o que é compartilhado nos eventos necessita ser tão diferenciado e viável que o conteúdo precisa ultrapassar as barreiras de língua, cultura e costumes regionais. Em outras palavras, você precisa trazer algo novo e inspirador.

Ainda que o objetivo de se transformar em um orador prestigiado seja algo empolgante, a atividade também demanda profunda dedicação e foco, uma vez que se pode ficar fora por muito tempo.

Já que as viagens e o tempo longe de casa podem se tornar uma constante para os profissionais que estão em ascensão ou já se encontram no topo. Por isso, o foco do trabalho deve estar exclusivamente na sua mensagem

Avaliações e testes da mensagem

Para que o seu conteúdo seja realmente eficaz e importante para as mais variadas audiências, o ideal é testar com pessoas diferentes.

É possível utilizar a tecnologia para fazer a sua apresentação ou encaminhar o seu material para algum conhecido, sejam amigos ou clientes em potencial. Ou seja, enviar as suas ideias para as respectivas apresentações e solicitar algum tipo de avaliação.

Quando se consegue o perfil adequado, o feedback faz a diferença, já que é capaz de mostrar onde a fala estava problemática ou desinteressante.

Afinal, a maioria das pessoas gostam de dividir as suas opiniões. Todavia, todos palestrantes têm que saber receber as críticas construtivas com a cabeça aberta e não se sentirem ofendidos.

Caso uma quantidade significativa de um eventual público aponte alguma falha, é necessário se concentrar em melhorar e corrigir esses trechos.

Estrutura de discurso como uma história

Qualquer um que deseja ser um palestrante de sucesso precisa a importância de uma história bem contada. A possibilidade de dividir os seus tópicos mais importantes em fases, passo a passo.

Posteriormente, coloque em prática a sua mensagem como uma história genuinamente envolvente, com emoção, reviravoltas e elementos que gerem identificação.

Por isso, cada parte dessa história pode virar um tópico do seu discurso. De acordo com matéria da Revista Forbes, quando todos os elementos se encontram, resultam em uma mensagem relevante e que representa uma estrutura narrativa cativante.

Comprovação dos resultados

Um palestrante de sucesso precisa comprovar a assertividade do seu conteúdo com fatos. Nos eventos, é de vital importância das exemplos que fazem sentido e agreguem valor para o seu público-alvo.

Com essa meta, busque como o seu conteúdo pode ser repassado para cada uma das suas audiências. Esse é um dever de cada que carece de um esforço extra.

Todavia, vale a pena o esforço para ampliar a sua credibilidade e alcançar os objetivos pretendidos.

Redes sociais

Hoje em dia, a presença de um palestrante bem sucedido também deve ser forte e impactante nas redes sociais.

No entanto, a qualidade sempre é melhor do que a quantidade quando se refere a interação e obtenção de contatos a nível nacional e internacional.

Além de ter contato com pessoas do segmento, é possível ampliar o alcance e chegar a uma audiência muito mais numerosa com as ferramentas, as plataformas e as mensagens corretas.

Você que quer INSPIRAR outras pessoas e levar sua mensagem para o mundo, que tem histórias que merecem ser contadas? Então clique no banner abaixo e se inscreva para a próxima turma da Masterclass Palestrante Memorável:

CTA Palestrante Memorável