Já aconteceu de você estar assistindo a um curso online gratuito, e de repente sentir um desejo enorme de saber mais sobre a versão completa? Ou até mesmo assistindo a um vídeo em que o YouTuber comentou sobre um determinado produto e você começou a pesquisar sobre? Se sim… Você foi pego por um excelente pitch de vendas!
O conceito de pitch de vendas é algo utilizado no mercado há bastante tempo. Inclusive, ele é bem presente nas vendas B2B, nas conversas pelo LinkedIn, em treinamentos de comunicação e de negociação…Apesar da elegância do inglês, o significado da expressão é bem simples:
O pitch de vendas é, simplesmente, um discurso persuasivo que vende.
Além disso, existem técnicas e estratégias para fazer um bom pitch de vendas, tais como:
- Mostrar sua proposta de valor
- Utilizar os gatilhos mentais da persuasão
- Desenvolver um relacionamento de confiança com seu prospecto
- Focar na objetividade e na relevância
Ou seja, existe uma estratégia de vendas que vai além do momento de anunciar mercadorias e campanhas para o seu público-alvo.
Como funciona na prática
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o pitch é um dos recursos que mais pode ajudar o empreendedor na busca pela atenção dos seus clientes. Como você pode imaginar, esse processo comercial tem como objetivo a compra do produto ou contratação do serviço mostrado no pitch.
É como se fosse uma ponte até o público-alvo! Imagine que você conheceu uma pessoa bem interessante. Como seria o processo de conquista? O primeiro passo é se apresentar.
Depois, começar uma conversa, buscar pontos em comum, descobrir do que essa pessoa gosta e não gosta. Sempre respeitando os limites e indo direto ao ponto!
E então, quando perceber um interesse mútuo, chega o grande momento: pedir o número de telefone ou convidar pra sair!
Vender é um processo bem semelhante a esse: conhecer o seu cliente, entender suas necessidades e gostos, perceber o que é mais importante para ele… E o momento da oferta (o pitch de vendas) é exatamente essa etapa final de fazer o convite para um encontro.
Nos dias de hoje, esse contato pode ser promovido de inúmeras maneiras tanto presencial quanto digitalmente. Isso quer dizer em um encontro profissional, email, apresentação, videoconferência, ligação, entre outros.
O que é relevante, independente da forma de contato escolhida, é convencer a outra parte do valor e dos detalhes do que será comercializado.
Impacto de um pitch de vendas em um negócio
O fato é que esse trabalho surge como uma das primeiras tentativas de mostrar a mercadoria, serviço ou marca ao público.
Ou seja, é uma forma de atrair, fidelizar e converter um cliente. Todavia, essa abordagem tem sido atualizada nos últimos anos, ainda segundo o Sebrae.
Já que a sua intenção, em uma primeira demonstração, é gerar esse interesse e apresenta a solução a uma dor do cliente.
Portanto, essa estratégia necessita ser empregada no momento ideal, inclusive com uma apresentação pessoal criativa.
A mensagem precisa ser direcionada para o público-alvo da companhia. Mas alguém que revelou algum indício em abraçar a ideia ou corresponda ao perfil de cliente potencial.
Como fazer uma apresentação pessoal criativa focada em vendas?
Definitivamente, você vai precisar caprichar cada vez mais em como fazer uma apresentação pessoal em diversos momentos e sempre para vender alguma coisa. Como assim? Seja em uma entrevista de emprego, palestra, seminário, curso, reunião ou qualquer situação.
A arte da comunicação é, basicamente, a publicidade que pode fazer de si mesmo ou de algo em qualquer um dos momentos citados acima. Afinal, você pode fazer propaganda de seus talentos, objetivos, projetos ou de algo que está realmente disposto a vender.
Agora que você já está ciente da importância de saber “vender” . É necessário também conhecer os fatores essenciais que fazem parte da elaboração de uma apresentação impactante.
Tanto uma apresentação pessoal com powerpoint quanto um simples discurso que esteja na ponta da língua, mas seja bem embasado podem ajudá-lo bastante como seu pitch de vendas.
No entanto, você pode se focar para que esse pitch seja genuinamente uma possibilidade de vincular o cliente potencial a um produto que corresponda às suas expectativas.
Afinal, o cliente possui muito mais influência na hora tomada de decisão em uma compra. Portanto, esse consumidor vai se concentrar apenas nas marcas que agregam valor ao que estão oferecendo.
Sendo assim, o pitch de vendas demanda expressar de maneira direta tudo o que a mercadoria e/ou serviço tendem a contribuir com a rotina da clientela. Até porque o objetivo é convencer de que a sua opção é a solução definitiva para a sua dor e/ou necessidade.
A história
Uma apresentação criativa focada em vendas precisa destacar o diferencial daquilo que você está mostrando. E você pode provar isso ao contar histórias envolvidas (storytelling) no teu objeto de venda. Esse é um método bem atual. Isso também ajudar a criar uma conexão direta com a audiência ou o indivíduo que deseje atingir.
Sendo assim, é indispensável avaliar qual história irá usar para ilustrar e provar todo o valor referente ao seu produto ou serviço.
Neste caso, é preciso adicionar a estrutura de uma apresentação aos moldes de uma história. Isso quer dizer o conhecido storytelling, processo adotado consideravelramente pelo mercado global nos dias de hoje.
Isso porque esse formato de apresentação ou publicidade de algo a venda consultiva visa compartilhar uma mensagem memorável. Além de ainda resultar em uma identificação imediata com o público.
A conexão
Por isso, o pitch de vendas pode ser escrito, falado, ilustrado, animado ou em vídeo. O ideal é se atentar que essa mensagem necessita ser totalmente coesa e direta, além de suficientemente boa para gerar uma conexão com as pessoas ou a pessoa em questão.
Portanto, é indispensável que se dedique a revisar o conteúdo gramaticalmente e também conceitualmente.
É preciso conferir se há tópicos conflitantes entre si ou que possam estar passando mensagens antagônicas.
Esses pontos de conflitos podem afetar a credibilidade tanto de sua apresentação quanto do item ou proposta apresentada.
Você deve preparar uma apresentação pessoal e com tópicos que façam plenamente sentido isolada e coletivamente. Portanto, a sua mensagem deve ser clara, simples e direta!
Público
Para fazer uma apresentação de sucesso, é preciso analisar o perfil do cliente em questão. Esse conhecimento detalhado de sua audiência é essencial para criar uma conexão real e duradoura, uma vez que se trata do seu público-alvo.
Portanto, conhecer o público quer dizer elaborar uma apresentação que tenha uma dinâmica que essa plateia deseja escutar. Esse tom assertivo acaba por gerar a conexão e, consequentemente, a fidelização do cliente.
Por fim,, todo o negócio possui uma voz para chamar de sua. Por isso, a mensagem de uma companhia, de marca ou empreendedor necessita espelhar essa essência. Assim a maneira como se atua e o seu valor agregado.
E, sem dúvida, o respectivo pitch de vendas necessita reunir e demonstrar publicamente todos esses elementos.
Seu pitch de vendas pode ser memorável
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