Hoje em dia, muito se fala sobre motivação, mas poucos sabem o que é e como fazer para conquistar a motivação Mas, o que é motivação? Qual é o significado?

Bom, esse termo é autoexplicativo: motivo para ação. No entanto, você precisa descobrir o que lhe motiva a fazer determinada tarefa, projeto ou até brigar para alcançar uma meta.

E isso somente você saberá, ninguém de fora saberá apontar quais as razões que lhe fazem sair da sua zona de conforto. Afinal, toda conquista tem um preço a ser batido.

O fato é que há algumas estratégias para alcançar a motivação necessária para cessar com a procrastinação e executar até as tarefas mais complexas.

O que é motivação

Isso porque quanto mais difícil for o seu compromisso, por mais que seja algo relevante, maior será a sua tendência de deixar para depois.

Só que esse adiamento causa uma ansiedade muito grande porque a gente acaba lembrando que precisa fazer essa atividade, mais cedo ou mais.

Portanto, o desafio é achar estímulo para começar o seu trabalho. Então, o que fazer?

O que é motivação? 5 técnicas para sair da zona de confronto

1 – Penalidade x recompensa

De modo geral, o ser humano entende o que é motivação de duas maneiras: no amor ou na dor. Então, você precisa descobrir recompensas ou penalidades a partir da imposição da sua meta.

Por exemplo, você precisa elaborar um plano de negócio que demanda pesquisa de mercado, tempo e dedicação. Ou seja, você já tem um objetivo, basta estabelecer uma recompensa.

Se você conseguir alcançar essa meta, aproveite ao máximo! E, da mesma forma, se não conseguir dar conta da demanda no tempo previsto, você deve arcar com uma penalidade.

Por isso, você deve selecionar guardiões, amigos, familiares ou colegas de trabalho que terão a missão de exigir o cumprimento dessa pena.

Afinal, é muito fácil atribuir essa penalidade a si mesmo e jamais colocar em prática ao falhar, não é? Porque se apenas você souber dessa punção, será que não vai se sabotar e arrumar alguma desculpa para não pagar a dívida?

Para tomar cuidado com esses sabotadores, defina essas penalidades e pessoas de confiança para fazer uma pressão saudável tanto para bater a meta quanto para pagar a prenda.

3 – Trabalho em equipe

Napoleão Hill disse uma vez: “Quando você uma meta ou um objetivo com outras pessoas ou e se compromete com elas, aumente em 95% as suas chances de atingir determinado objetivo. Então, essa é a sua possibilidade!”

Caso você não saiba, Hill nasceu em 26 de outubro de 1883 no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos em uma família pobre e morreu no ano 1970. Apesar da origem humilde, ele se tornou muito influente devido aos trabalhos literários públicos na área de realização pessoal.

Além disso, Hill foi assessor direto Woodrow Wilson e Franklin Delano Roosevelt, presidentes dos Estados Unidos. Em uma das suas obras, ele escreveu ainda que “o que a mente do homem pode conceber e acreditar, pode ser alcançada”.

Na concepção de Hill, o que é motivação também passa pelo comprometimento com as pessoas a sua volta. Isso já ficou claro no primeiro tópico, não é?

E, sem dúvida, a capacidade de render em equipe é uma das competências mais desejadas pelos recrutadores no mercado de trabalho na atualidade.

Em uma equipe ética e harmoniosa, os colegas não apenas remam “todos para o mesmo lado”, como também ajudam a levantar confiança uns dos outros em momentos de contestação.

Afinal, qualquer líder competente sabe que não existe “eu” em uma equipe, não é? Todo mundo ganha ou perde unido, o resultado precisa ser compartilhado e não curtido por apenas uma pessoa.

3 – Estratégias

Da mesma forma que você precisa ter um plano de negócios para ser bem sucedido profissionalmente, é indispensável ter algumas estratégias para seguir motivado dia após dia. Já que o humor de qualquer pessoa oscila eventualmente.

Em sua entrevista de apresentação ao assumir o Palmeiras, o treinador português Abel Ferreira declarou que tem uma regra para manter a concentração de sua equipe: “a regra das 24 horas”. 

São 24 horas para comemorar uma vitória e 24 horas para lamentar uma derrota, no dia seguinte, os planos são reajustados e o trabalho precisa seguir.

O que é motivação

O técnico de futebol acredita que essa é uma maneira de assimilar qualquer tipo de resultado e impedir que a sua equipe se abale demais por qualquer tipo de resultado: positivo ou negativo.

É uma perspectiva interessante, projetando que todos os negócios enfrentam períodos de crescimento e instabilidade mais cedo ou mais. Mas, essa é apenas uma maneira de se preparar para lidar com os imprevistos ao longo do caminho.

Nada independe que você monte a sua própria estratégia, sobretudo, em um ano tão atípico e desafiador quanto 2020!

4 – Inteligência emocional

O que é motivação sem inteligência emocional? Basicamente, esse tipo de inteligência serve para dosar as próprias sensacionais e utilizá-las a seu favor, além de entender os outros a fim de estabelecer relacionamentos sadios e fazer escolhas conscientes no dia a dia.

Afinal, o cotidiano é recheado de obstáculos, preocupações e afazeres com família, amigos, trabalhos, saúde e resoluções a serem tomadas. A realidade atual é altamente desgastante, sobretudo, para aqueles que não tem equilíbrio de suas emoções.

Isso se sucede porque as emoções estão presentes em cada ação tomada e todo mundo lida com consequências delas.

Segundo a Isma-BR, representante nacional da International Stress Management Association, nove a cada 10 brasileiros apresentam sinais de exaustão, ansiedade ou depressão em algum período da vida.

Por tudo isso, a busca por uma inteligência emocional é cada vez mais imprescindível na atualidade. Uma vida equilibrada tende a ter muito mais qualidade de vida. Pense nisso!

5 – Pequenas vitórias

Definir objetivos de curto, médio e longo prazo são práticas corriqueiras no mundo dos negócios e até ajudam a alcançar metas pessoais. Só que o segredo da motivação pode estar em compreender que as grandes vitórias não ocorrem do dia para a outra.

Por exemplo, você não vai sair com o título de um campeonato ao vencer a partida de estreia. É preciso passar por todas as fases da competição, não é? Só que a gente tem o hábito de se concentrar demais nos objetivos finais no lugar das pequenas ações que podem conduzir até lá.

O que é motivação

Por isso, é de vital importância alcançar, reconhecer e festar as pequenas vitórias do dia a dia. O problema de evitar isso é que a gente acaba reduzindo a motivação, ou seja, o principal combustível para a jornada até o topo.

Já que a frustração normalmente ocorre porque não se sabe quão longe se está da realização dos sonhos. Às vezes, as pessoas não tem dimensão do quanto progrediram e desistem pela falta de energia e entusiasmo de seguir adiante.

Portanto, é essencial comemorar cada pequena vitória no decorrer de sua jornada. Abraçar esse tipo de postura auxilia na liberação das recompensas mentais que concedem a boa sensação de orgulho, bem estar e alegria.

E, sem dúvida, esses sentimentos motivam qualquer um a fazer um pouco mais e querer chegar mais longe visando a sua próxima vitória.

Descubra como elaborar metas E se planejar de forma assertiva com o [E-book Gestão de Tempo] clique no banner abaixo e faça o download gratuitamente:

CTA - E-Book Gestão de tempo