Quando devemos tomar decisões arriscadas

Ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2016, e indicado em outras quatro categorias, o filme norte-americano “A Grande Aposta” mostra a história de um grupo de empresários que percebeu os sinais da crise econômica global de 2008.

Em vez do comportamento conservador, que seria natural nesse momento, eles preferiram arriscar e investiram contra o mercado imobiliário, que era tido, até então, como o mais sólido da economia americana. Na trama, eles são vistos como malucos, mas, no fim, colhem o resultado de terem feito a aposta arriscada. É curioso que a história tenha chegado às telas do cinema justamente no momento em que nós, brasileiros, vivemos uma das maiores crises da história do país.

Nem o colapso global de 2008, evidenciado no filme, nos atingiu tão em cheio. O que o enredo pode nos ensinar, portanto, é que mesmo nas piores crises, há oportunidades e quem souber aproveitá-las sairá do sufoco antes de todos.

Você conhece o cenário do seu negócio?

Não é preciso ser um investidor do mercado financeiro para antever novas oportunidades em cenários desfavoráveis e ganhar com isso. Para o pequeno empreendedor, ou mesmo quem quer seguir carreira em empresas, pode haver calmaria após um mar turbulento.

Mas é preciso continuar se preparando para que, no cenário  pós-crise, você seja aquele que não parou no tempo.

Tem uma expressão em Eclesiastes que diz que há tempo para todas as coisas, incluindo tempo de chorar e tempo de sorrir. Essa é a nossa vida!

Vivemos de fases. Independente do cenário econômico ou político, todos estamos sujeitos a passarmos por momentos bons e situações desafiadoras. Entender essa relatividade do tempo e enxergar a dor como um aprendizado faz grande diferença para que alcancemos nossos objetivos.

“Enquanto uns choram, outros vendem lenços.

Portanto, mesmo em um cenário de recessão, o país não parou. E nem pode parar!

Há mais de 200 milhões de pessoas neste país. Todas com sonhos e projetos para o futuro. E é a ação de cada uma que vai refletir no futuro. Se você fizer o que todos fazem, será só mais um. Se você quiser se destacar, extrapole o senso comum. E então, qual será sua grande aposta?

Tathiane Deândhela é CEO do Instituto Deândhela, empresa goiana especializada em produtividade e alta performance. É especialista em atendimento pelo Instituto Disney (EUA), em Negociação pela Universidade de Harvard e em Gestão do Tempo, tema de seu livro “Faça o Tempo Trabalhar para Você”.