Em um momento de crise econômica e aumento na taxa de desemprego no país, seria de se supor que uma remuneração satisfatória ou a necessidade de trabalham estivessem no topo dos fatores para o brasileiro aceitar uma proposta de trabalho. Mas, a possibilidade de crescer profissionalmente foi apontada como principal fator na pesquisa FIA Employee Experience.

O estudo, promovido pela Fundação Instituto de Administração, revelou que a população está realmente pensando a médio e longo prazo. Por isso, a chance de crescer profissionalmente foi escolhida por 37% dos participantes do levantamento.

O salário e os benefícios do local de trabalho apareceram na segunda colocação, com 20% cada. E a obrigação de trabalhar contabilizou 17%. O estudo, que oportunizava escolher mais de uma alternativa, falou com mais de 150 mil brasileiros que atuam em mais de 300 companhias, nos meses de agosto e setembro.

Crescer profissionalmente

O levantamento serve de embasamento para o Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, entregue pelo Portal UOL e a FIA. Curiosamente, a oportunidade de avançar na carreira foi a alternativa predileta de profissionais de praticamente todos os campos de atuação.

Além disso, a perspectiva de crescer profissionalmente também é o principal argumento para fazer com que o funcionário permaneça no atual local. A alternativa foi apontada, com 38%. Todavia, essa possibilidade é ainda mais importante para os profissionais das áreas de comércio (47%), consultoria (46%) e serviços financeiros (44%).

No entanto, a pesquisa também trouxe uma informação importante. O trabalhador nacional pode até aceitar um trabalho priorizando o salário oferecido, só que ele somente faz questão de continuar no mesmo lugar se está se sentindo realizado com o que está fazendo. Porque o contentamento com a atuação contou com 33% dos votos, bem acima do salário, com 26%.

Pequenas mudanças podem nos fazer crescer profissionalmente?

Hoje em dia, pequenas mudanças no estilo podem ser capazes de alavancar os resultados de maneira surpreendentes. Provavelmente, você já ouviu falar ou já viu algum quadro em programa de TV com Max Geringher, não é?

Caso contrário, Geringher é um prestigiado escritor, administrador de empresas e autor de inúmeros livros sobre carreiras e gestão empresarial. Além disso, ele também já colaborou com algumas atrações na TV aberta e se tornou um rosto bastante conhecido entre o público brasileiro.

Pequenas mudanças podem nos fazer crescer profissionalmente?

Em todo caso, ele disse algo muito interessante. Muitas pessoas ficam esperando toda a vida para ter aquela ideia brilhante que renderá um milhão de dólares. Ás vezes, essas pessoas até morrem sem ter essa ideia transformada. Ou elas até conseguem chegar a um pensamento genial, mas jamais conseguem colocar em prática e alcançar o sucesso profissional desejado.

Mas, o que aconteceria se essa pessoa valorizasse a ideia de R$ 1 que tem todos os dias? Se a cada dia, esse indivíduo fizesse o seu melhor com aquela ideia de apenas R$ 1? A tendência é que esse sujeito teria acumulado muito mais dinheiro do que apenas um milhão de dólares.

O problema é justamente esse! Muita gente fica esperando tempo demais para ter grandes ideias, promover grandes transformações e não é bem assim na prática. De modo geral, todo mundo se torna capaz de crescer profissionalmente avançando pouco a pouco.

Passo a passo para o sucesso

Isso significa que não dá para pular as etapas nesse processo de ascensão profissional. É essencial montar, estruturar e executar um passo a passo para subir esses degraus gradativamente.

Caso contrário, o seu plano de dar certo vai fracassar em algum momento. Em algum ponto do caminho, você será impactado com resultados abaixo do esperado, erro nas suas estratégias e terá de dar um passo atrás. Isso porque você pode até saltar algumas fases, só que vai começar a sentir essa estagnação mais cedo ou mais tarde.

Passo a passo para o sucesso e crescer profissionalmente

Sendo assim, a única alternativa será retornar algumas casas para reavaliar tudo o que foi feito e readequar todo o seu planejamento. Normalmente, esse período de avaliação da trajetória serve para revelar que alguma etapa fundamental de amadurecimento profissional foi deixada para trás.

É compreensível que se tenha essa vontade de crescer profissionalmente o quanto antes, mas você somente se consolidará no seu segmento ao ascender de maneira consistente e sustentável. Afinal, não adianta nada chegar ao topo e não conseguir se manter, não é?

E, vale lembrar que os pequenos detalhes realmente fazem toda a diferença. Só que quando se está com essa pressa para alcançar o sucesso, a tendência é negligenciá-los.

Como citado anteriormente, esses detalhes farão a diferença a longo prazo e você terá de retornar para reconstruir as lacunas que achou que não seriam tão importantes. Por isso, tenha calma, se prepare e aprecie cada degrau conquistado!

Qual pequeno detalhe mudaria a sua jornada?

Agora que você chegou até aqui faça a seguinte reflexão. Pare e avalie honestamente: qual é o pequeno detalhe que se colocado em prática poderia provocar uma verdadeira transformação ou agregar valor real para a sua carreira?

Qual pequeno detalhe mudaria a sua jornada ?

De fato, essa é uma pergunta simples de se responder. Mas, tire um tempinho para pensar sobre isso e, quem sabe, não causar essa revolução e crescer profissionalmente como sempre desejou?

Confira mais dicas para você crescer profissionalmente com o [E-book] Planejamento Para Alcançar Objetivos:

Planejamento para Alcançar Objetivos