O Princípio de Pareto serve para compreender a relação entre ação e benefício, ou melhor, a regra 80/20 prioriza a ação que trará o melhor resultado.

A Princípio de Pareto gira em torno de dois caminhos: na ideia de fazer mais com menos e na importância de saber dizer “não”. De forma simples, é a clareza sobre o que é mais importante e, assim, focar nas ações que vão gerar mais resultados. Tudo isso empregando o menor esforço.

Segundo Richard Koch, autor do livro A Revolução 80/20:       

  • 20% dos consumidores representam 80% dos lucros em qualquer empresa
  • Menos de 20% das celebridades da mídia monopolizam mais de 80% dos holofotes
  • Mais de 80% dos livros vendidos são de 20% dos autores
  • Mais de 80% das descobertas científicas se resultam do trabalho de menos de 20% dos cientistas

A verdade é que o Princípio de Pareto é um divisor de águas na vida das pessoas que decidem atingir resultados exponenciais. Para isso, basta colocar em prática e se beneficiar da sua utilização!

Teoria ou prática?

Embora muitos empreendedores valorizem mais as práticas do que teorias, trago aqui um pouco da história como surgiu a regra 80/20.

O Princípio de Pareto, também conhecido como regra 80/20, afirma que, para muitos eventos, aproximadamente 80% dos efeitos vê de 20% das causas. 

O consultor Joseph Moses Juran sugeriu o princípio e nomeou em homenagem ao economista Vilfredo Pareto, que notou a conexão 80/20. Ele mostrou que 80% da terra da Itália pertencia a 20% da população. Pareto desenvolveu o princípio ao observar que, em seu jardim, 20% das vargens continham 80% das ervilhas.

Quem se beneficia do princípio de pareto

Tendo em vista os cenários de incerteza observados em diferentes momentos da história, é notável que existe necessidade de aceleração das coisas. Como por exemplo, esse momento que vivemos agora. Muitos empreendedores foram arremessados para o digital sem mesmo saber qual direção tomar.

No meio de tantas mudanças, é fundamental saber como funciona a matemática da produtividade. Essa percepção trará benefícios para a sua jornada empreendedora.

“Direção é mais importante que velocidade”

Aplicando a matemática da produtividade junto à regra 80/20 podemos compreender a seguinte situação: de nada adianta seguir desesperadamente, como um jato em alta velocidade, se quando chega no destino percebe que está na direção errada.

O Princípio de Pareto serve para todos que desejam catapultar resultados na vida pessoal e profissional. Todos os empreendedores que almejam reduzir o estresse e ter mais felicidade. 

Utilize as ferramentas certas

O Princípio de Pareto e Matriz de Eisenhower podem caminhar juntos quando o assunto é priorizar o que é mais importante e que traz resultados efetivos.

Enquanto a Matriz do tempo fala que o que é mais importante raramente é urgente, e o que é urgente, raramente é importante, a regra 80/20 diz que 20% dos seus esforços, representam 80% do que se resulta.

Seja um gestor da área comercial de uma grande empresa, um gerente financeiro, um líder ou CEO de uma grande empresa, o empresário ou empreendedor de uma pequeno e médio negócio podem se beneficiar com a regra 80/20.

Utilize as ferramentas certas

Pensamento estratégico

Mas, antes de seguirmos, é preciso fazer um alerta. Quando nos deparamos com situações de tomada de decisão, é natural haver um momento de resistência. 

E, por que isso acontece?

Segundo artigo publicado pela Forebrain, do ponto de vista biológico, o cérebro que temos hoje tem o funcionamento idêntico ao do Homo Sapiens de antigamente, nosso antepassado caçador-coletor. Como naquela época era muito mais difícil encontrar e manter alimentos, nosso cérebro desenvolveu uma característica que busca a todo tempo preservar sua energia.

Por isso te convido a conhecer o que é pensamento estratégico e qual a relação dele com Princípio de Pareto.

Define-se como pensamento estratégico uma abordagem que olha para o momento atual pensando no momento futuro. Ou melhor, pensamento estratégico é a capacidade de antecipar o efeito de suas ações, por meio de uma visão de futuro e de longo prazo e orientada para a executar objetivos.

Não temos como aprender pensamento estratégico apenas na teoria ou através de manual. Isso porque a sua base está na execução. É como jogar bola, surfar ou até mesmo uma caminhada. 

Pensamento estratégico não é a mesma coisa que “planejamento estratégico”. O primeiro é uma capacidade intelectual que se desenvolve. O segundo, a aplicação dessa habilidade em um aspecto ou situação particular.

O pensamento estratégico é uma habilidade que facilita a realização de metas, por isso pode ser aplicado em diferentes áreas da nossa vida. O pensamento estratégico ajuda a pensar de forma mais organizada e focada na execução 

Pensamento estratégico

4 pilares fundamentais para saber se está pensamento estrategicamente:  

  • Ter clareza do objetivo
  • Definir em qual estágio o negócio se encontra no momento atual        
  • Ter clareza do objetivo
  • Definir em qual estágio o negócio se encontra no momento atual        

Imagine você, empreendedor, que diariamente toma diversas decisões. Como você faria para estruturar a campanha de vendas da Black Friday?

Quais os preços que deve aplicar no seu site? Quantos vendedores terão que atuar no período? Quais os produtos deve promover para ter os melhores resultados? Quanto deve aplicar de desconto nos produtos em promoção?

Não é uma tarefa fácil… Mas, tem solução!

Sabemos que a regra 80/20 se aplica à relação causa e efeito. Tendo isso como ponto de partida, vamos assumir que essa lei se aplica a maioria das coisas. Ou seja: 80% dos resultados da Black Friday, por exemplo serão provenientes de 20% dos vendedores.

Então, na hora que for escolher a equipe de vendas que ficará de plantão durante o período, é prudente escolher os vendedores que trouxeram melhores resultados no ano anterior.

Entretanto, tem algo que ainda não sabe sobre essa regra que eu irei compartilhar com você.

O que fazer com aqueles 80%? 

Muitas vezes esses 80% são colocados de lado. Porém, eles são muito importantes para a gestão do seu negócio e melhoria da produtividade!

Para que possa entender melhor o que tem por trás desta pergunta, “Quais os produtos devo promover que terão mais resultados?” Caberão diversas análises. 

Mas, a princípio, vamos levar em consideração os 20% dos produtos que trouxeram 80% dos resultados na campanha anterior.

O que fazer com aqueles 80%?

No entanto, você já se perguntou o porquê esses produtos não venderam bem, ou o por que não atingiu-se a meta?

Em uma loja de colchão de 70 m² expomos, em média 10 a 12 produtos, sendo conjuntos de 088 solteiro, e 138 casal e 158 queen size. Essa não é regra, pois depende de onde a loja está localizada, como é o arranjo físico, qual a promoção do momento entre outros fatores. Mas, imagine que o conjunto de casal, colchão de espuma D45 é produto que representa 80% do resultado da loja.

Por outro lado, temos alguns produtos que não estão girando. É nesta etapa que convido o empreendedor a pensar, avaliar, refletir e agir de maneira ágil. Ou melhor, utilizar o PDCA.

PDCA aplicado ao Princípio de Pareto

Planejar (PLAN), fazer (DO), controlar, (CHECK) e agir (ACTION), é um ciclo contínuo e uma arma poderosa nas mãos do empresário que almeja resultados extraordinários.

O PDCA é um método de gestão que corresponde às ações necessárias para garantir a solução do problema.

Após perceber que alguns produtos do seu mix não vendem, o empresário avalia quais podem ser as causas para isso e toma uma decisão. Isso o ajudará a perceber falhas no processo e, consequentemente, aumentará seu faturamento. É aqui que entra o princípio de pareto: nos 80%, geralmente ignorados, podem ser encontrados verdadeiras joias raras! Isso fará a diferença no resultado do negócio.

Contudo, é necessário ser efetivo em suas ações.

A efetividade representa a capacidade de a empresa coordenar constantemente, no tempo, esforços e energias, tendo em vista o alcance dos objetivos. Para que isso ocorra o empresário deve ser efetivo, eficiente e eficaz. O segredo para isso reside justamente na nova produtividade.

O segredo para fazer mais com menos

A nova produtividade é uma metodologia desenvolvida por Tathiane Deândhela, que alia as cinco áreas nas quais devemos focar para conseguir nossos objetivos: priorização, personalização, proteção mental, performance e paciência.

1. Priorização: o foco aqui é priorizar tarefas para ser mais produtivo. O objetivo de desse primeiro P é verificar o que verdadeiramente é mais importante, ou melhor o que se pode delegar ou eliminar. A Matriz de Eisenhower, também te ajudará a priorizar tarefas, além disso, separa o que é urgente do que é importante.

2. Personalização: Não adianta ter um repertório recheado de ferramentas de produtividade se não sabemos como funcionamos ou qual melhor se adequa ao nosso perfil.

3. Proteção mental: não deixe que os ruídos do dia-a-dia atrapalhem a sua jornada. Quando pavimentar a sua estrada em direção ao sucesso você receberá inúmeras ofertas de como obter realização imediata ou até mesmo diversas tipos de ferramentas e caminhos milagroso. Blinde sua mente e foque no seu principal objetivo, eliminando inclusive as vozes críticas que nascem da sua própria cabeça.

4. Performance: um profissional de alta performance é aquele que entrega a mais do esperado. A ideia é que trabalhe menos e alcance resultados extraordinários, mas para isso é necessário ser estratégico e consistente.

5. Paciência: como já mencionei antes, direção é mais importante do que velocidade. Tathiane Deândhela cita em seu Best Seller, Faça o tempo enriquecer você, uma frase de Usain Bolt: “Eu treinei 4 anos para correr 9 segundos. Tem gente que não vê resultado em dois meses e desiste.”

O Princípio de Pareto é muito funcional e pode ser aplicado em diversas área e momentos da nossa vida pessoal ou em nosso negócio. Como isso, a regra 80/20 não apenas um caráter teórico: ele pode ser aplicada em sua jornada visando ampliar sua produtividade e melhorar aspectos dos seus negócios e sua vida pessoal.

A regra 80/20 irá te ajudar a organizar melhor seu tempo, a focar no que te traz mais resultados e entender o que, de fato é mais importante.

No entanto, alguns empreendedores têm dificuldades para tomar decisões de forma assertiva.

Por esse motivo, te convido a conhecer o Produtividade Gold, um treinamento completo com foco em desenvolver todos os aspectos necessários para alcançar a Alta Performance e gerar resultados extraordinários. Além disso, você terá acesso a ferramentas práticas que o ajudarão a desenvolver competências necessárias para atingir seus objetivos focando no que é mais importante.