O que significa procrastinação?

O que significa Procrastinação? Essa palavrinha tão complicada é um comportamento mais frequente em nossas vidas do que imaginamos.

Christian Barbosa é um dos grandes especialistas em gestão do tempo no Brasil. Ele realizou uma pesquisa na qual 99% das pessoas entrevistas confessaram procrastinar e, segundo ele, 1% são mentirosos natos. Isso porque todos nós procrastinamos em algum momento de nossas vidas.

Procrastinar (do latim procrastinatus) na língua portuguesa significa adiar ou deixar para depois o que poderia ou deveria ser feito agora. Pra cada pessoa existem procrastinação diferentes.

Alguns exemplos de Procrastinação

  • Quando o relógio desperta pela manhã, ao colocarmos mais 10…25 ou 30 minutos a mais de soneca, já estamos procrastinando.
  • Quando estamos de frente para o computador e dá aquela vontade de ir ao banheiro, mas seguramos um pouco até terminarmos a atividade, significa que estamos procrastinando mais uma vez. Isso inclusive poder impedir  o funcionamento normal do corpo.
O que significa procrastinação
  • Sabe aquele aluno que tem a monografia para fazer e apesar de ser alertado pelos professores para trabalhar nela um ano antes, deixa para fazer nos últimos seis meses e depois vem a sensação de culpa e o desespero pelo medo de não concluir o trabalho em tempo hábil colocando em risco sua própria formatura? Talvez isso já tenha acontecido com você ou com seu filho… Esse tipo engloba projetos grandes e que acabamos adianto por achar chato, ou muito cansativo e que será melhor fazer depois.
  • Outro exemplo é daquele vendedor que começa o mês bem tranquilo, mas quando chega dia 15 do mês percebe que não fazia nada para vender mais e bater sua meta por  que estava desperdiçando muito tempo e agora precisa fazer o trabalho de um mês nos últimos 15 dias deixando-o tenso, nervoso? Com certeza nos dois casos o resultado fica muito comprometido, fora o desgaste emocional e físico que é gerado.

A grande questão é que procrastinar pode nos prejudicar em coisas muito importantes.

A procrastinação na vida da mulher

No caso da mulher, por exemplo, fazer exames de rotina e prevenção pode ser decisivo para garantir sua longevidade, porém muitas vezes outras coisas são priorizadas e ela acaba procrastinando algo tão essencial.

O câncer de mama como já abordamos aqui, quando descoberto em tempo, pode ser totalmente revertido, ao passo que quando procrastinado por ser uma doença silenciosa provocará consequências irreversíveis.

E muitas vezes, um tipo de procrastinação é de pequenas coisas do dia a dia que no final geram um desgaste significativo.

Como, por exemplo, aquela lâmpada queimada que todos os dias olhamos para ela e pensamos que precisamos trocar, mas a falta de prioridade e o mau hábito de deixar para depois nos faz entrar em um circulo vicioso capaz de nos cegar para várias pendências do lar.

Ou quando ficamos de mandar parabéns no aniversário de uma pessoa e no fim acabamos esquecendo.

É importante avaliar que geralmente procrastinamos coisas mais complexas ou ligadas à nossa obrigação. Quando se trata de atividades que nos dão prazer colocamos como prioridade de forma inconsciente.

Isso porque o ser humano tem tendência de trocar resultados a longo prazo por prazeres imediatos. Mas àqueles que conseguem ser disciplinados e ter visão de longo prazo conquistam mais resultados e são as pessoas de sucesso.

Mulheres precisam ter um cuidado especial para não procrastinar suas coisas em prol da família. Afinal, o equilíbrio nesse quesito é fundamental para a construção de harmonia familiar e sustentabilidade das ações.

Como eliminar a procrastinação?

Portanto, para eliminar a procrastinação da sua vida e conquistar resultados mais efetivos é necessário que você poder de deixar o que é importante na sua vida para outro dia.

Saiba diferenciar o que é circunstancial, de modo que consiga priorizar algumas atividades e se lembrar de deixar a “cereja do bolo” por último. Dever primeiro, depois desfrutar de atividades prazerosas, afinal, para essas sempre arrumaremos tempo.

Essa nova postura servirá de exemplo para toda a família e a mulher, como um pilar do lar, poderá garantir o equilíbrio e produtividade de todos.

Para tornar esse novo comportamento um hábito, convide sua família para um desafio com gincana e placar, de modo que um incentive o outro. Assim, a procrastinação deixará de ser um comportamento considerado normal.

No vídeo abaixo trouxe o Rafael Kraisch, especialista em hipnoterapia, para falarmos sobre procrastinação. Qual a razão de mesmo nos importarmos e nos incomodarmos continuamos procrastinando?

Veja a incrível explicação em que demonstra que somos sabotados por nós mesmos sem notarmos e isso nos leva a um estado de procrastinação.

CTA Palestrante Memorável
CTA Palestrante Memorável