Se você tivesse a certeza que viveria 100 anos, o que escolheria fazer durante sua jornada? E se soubesse que tem apenas mais um dia de vida, como seria? Com certeza esses dois casos extremos geram iniciativas e sentimentos diferentes. No primeiro exemplo, seria necessária uma vigilância para não se permitir desperdiçar tanto tempo e, portanto, deixar de aproveitar. O mais curioso é que quanto mais tempo sabemos que temos, mas a tendência de não o vivermos. Já no segundo caso, seríamos acometidos pelo sentimento de tristeza e medo, já que ninguém quer morrer. Entretanto, o tempo passaria a ser mais valorizado e vivido com maestria.

Os que têm muito tempo morrem em vida ao não aproveitá-lo bem. Os que têm pouco morrem cedo, aproveitando quase nada. Os pobres em quantidade de tempo morrem e os ricos não vivem. No final, todos morrem, portanto, tendo muito ou pouco tempo, cabe a nós escolhermos como queremos desfrutar.

E se você tivesse que lutar todos os dias, bravamente, para sobreviver e ganhar mais 24h? A nossa vida é assim, uma luta diária. Mas não necessariamente nos atentamos para o fato de que cada escolha nossa poderá ser decisiva e nos garantir anos, meses, dias ou, quem sabe, minutos, segundos de nossa existência. Não temos tão claro qual é o preço do nosso amanhã.

O filme “O preço do amanhã” gera uma série de insights e reflexões como esses que abordamos acima sobre o valor do tempo nas nossas vidas, digno de ser comentado nesse texto. No filme, o tempo passou a ser a maior de todas as moedas. Portanto, todas as compras e conquistas só são adquiridas pelo tempo. Os personagens deviam ganhar ou gastar. Por exemplo: comprar uma porção de comida com um dia de vida ou uma hospedagem em um hotel oferecendo um mês da sua vida. Tudo isso determinava o quanto cada pessoa iria viver. Os que conseguissem gerir melhor seus recursos, que no caso girava em torno do tempo, poderiam viver um século. Tudo começava aos 25 anos, onde todos só tinham mais um ano de vida, a não ser que conseguissem, por meio do trabalho, conquistar mais e fazer crescer seu patrimônio.

A grande questão é que o tempo é um recurso escasso em nossas vidas e merece nosso respeito e consideração. Ele é tão valioso quanto o dinheiro ou quem sabe até mais, uma vez que o dinheiro perdido pode ser recuperado com muito trabalho. Porém, tempo perdido não volta jamais. Você pode escolher fazer diferente hoje e tentar de alguma maneira compensar o passado mal vivido, mas o que passou já era.

Após termos a total consciência do valor que o tempo tem em nossas vidas, o próximo passo é saber aproveitá-lo. Já adianto que para vivê-lo genuinamente é necessário ter propósito e, portanto, saber aonde queremos chegar. Não adianta olhar no relógio de minuto em minuto e lamentarmos sobre o quanto o tempo está voando. Infelizmente, esta atitude é mais recorrente do que imaginamos. Mas quanto mais olhamos para o relógio, menos foco damos ao que poderemos fazer e acabamos por morrer sem nada fazer.

Segundo a PNL (Programação Neurolinguística), tudo aquilo que focamos aumenta e se expande de tal forma, que só conseguimos enxergar aquilo que escolhemos focar. Portanto, se eu foco no que eu posso controlar ou no futuro que almejo construir para mim, conseguirei ter muito êxito nesse sentido. Entretanto, se foco no problema ou em quanto o tempo está passando rápido, tudo que terei é tempo dedicado à lamentação sem nenhum resultado mais efetivo.

Quantos empecilhos ou barreiras surgem em nosso dia a dia com o objetivo de nos distrair ou confundir nosso foco? Mas tudo o que precisamos fazer é ter nosso objetivo claro e com atitude fazer acontecer! Cada dia, cada escolha pode ser crucial para nosso sucesso.

* Tathiane Deândhela é Mestre em liderança pela Universidade de Atlanta, Especialista em Gestão do Tempo, Master Coach Trainer, Consultora de carreira e Executiva Multidisciplinar. Possui curso de Negociação pela Universidade de Harvard. CEO do Instituto Deândhela. Também é diretora de Novos Negócios da AJE Goiás (Associação de Jovens Empresários). Site: www.institutodeandhela.com.br